Novidades

Teste Copel → Primeiro Velocímetro Patenteado

Em 1888 o primeiro velocímetro foi criado por Croatian Josip mas só foi patenteado em 1802, por Otto Schulze. Essa ferramenta havia sido inicialmente criada para medir a velocidade momentânea de carros, mas com o passar do tempo ela foi adaptada para outras funções e adotada em outros meios.

Atualmente, sua função ainda possui a mesma síntese, medir a velocidade instantânea de algo, a diferença esta na maior abrangência de áreas. Dentre estas áreas, está uma muito utilizada mundialmente: a internet.

A internet é um sistema mundial que conecta os computadores por uma rede e serve para compartilhar diversos tipos de informação e conteúdo. Um dos velocímetros mais famosos de nosso país é o do teste COPEL.

  • Teste Copel: Velocímetro para medir a velocidade da internet.
  • História da Copel: Empresa criada no ano de 1954.
  • Linha do Tempo: Mostra toda a história da empresa que a ajudou a crescer.
  • Realizar Teste: Só basta entrar em seu site para poder fazer o seu teste.

O Brasil é um lugar onde um grande número de pessoas está conectado a web, porém uma grande parcela deste grupo está insatisfeita com o desempenho da conexão devido ao teste de velocidade.

As operadoras de banda larga são constantemente criticadas pelos truques na hora de oferecerem produtos, além de muitas vezes interromperem o acesso à rede em momentos inoportunos ou não prestarem um bom atendimento ao cliente que já está se sentindo lesado.

Saiba mais sobre o teste COPEL, como usar o teste de velocidade da sua internet com este velocímetro e aprenda algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar sua internet.

A História da Copel

Criada no dia vinte e seis de outubro de 1954 a Copel (Companhia Paranaense de Energia) é considerada a maior empresa do Estado do Paraná.

Com o poder acionário sobre sua localização, suas ações foram disponibilizadas no mercado de capital em 1994 e em 1997 se tornou a primeira empresa que operava no nicho de energia presente na famosa Bolsa de Nova Iorque.

Com sua entrada na Latibex (a cooperativa da Bolsa de Valores de Madri), seu nome entrou para a Comunidade Econômica Europeia, no ano de 2002.

Depois do mês de maio, no ano de 2008, suas fichas acionárias passaram a compor legalmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros.

A Copel atende, atualmente uma média de quatro milhões e quatrocentos mil clientes, distribuídos em 395 municípios e 1.113 localidades do Paraná.

No total, são três milhões e meio de residências, noventa mil negócios, trezentos e setenta mil comércios e trezentos e sessenta e nove mil cabimentos roceiros. A empresa conta com aproximadamente nove mil funcionários.

Sua Estrutura

A estrutura da companhia paranaense é constituída basicamente por:

  • Um parque gerador privado, que contém vinte usinas, sendo dezoito delas hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica. A capacidade total destes estabelecimentos é de aproximadamente 4.700 MW e corresponde basicamente a sete por cento da totalidade de energia gasta no país.

  • Um sistema de condução que possui aproximadamente dois mil e trezentos quilômetros de comprimento e trinta e três subestações.

  • Um sistema de repartição, com aproximadamente duzentos mil quilômetros de comprimento e trezentas e sessenta e duas subestações.

  • Um sistema de telecomunicações com nove mil e setecentos quilômetros de cabos OPGW, postos no elo inicial e no circulo urbano, totalizando dezoito mil quilômetros de fios, que suprem aproximadamente quarenta mil moradores em quatrocentas cidades do Paraná e quatro de Santa Catarina.

Atualmente as usinas, a condução e a repartição da empresa são os fornecedores de energia e outros serviços mais buscados. A mais de sessenta anos a Copel trabalha para levar conforto a seus clientes, buscando sempre inovar, dominar novas tecnologias e desenvolver seu espirito empreendedor.

Linha do Tempo

Conheça um pouco mais sobre a formação da empresa para entender sua imagem pública nos dias de hoje. Sua grande quantidade de clientes a considera confiável e estável, esclareça suas dúvidas.

