Pet

Shih Tzu → Um Cão Lindo e Muito Companheiro

A raça Shih tzu é um cão companheiro, que nasceu do cruzamento do Lhasa Apso e Pequinês, dando origem ao cachorro mais dócil e de fácil interação com humanos e outros animais.

O surgimento da raça não tem 100 anos de existência, mas já era muito popular entre a realeza, devido ao seu temperamento, calmo e afetuoso, os monarcas adoravam e assim como o seu genitor.

Era quase impossível conseguir um exemplar, custava mais que barras de ouro e pedras de diamantes, somente era possível conseguir um sendo presenteado por alguém.

Os cães Shih tzus possuem um misto de personalidades dos seus criadores, o que o torna perfeito para companhia e criação em apartamentos, sempre lembrando que é necessário manter cuidados para não alterar o temperamento.

O maior cuidado com a raça é com o pelo, principalmente se é um exemplar de exposição, o cuidado com limitação de território.

Para não embaraçar ou quebrar o pelo e prejudicar na apresentação.

São um dos cuidados que necessita, além de uma escovação demorada, para manter o pelo liso e bem desembaraçado.

Tambem é possível permitir mais liberdade para cães de uso doméstico com tosas, que permite o cão brincar e o melhor de tudo, dispensando horas de escovação no cão.

Essas e outras características da raça, poderá ver nesse artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre a raça Shih tzu.

História do Shih Tzu

A história do Shih-Tzu é mais recente se comparado a outros animais de sua linhagem, sua criação começou no século XVI com várias misturas, uma delas é o antigo tibetano Lhasa Apso com outras raças, como Pequinês e há quem suspeite que não tenha uma linhagem de Pug no meio de tudo isso.

O cão ganhou a realize chinesa um século depois de sua existência, então comprar e vender era impossível, um cão de companhia e calmo, adorado nos palácios reais.

Mas nos anos 30, isso mesmo a poucas décadas, o cão ganhou outros continentes, através de militares que participaram da Segunda Guerra Mundial, assim como o Lhasa Apso, tinham um valor inestimável, então a única forma de ter uma era por meio de gratidão, ou seja, ganhando de alguém, assim aconteceu.

O Shih-Tzu conseguiu ganhar o mundo, graças ao bom grado do imperador da China, a raça Shih-Tzu teria detalhes de sua existência, mas também ficou um pouco perdida no passado, mas o que se sabe é que é um cão de companhia e que faz parte do grupo não esportivo.

Por ser um cão de companhia, algumas características fazem desse cão o preferido por todos, uma deles é que está sempre animado e feliz além de possuir uma resistência herdada pelo seu genitor, o Lhasa Apso, também herdado do seu outro criador, o Pequinês, possui delicadeza amoroso e paciente.

Característica da Raça

É um cão de pequeno porte, um tanto parrudo alongado, mesmo sendo longo não é grande, sua cabeça é arredondada e larga, seu focinho lembra um Pug, curto com nariz bem largo, além do seu rosto ser um pouco quadrado.

Os olhos são bem grandes, arregalados acompanham o movimento do dono por onde quer que passe e os pelos não atrapalham a sua visão, a cor dos olhos são castanhos escuro ou preto.

Apesar do tamanho, suas pernocas são musculosas, não é um animal de corrida, mas pula e faz pequenas corridas para alcançar o dono, em brincadeiras também usa a força da sua perna.

Sua calda é bem peluda, ficando sobre a anca do cachorro, que por sinal também tem bastante pelo, falando nisso os pelos do Shih-Tzu é bem intenso, quando digo isso é que o cão, tem duas camadas de pelo, uma que protege sua pele e o outro que dá cumprimento a forma que você conhece.

Apesar de não atrapalhar a visão do cão, os pelos caídos sobre os olhos podem levar areia e outros materiais que podem ser prejudiciais a visão, então prenda ou faça uma tosa na franja, evitando problemas oculares no futuro.

Temperamento

Por ser um cão de companhia, algumas características são essenciais para que faça parte do convívio com humanos, o temperamento da raça é dócil de fácil interação com pessoas e outros animais.

O cão também quando estimulado a adestramento se mostra bem interessado e com fácil aprendizado, porém é necessária paciência, pois o cão perde a atenção com brincadeiras e outros objetos da casa, então mantenha a atenção dele em você quando estiver ensinando algo.

Outra característica do seu temperamento é ciúmes, quando deixado de lado para interagir com outras pessoas, não será agressivo, mas irá pular em você, se achegará e pedirá carinho, ou outra interação que você tenha criado com ele.

Herdou também a característica de alerta e coragem, não é um cão de muitos latidos, pelo menos a maioria dos exemplares, mas irá chamar a sua atenção quando chegar alguém.

Falando um pouco a atenção do cão, ele possui muita energia, por isso para cria-lo com bom convívio social e sem que haja variações no temperamento, é necessário controle e liderança, para que obedeça e sigas algumas regras, como onde fazer as necessidades.

Além disso, pessoas que não tem pulso firme com a raça, pode ter problemas com o temperamento, levando a um cachorro ansioso, irritado e agressivo e até morder, o que não é do feitio da raça, essas pessoas são aquelas que tratam o cão como um neném, ao invés do cão ser liderado, Shih-Tzu lidera o dono.

Esse tipo de criação, prejudica e muito o temperamento do cão, fugindo completamente das descrições apresentadas por criadores e especialista e podem até ser perigosos quando próximo de crianças, pois sabemos que os pequenos também precisam de atenção e competir com Shih-Tzu pode ser um problema.

O Shih-Tzu não é um cão de latir muito, mas trata-lo como de forma errada, pode fazer com que o cão, estabeleça as regras latindo até que você atenda o seu pedido, virando uma rotina.

#dica: Caminhar com o seu cão ajuda usar a energia acumulada e também ajuda a acalmar o temperamento, assim pode aceitar melhor o adestramento e imposição de regras, assim poderá trocar os papeis quando invertido.

O controle do temperamento para essa raça é atividade física, você pode usar isso em breves passeios a rua para fazer as necessidades por exemplo, ele gosta muito de grama e correr em quintais e atividades ao ar livre, a raça quando não faz atividade também desenvolve problemas no comportamento.

O seu temperamento favorece pessoas que moram em apartamentos, podendo viver tranquilamente, apesar de terem muita energia, geralmente brincam dentro de casa, extravasando a energia acumulada no dia a dia.

#dica: O Shih-Tzu é um cão de muito pelo então não passei com ele em altas temperaturas, é sugerido que passei com ele no período da manhã ou mais tarde, quando o sol é mais fraco, o sol forte e altas temperaturas pode sufocar o cão que tem o trato respiratório curto e queimar sua pele além das patas

Shih Tzu Filhote

Os Puppies de Shih Tzu são uma gracinha, mas precisam de pulso firme desde cedo para que não tenham problemas de temperamento mais tarde.

Os puppies da raça, necessitam de atenção e cuidados com a saúde, desde pequenos, como vermifugamento e vacina contra raiva, conforme sugerido pelo veterinário.

Os filhotes são bem ativos com muita energia, use brinquedos desde pequenos para evitar que coma ou roa os moveis da sua casa, faça atividades dentro de casa mesmo, brincadeiras que use toda essa energia.

Assim ficará mais fácil de adestra-lo na passagem de jovem para adulto, lhe conferindo um convívio muito melhor.

Fêmea

A fêmea assim como todos os outros cães é bem menor que o macho e requer mais atenção, pois demonstra mais afetuosidade com os donos ou estranhos.

Mas não a livra de seguir a regra da casa, no mais os temperamentos tanto de macho quanto fêmea são parecidos, a única questão que sobrea é a demarcação de território, como sabemos o macho levanta a patinha para fazer xixi na parede.

Para evitar isso, você pode castrar após os 6 meses ou você pode adestrar ele, usando aqueles tapetes higiênicos, isso irá reduzir muito problemas com o xixi.

Mini

Dentro da raça há uma extenção de Shih Tzu que não é recomendada por especialistas, isso porque ainda não há estudos sobre o que acontece quando é desenvolvido uma raça menor, podendo gerar problemas de saúde, como fragilidade óssea, problemas cardíacos e respiratórios.

Além de fazer o cão sofrer no futuro com problemas degenerativo, ainda não é conhecido pelos cientistas desenvolvedores o limite do quão prejudicial é a miniaturização do Shih Tzu, então para poupar o emocional tanto um quanto do outro não faça aquisição de minis Shih Tzus.

Cores da Raça

Os Shih Tzus podem aparecer de várias cores, mudando de acordo como cresce, criadores e especialistas, afirmam que não é possível dizer qual será a padrão de cor definitivo, porque mudam muito, podendo clarear ou escurecer quando grandes.

Assim como o Lhasa, não é possível definir um padrão de cor quando, pois os genes de seus criadores fazem todo esse trabalho, o que se pode fazer é cruzar da mesma cor, isso aumenta as chances, mas ainda não é garantia.

Além de diversas cores de pelos, a raça também conta com cores de pele diferente que também pode ajudar a definir a cor dos pelos.

Se você quer ver a cor da pele do seu novo companheiro, você não precisa abrir os pelos do animal, você pode saber pela cor do nariz.

O contorno dos olhos, de outras partes como boca e nariz que tem cor de fígado, um misto de chocolate, fazem com que o cão tenha pele escura, tipo marrom, há outras variações como azulado, meio roxo berinjela e por fim preto.

Também é possível encontrar animais que possuem várias cores, o que é muito comum e bem aceito pela raça.

Preto

Devido a mistura de cores o tom totalmente preto é muito difícil de conseguir, mas não é impossível. O valor dele fica um pouco mais caro, quando a cor é uniforme, pois é bem difícil encontrar esse exemplar.

Marrom

A cores podem variar de um tom mais dourado ou mesmo creme, geralmente a parte do focinho e outras extremidades são escuras, como orelhas e patas, claro que não é regra.

Os marrons são bem comuns, talvez a terceira cor mais popular entre a raça.

Chocolate

A cor chocolate também é um tanto difícil obter, o que pode acontecer é misturas, como aparecer exemplares com branco e chocolate e outras variações.

Geralmente os contornos de boca, nariz e olhos são da cor marrom, isso ajuda também a determinar a cor dos pelos.

Branco

Assim como o preto solido, conseguir um Shih Tzu totalmente branco é raro, mas não impossível, além disso as cores sólidas são vistas em exposições o que encarece a linhagem.

O que é muito comum é encontrar o branco misturado com outras cores, como marrom, cinza, preto e dourado.

Preto e Branco

Essa cor é uma das mais populares da raça, os contornos dos olhos, boca e nariz são pretos, entre todos as cores, dependendo da linhagem essa seria a opção mais barata de conseguir um Shih Tzu, devido ao grande número.

Cuidados

Assim como tudo na vida, o cão também precisa de cuidados, não somente com a saúde, como destacamos em outros pontos do texto, mas custos para que se mantenha saudável por muito mais tempo.

O primeiro cuidado é que você deve ter é com a comida, os Shih Tzus possuem tendências a obesidade, então você pode dar a o cão, ração e legumes, como cenouras picadas, isso ajuda a equilibrar o apetite do cão.

Além disso cuidado com quantas vezes você coloca ração ao longo do dia é sugerido, que quando filhote, até 3 porções por dia, já na faze adulta até 2 intercalando com petiscos.

Os Shih Tzus necessitam de cuidados diários também, como escovação do pelo, isso ajuda a reduzir a quebra espalhando pelos pela casa, então use uma escova própria, com cerdas flexíveis.

Há exemplares que possuem grandes madeixas, é sugerido que faça um rabo de cabalo, um topete, trança ou algo do gênero, que segure o pelo e não fique nos olhos, você também pode optar por pela tosa higiênica, economiza tempo.

Outro cuidado importante que se deve ter com o Shih Tzu são os ouvidos e olhos, como sabemos os olhos são grandes e desprotegidos, podendo ser facilmente machucados, então deve ser limpo sempre, há produtos específicos que ajudam a manter a higiene.

Nos ouvidos cuidados principalmente no banho ao entrar água, como herdado do seu procriador, o Lhasa, esse sentido é bem aguçado.

A expectativa de vida dele é de aproximadamente 15 anos, a qualidade de vida do animal pode interferir nisso, podendo viver mais ou menos.

Os Shih Tzus carecem de atenção médica também para evitar problemas de saúde, então visite o veterinário pelo menos 2 vezes por ano, fazendo um check up.

Cuidados no lar também fazem parte da lisa, você irá precisar de um local para que ele durma, já que não dorme em ar livre, além desses brinquedos para interagir e não comer sua mobilha, a ração também é muito importante, ajuda no desenvolvimento e prevenção de doenças, então use preferencialmente tipo Premium, que possui uma melhor qualidade e controle dos nutrientes.

Tosa Bebe

Um dos cuidados com o seu companheiro é a tosa, há vários modelos de cortes, que podem ser usados, deixando mais fofos ou mesmo para efeito de higiene.

A primeira deles é o corte filhote, o pelo pode ficar de 4 a 7 centímetros de cumprimento, sugerido para cães pequenos, que ainda não estão acostumados com o pelo longo ou em épocas muito quente.

A tosa favorece e muito, para pessoas que não tem muito tempo de cuidar do pelo do seu pet, então a sugestão é tosar, a imagem acima do cão bem peludo, leva aproximadamente 3 horas de escovação e secador, com o pelo mais curto em 30 já está pronto.

Além disso a tosa poupa tempo, livrando o dono de escovar diariamente, no caso dos exemplares que possuem pelo longo, com o pelo mais curto, poderá escovar a cada dois dias.

Criadores que usam exemplares em exposição, usam tosa delicada para não prejudicar os pelos do filhote ou mesmo adulto, a tosa filhote permite ao cão melhor mobilidade, além disso o dono fica despreocupado com a hora de pentear.

A tosa bebe não é só usada em filhotes, mas também adultos, principalmente quando encerram carreiras de exposição, os criadores da raça quando aposentam seu pet, afirmam que ele fica mais feliz, pode brincar mais e não tem toda aquela restrição de antes, quando tinha pelos grandes, que não podiam ir na rua ou mesmo na grama, para não quebrar ou embaraçar os pelos.

Preço

O preço dos Shih Tzus pode variar de acordo com a linhagem e se for cor solida, há média de preço para um filhote começa em R$ 1.500,00 até R$ 2.500,00, pode ser mais caro dependendo de quem e onde é comprado.

O adulto já e mais caro, ainda mais quando é exemplar de exposição, podendo chegar até R$ 10 mil, dependendo dos títulos e linhagem.

A fêmea sempre e mais caro que o macho, pelo fator de procriação.

Venda

A várias formas de conseguir o seu novo companheiro, você pode comprar por vários meios, veja:

  • Petshop: é possível conseguir um exemplar em vários pontos comerciais espalhados por sua cidade, apenas deve ficar a tento a linhagem se você procura pedigree, além de checar a procedência do animal.
  • Canil: essa talves seja a melhor opção de compra, porque são vendidos por especialistas e criadores, vão dar toda a atenção e orientação necessária para criação do seu novo companheiro, além disso dará total certeza da procedência do animal, evitando problemas futuros.
  • Internet: é possível comprar pela internet, isso mesmo a rede permite a aquisição do animal, no entanto é necessário ficar atento a golpes e vendedores de mal gosto, preferencialmente opte por saber e ter referencias, há muitos canis que vendem pela internet, o que seria uma boa ideia.

OLX

Uma rede popular de compra e venda, você pode comprar também o seu exemplar pela plataforma, negociando diretamente com o criador, chegando todas as informações necessárias.

O interessante da fardamenta é que você pode filtrar a sua busca por um raio de quilômetros ou cidades, sem percorrer longas distâncias para encontrar o seu novo, companheiro.

Vale lembrar, que é necessário ficar atento as informações ligadas a saúde do pai e da mãe, para determinar as possibilidades de ser um cão saudável, além da cartela de vacinação.

Diferença Entre Shih Tzu Americano e um Europeu

Apesar de ser uma raça só há diferenças físicas de um cão desenvolvido por uma linhagem americana e outra europeia, mesmo tendo vindo da China, ganhando a Europa no período da Realeza, na Inglaterra, o cão sofreu pequenas mudanças com as mudanças climáticas e a forma de como foram criados.

Versão Americana

O peito do cão é mais alinhado as pernas, que também são maiores que a versão europeia, garantindo um maior cumprimento da raça.

Devido ao tamanho das penas, faz com que a parte do peito seja menor e a cabeça é meio arredondada e quadrada, além de ser mais alongado e mais fino.

Os olhos são menores, nada significativo, mas se comparado ao seu parente Europeu, os ombros também são mais inclinados para frente.

Versão Europeia

Aparentemente parecem estar dobradas suas pernas, mas é porque são mais curtas, devido a isso faz com que peito seja maior e mais pomposo

A sua cabeça é mais arredondada se comparado com o irmão americano, além disso o pescoço é mais curto, garantindo uma estrutura mais encorpada.

Os olhos são motivo de destaque, são bem grandes e a amostra e possui ombros inclinado para trás, diferente do seu amigo.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais com seus amigos que tem ou pensam em comprar um Shih tzu, se tiver dúvidas sobre a raça registre aqui!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.164 votes, average: 5,00 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário