Pet

Rottweiler → Uma Das Raças Mais Protetoras Que Existem

Na lista de cães mais antigos do mundo, o Rottweiler está presente, fazendo parte do topo da chamada, a raça também surgiu de cruzamentos selecionados de raças raras, como Mastins do Tibet e outras misturas que já foram extintas.

A mistura garantiu o tamanho e características impares na raça, no decorrer do texto vamos falar um pouco de sua história e surgimento, a história de seu nome é bem divertida somada a grandes emoções que levara até a quase extinção da raça.

O Rottweiller teve várias funções no decorrer da sua trajetória de quase 2 mil anos, atualmente ocupa o cargo de cão de guarda, policial e expositor, uma excelente opção para quem pensa ou deseja ter um novo amigo, confira.

História dos Rottweilers

A história da raça começa a quase 2000 anos atrás, isso mesmo a muito tempo, descendente direto da linhagem dos mastiffs, como é uma raça muito antigos detalhes da sua história e linhagem foram perdidos com o tempo, como ocorreu o surgimento e cruzamentos de raças que deram a sua origem, acreditam que fazem parte da linhagem Mastiffs por causa das características.

Apenas o nome que seu deu origem é lembrada e contatada de geração em geração, por compradores e criadores, o conto é bem interessante, segundo historiadores durante uma invasão romana de 74 depois de cristo no sul da Alemanha deu origem a tudo.

Naquele tempo as pessoas não contavam com recursos que armazenavam comida, por isso era necessário gado para alimento da tropa, onde entra o papel do cão de pastoreio e guarda dos animais contra outros predadores.

Para manter os rebanhos reunidos era necessário um cão forte e grande, que seria capaz de mantê-los reunidos e capaz de enfrentar outros grandes animais.

Os Rottweilers ganharam essa vaga, quando foram conhecidos durante essa invasão Area Flaviae, local de trajeto dos romanos, criada um pouco mais de 2 mil anos, com forte apelo administrativo e comercial e influencias em cidades ao redor.

O nome dado ao cão veio de uma característica da cidade onde surgiria uma das raças mais antigas do mundo.

Na época as casas e prédios importantes eram cobertas por telhas vermelhas, o que no futuro deu ao nome de Rotwill que significaria Vila vermelha, atualmente é conhecida como Rottweil.

O convívio dos romanos teve os dias contados, quando foram retirados da vila, deixando para trás os cães que usavam no pastoreio e guarda dos animais, os fazendeiros e outros comerciantes observando algumas características do animal, deram a ele outras funções.

Após a expulsão dos romanos da vila de Rottwill, passou a ser conhecido como grande centro de comercio, atraindo outros comerciantes de diferentes segmentos, que inclusive percorriam distancias pra que pudessem comprar e vender na cidade.

Antigamente teria o nome, Metzgerhund Rottweil que é difícil de pronunciar, mas logo isso mudou para o que conhecemos dos Rottweilers.

O animal ganhou um novo emprego na cidade, como cão de guarda, principalmente de comerciantes e criadores, o interesse dos comerciantes no animal era na proteção do estabelecimento ou mercadorias e até mesmo no dinheiro.

Já os criadores, pelo fato de pastorear quando bem treinados e proteção contra outros predadores potenciais.

No passado havia várias linhagens, mas o cruzamento seletivo das raças prezando pelas melhores características, deu origem ao que conhecemos hoje como os Rottweilers, que significaria cão de Rottweill.

Devido ao tamanho, outro cargo foi dado ao grande animal, tranking, em outras palavras serviço de tração, seria então responsável por levar pequenas carroças com mercadorias, pequenas como leite, carne, frutas entre outros.

A extinção da raça iniciou no século XVIII, quando a evolução inevitável, trouxe a cidade novo meio de transporte, os trens. Naquele momento seria grande motivo de alegria para os comerciantes, pois ficaria ainda mais fácil vender e alcançar outros locais com suas mercadorias.

Os Rottweilers perderam a sua grande utilidade entre os comerciantes, não sendo mais necessário entre eles, a criação e procriação reduziu chegando quase a não existir mais.

A raça estava limitada quando reaparece como destaque numa exposição de animais, onde suas características chamaram a atenção da polícia Alemã, tornando o cão um membro oficial da instituição de segurança da cidade.

Características

O que chamou atenção dos policiais no norte alemão, foram as não apenas os adjetivos positivos físicos, mas também o temperamento, o cão em si possui grande força, inteligência, além de lealdade ao dono, além de ser destemido, ganhando um novo trabalho na sociedade.

Uma das características que é apenas encontrada nos Rottweilers é o salto lateral, você deve se perguntar o que é isso?

O cão é capaz de pular com as quatro patas para lateral, direita ou esquerda, pois quando fazia o pastoreio era necessário muitas vezes escapar de chifradas dos gados ou outros animais quando atacado.

Raça

A raça além de possuir uma origem interessante, outros comportamentos, como demarcar o território, quando ele marca um lugar que pretende proteger ou considera seu, faz vários círculos mostrando que aquele espaço é dele.

Quando um intruso tenta passar pela marcação do animal, será visível o pedido para afastar-se, outra parte do comportamento dos Rottweilers é que não são agressivos desnecessariamente.

Agem apenas quando defendem algo, além disso antes de chegar ao ponto de atacar alguém o animal demonstra intenções de ataque, caso avance no local demarcado.

Na polícia é muito usado quando um infrator é parado e o cão dá sinais de que se correr será pego ou caso faça movimentos bruscos e devido ao seu tamanho é capaz de derrubar facilmente uma pessoa.

Criadores da raça, afirma que é um animal muito tranquilo e que protegem o seu ambiente a modo que o dono nem perceba que houve tentativa de invasão. Isso é possível devido a inteligência e faro muito potente.

O cão demora bastante a chegar a forma adulta, até 2 anos, então não se assuste com o tamanho, mesmo com a pouca idade é um animal considerado de confiança e coragem.

Alemão

As suas características físicas como pelo em cor predominantemente preta e com marcações marrons avermelhadas faça parte de marcações da aceitos pela raça.

Assim como todo pedigree algumas modificações são podem sem haver alterações, como por exemplo, outras cores nos Rottweilers foram o preto e marrom avermelhado não fazem parte das características da raça.

Além das cores outras características determina a raça alemã, como porte físico, a estrutura corpórea do cão deve ser grande, sem que seja gordo, além de possuir um grande discernimento de ataque eminente.

A raça não é agitada e não late ou ataca sem motivos aparentes e um dos pontos positivos é o enorme apego pelos donos.

Americano

A versão americana possui diferença na cabeça, os Rottweilers americanos tem o rosto menos arredondado se comparado aos parentes alemão, isso é ocorre por causa do arco zigomático, são os ossos onde ficam os olhos do animal, o americano possui a cabeça bem maior.

A curvatura faz com que a haja uma leve diferença entre a linhagem americana e alemã, para efeito de exposição o arco zigomático é fator decisivo por definição de pureza da raça.

Outra diferença entre a versão alemã e o americano é a calda, na Alemanha é proibido cortar o rabo do animal desde 1999, já nos EUA é exigida a amputação da calda como molde padrão da raça.

Filhote

Os filhotes de tem o apelido de Puppy, como cão muito novo apresentam um olhar muito brilhante, a criação da raça exige uma postura muito firme, para que ele seja um bom defensor e possa obedecer você é necessário que entenda de quem é a liderança da casa.

Isso evita problemas de temperamentos, apesar de ser um cão dócil, pode querer brincar de mais e devido ao seu tamanho e crescimento rápido, pode derrubar facilmente uma pessoa.

Se você pensa em comprar um Rottweiler filhete, é necessário que fique atento a alguns detalhes, veja:

  • Filhotes não precisam ter a calda amputada.
  • Quando encontrar com o seu futuro cão, olhe para ele por alguns minutos e interaja com ele, para ver se não tem medo e que sua audição esteja em perfeito estado.
  • Para escolher o melhor protetor, escolha os que não rosnem ou choroso, quando grandes isso pode ser fator atenuante na personalidade, podendo ser um cão mais agressivo o que é não é comum na raça ou medroso o que também foge das características.

Quando filhotes cuidados com o animal é necessário, uma delas é com alimentação e higiene, pois quando pequenos possuem tendências a gastroenterite, inflamando o intestino e do estômago, causando vomito e diarreia, evite isso mantendo a vacinação e higiene básica.

O cão cresce rapidamente, então tenha em mente que é necessário fazer atividade com o cão, para isso necessita de espbaço quando puppy, pois quando confinado por longo períodos, tente a ficar instável.

Em resumo os filhotes necessitam de espaço, limpeza e higiene com frequência.

Branco

A cor branca nos Rottweilers é um fator que desqualifica o pedigree, significa que a raça ou linhagem não é tão pura assim, não significa também que sejam mestiços que tenham cruzamento com outras raças.

Na linhagem original da raça, havia pigmentação branca localizada geralmente no peito do cão, isso foi mudando conforme os acasalamentos seletivos, afim de filtrar características.

Em exposição as cores brancas não são bem vistas, podendo até desqualificar a participação do Rottweiler, entendo que o padrão é apenas preto e marrom avermelhado.

Fêmea

A femêa da raça é um pouco menor que o macho, não somente fisicamente falando, mas em questão de personalidade.

O Rottweiler fêmea tende a ser mais centrado e mais atento ao perigo e defende com mais ferocidade o local demarcado, além de ser mais dócil com os membros familiares.

Claro que há diferenças entre ambos, mas a fêmea é a melhor escolha entre os criadores, devido ao melhor comportamento se comparado ao macho.

Não que o macho seja cause desordem, mas é visível que a fêmea tenha melhor perceptividade e apuração mais aguçada.

Rottweiler Preço

O preço é um tanto alto, quando se fala de linhagem e pedigree, o preço inicial pode ser de R$ 1 até R$ 7 mil.

Como mencionamos no decorrer do texto, características são passadas a outras linhagens, o valor pode mudar quando necessitar de um atributo do cão, como beleza, tamanho, um item da personalidade ou mesmo tamanho.

Os animais herdam traços dos seus antecessores, como cachorros mais corajosos, de caça, de exposição, de tração e afins.

A venda

Há várias formas de conseguir um Rottweiller, você pode conseguir por meios tradicionais, em petshops que geralmente possuem contatos com criadores.

Também é possível fazer por exposições de animais, o objetivo claramente é exibi o cão e conseguir certificação que agrega valor ao animal, mas em alguns deles é possível conseguir contato com criadores.

Podendo comprar diretamente da fonte e podendo negociar o preço e formas de pagamento.

Na internet é possível também comprar, certamente a tecnologia ajuda a vencer barreiras geográficas, para comercialização de cães é uma excelente ferramenta.

OLX

É possível encontrar as mais diversas linhagens, com os mais diversos históricos, você pode encontrar no Mercado Livre e no OLX, ainda podendo pesquisar em locais ou cidades próximas, o que facilita e muito a aquisição do novo integrante da família.

A raça Rottweiller é uma excelente opção para quem procura proteção e segurança, somada a um animal dócil e gentil, considerado na escala canina dos mais inteligentes, ocupa a 9ª posição, certamente é a melhor opção.

Rottweiler vs Pitbull

Cada cão possui particularidades, entre ter Rottweiller e Pit Bull, há decisões que necessitam ser tomadas pelo futuro dono.

O Pit Bull é uma excelente aquisição para que é praticamente de esportes, pois terá uma boa companhia, o temperamento deve ser controlado desde pequeno para que possa interagir com as pessoas sem ser agressivos.

O Rottweiller por outro lado, é um cão mais calmo e cauteloso, bem maior que o Pit Bull, com todas as características que abordamos nesse artigo.

Certamente em uma briga entre os dois, o Rottweiller teria algumas vantagens, por causa do tamanho e mordida e além de poder se esquivar, o Pit Bull teria vantagem na mordida, pois suas mandíbulas são poderosíssimas e que causariam grandes danos quando pego no local do dorso.

Rottweiler Gigante

Os Rottweillers já são grandes, ainda há os gigantes que por causa do cruzamento são maiores que o comum, mas atenção aos padrões, isso pode fazer com que o animal não seja ideal para procriação de novas linhagens por causa de desenvolvimento de doenças e deficiências.

Se você gostou desse artigo compartilhe nas redes sociais com seus amigos que tem ou pensam em comprar um Rottweiller, se você também tiver alguma dúvida sobre o assunto registre aqui!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.145 votes, average: 4,60 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

2 Comentários

  • Muito bom seu artigo. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um rotwalle de 4 anos, aproximadamente 56kg, lindo. Está apresentando crises de epilepsia. Podes explicar o porque aconteceu e se ele poderá cruzar e quais os tratamentos nescessarios. Já levei ao veterinário e ele atualmente esta tomando um remédio controlado.

    • Camila Bertolli disse:

      Leonardo.. a epilepsia pode ser causada por distúrbios cerebrais que podem ser tanto de origem genética, como adquirida do seu bichinho e se ele poderá cruzar dependerá de cada animal conseguir.. Já uma forma de ajudá-lo é fazendo uso dos remédios veterinários e caso ele venha a ter ataques novamente o proteja em seus braços para que não se machuque ao ter a convulsão. Espero que tenha ajudado!

Deixe um Comentário