1954: O Governo Estadual do Paraná criou a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), através do Decreto 14.947. O documento foi assinado no em outubro de mil novecentos e cinquenta e quatro por Bento Munhoz da Rocha Netto. Em 1979 a companhia foi rebatizada com o nome Companhia Paranaense de Energia. Sua base de integralização de capital era proveniente do Fundo Estadual de Eletrificação.

1956: A companhia passa a centralizar todas as suas fichas acionárias de planejamento, realização e uso de ferramentas de produção, envio, mudança, repartição e venda de energia elétrica e serviços de diversos órgãos. Foi-lhe incumbido então o dever de construir sistemas complexos de junção energética e de desenvolver empreendimentos hidrelétricos, explícitos no Plano de Eletrificação do Paraná.

1960: Durante os anos sessenta, o maior desafio da Copel foi estabelecer uma resolução definitiva para os problemas de abastecimento elétrico em grandes áreas.

1963: A Termelétrica de Figueira, que está localizada no Norte Pioneiro entrou em operação e ajudou no progresso do Plano Estadual de Eletrificação, ligando novas regiões à rede elétrica e beneficiando diversos clientes.

1967: A Usina de Salto Grande do Iguaçu foi inaugurada com o propósito de abastecer a região sul do estado do Paraná.

1970: A Usina Júlio de Mesquita Filho entrou em operação com o propósito de atender as regiões sudoeste e oeste do estado do Paraná.

1971: A Usina Governador Parigot de Souza entrou em operação. A mesma foi batizada em homenagem ao Governador Pedro Viriato Parigot de Souza mas era popularmente conhecida como Capivari – Cachoeira. Pedro Viriato chegou a ser presidente da Copel. A nova usina se tornou o maior centro elétrico subterrâneo da região sul do país e era considerada a principal geradora de matéria para a companhia. Sua infraestrutura ajudou no desenvolvimento do estado.

1980: A grande Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto foi inaugurada, em homenagem ao Governador Bento da Rocha Netto que chegou a liderar o estado. Anteriormente, a mesma era chamada de Foz da Areia. Suas ferramentas geradoras de potência eram consideradas as maiores do país. Com seu serviço, a Copel ganhou cerca de um bilhão a mais de kWh.

1990: A demanda de energia aumentou e com ela, o mercado de eletricidade que buscava atender as demandas do público também cresceu no estado. Novos projetos foram planejados como a construção da Usina de Segredo e a Usina Elétrica de Salto Caxias. Sua consolidação, vinda com as devidas autorizações se deu nos anos 90.

1992: A Usina Governador Ney Aminthas de Barros Braga entrou em operação. A mesma era anteriormente chamada de Usina de Segredo mas recebeu o novo nome como uma homenagem ao governador Ney Braga, que chegou a liderar o estado. Sua grande produção ajudou a sanar a dependência do Paraná. Foi a primeira unidade a emitir um Relatório de Impacto Ambiental no Brasil.

1999: A Hidrelétrica Governador José Richa entrou em operação no mês de fevereiro. Antigamente seu nome era Salto Caxias e o atual nome foi dado em homenagem ao Governador José Richa que chegou a liderar o Paraná. É uma das usinas mais importantes da empresa por sua grande capacidade de produção e também um grande impulso para o desenvolvimento tecnológico do estado.

 

2001: Foi inaugurada a primeira célula a combustível operante no hemisfério sul para suprir o CPD (Centro de Processamento de Dados) da Copel, em Curitiba.

2002: A privatização da Copel é cancelada e o Governo do Paraná realiza um pronunciamento oficial sobre a decisão.

2004: Foram celebrados os cinquenta anos da empresa. Além das festividades realizadas no estado, a Copel participou do evento “Opening Bell”, sendo homenageada até na Bolsa de Nova Iorque.

2005: A Usina Hidrelétrica de Santa Clara entrou em operação no rio Jordão.

2006: A Hidrelétrica de Fundão foi inaugurada no rio Jordão.

2008: Com a autorização da ONU, as usinas Santa Clara e Fundão, se tornam as primeiras empresas do ramo elétrico brasileiras que podem comercializar certificado de Créditos de Carbono. Enquanto isso, as obras do projeto Hidrelétrica de Mauá tiveram inicio, no rio Tibagi.

2011: A Copel lança a pedra fundamental da Usina Hidrelétrica Colinder.

2013: Sete parque eólicos são adquiridos no Rio Grande do Norte. As obras da Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso II são iniciadas.

Como Funciona o Teste Copel?

Todos os testes de velocidade funcionam mais ou menos da mesma maneira. O site da Copel que você vai utilizar envia um arquivo para você e calcula a velocidade que o mesmo leva do servidor deles até o seu computador.

A média deste tempo é chamada de média de download, que é a velocidade média que o seu computador conectado na sua banda larga tem para baixar arquivos. A segunda parte do teste é basicamente o caminho inverso.

O site da Copel no qual você está realizando o teste pega este mesmo arquivo que foi enviado antes e o manda de volta para o servidor. Eles calculam a velocidade em que o arquivo volta do seu computador e chega ao sistema deles.

O tempo médio desta operação é chamado de média de upload, que é a velocidade média com a qual o seu computado conectado na sua banda larga tem para enviar arquivos. Além destes dados, o site apresenta um gráfico de oscilação.

 
 

O mesmo mostra as oscilações que a sua internet teve enquanto o teste era realizado. É legal também levar em consideração os testes de velocidade da internet quando a mesma está conectada pelo cabo ou pela rede wi-fi. Na segunda opção, pode ser que exista uma pequena diferença e a sua conexão fique mais lenta.

O Teste é Confiável?

Sim, o teste Copel é considerado um dos testes mais confiáveis online. Muitas empresas, ao contrario da companhia paranaense, disponibilizam testes mentirosos para induzir os clientes a acreditarem que o serviço prestado é de qualidade e que o contrato está sendo cumprido quando o mesmo não está.

A grande maioria dos usuários online recomenda este teste para aqueles que querem usar os testes de velocidade da internet (a velocidade de download e a de upload).

Quanto Tempo Demora Para Realizar o Teste?

A realização do teste Copel não leva mais que alguns segundos. Na própria interface do programa o usuário pode acompanhar o progresso do processo.

Onde eu Posso Realizar o Teste Copel?

Caso você queria também comparar o teste ou checar sua confiança, faça a análise de velocidade em outros sites. Você consegue ver a diferença, já que alguns deles chegam a apresentar resultados absurdos ou incabíveis.

O Que eu Posso Fazer Para Melhorar Minha Conexão Com a Rede?

Dentre os vários males da modernidade está a pressa. Para aqueles que gostam das coisas velozes, uma internet lenta é praticamente tortura. Uma tarefa que levaria segundos, demora minutos e os usuários ficam cada vez mais impacientes, culpando a tudo e a todos. Se você e identifica com esta situação, confira algumas dicas para melhorar razoavelmente sua conexão.

  • Use aceleradores de navegação: aqueles que já possuem uma conexão efetiva mal notam os efeitos deste tipo de programa, mas quem sofre com a lentidão pode perceber uma grande melhora. A função deste tipo de ferramenta é detectar as possíveis mudanças no navegador e efetua-las melhorando assim a conexão.

  • Mude seu HD: desfragmentar esta peça do seu computador faz com que ela execute os programas mais rápido quando junta as suas peças de funcionamento. Consequentemente, a exigência do programa diminui e a internet melhora.

  • Esvazie seu cachê: o cachê é a ferramenta do seu computador que recebe todos os arquivos necessários para abrir uma determinada página da web. Ele armazena este conteúdo para quando você futuramente for entrar em algum site, ele não tenha que salvá-los de novo. Limpar estas coisas salvas pode melhorar a velocidade da sua internet.

  • Baixe aplicativos de múltiplos servidores: este tipo de programa altera a velocidade de limite do download e faz com que a sua velocidade não a atinja, melhorando a conexão.

Agora que você já sabe tudo sobre o teste da Copel ficou muito mais fácil medir o desempenho da sua internet em um site confiável. A empresa, presente há muitos anos no mercado de energia possui um grande reconhecimento popular por sua grande influencia no desenvolvimento do país e grande credibilidade quando se trata da prestação de serviços.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.214 votes, average: 5,00 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário