Novidades

Rádio Online → A Rádio Mais Conhecida do Brasil

Em 1863 o professor de física experimental de Cambridge, James Maxwell demonstrou a possibilidade de existirem ondas eletromagnéticas e este foi o início da Rádio Online.

Foram diversos anos de pesquisa e estudo para enfim, em 1916 Lee De Foster criar a primeira estação de rádio online estúdio na cidade de Nova Iorque e apresentar o primeiro programa de rádio.

A partir dai tudo que era transmitido pelo rádio se tornou história, desde musicas até a contagem dos votos para a eleição do Presidente dos Estados Unidos.

No Brasil, a primeira radio transmissão foi a de um discurso do Presidente Epitácio Pessoa em 1922, no Rio de Janeiro. Alguns anos depois Edgard Pinto fundaria a primeira rádio oficial de nosso país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A partir dai o mercado do rádio só cresceu e se popularizou, chegando atualmente, a estar disponível em diversos dispositivos moveis e online. Além do lazer, o rádio é utilizado para propagar propagandas, dar recados e até mesmo vender produtos Conheça mais sobre a história do rádio.

As Rádios do Brasil

As rádios brasileiras são conhecidas por serem ecléticas e dedicarem a sua programação a reprodução de diversos tipos de conteúdo, como entretenimento, música, jornal e etc. Conheça mais especificamente a história e o cenário em que está cada uma das rádios mais famosas do país.

Rádio Jovem Pan 89.5 FM

A rádio Jovem Pan fica localizada na Avenida Paulista, no estado de São Paulo. Foi inaugurada em 1944, mas só a partir do ano de 1960 começou a ter a cara que é conhecida pelo público atualmente.

Seu foco, além do público jovem e da música pop é no jornalismo. A rádio, que é uma das emissoras mais antigas da cidade também é uma das mais ouvidas. Seus programa mais populares são o Jornal da Manhã e Os Pingos nos Is.

O primeiro é apresentado por Antônio Freitas, Franco Neto, Leonardo Muller e Oliveira Junior, além de contar com diversos correspondentes internacionais e estar no ar desde 1970.

O segundo é apresentado por Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina, famoso por seus comentários peculiares sobre os temas atuais do país, conquistou a posição de liderança, segundo o Ibope.

A Jovem Pan também conta com uma boa equipe de jornalismo esportivo, que cobre os eventos e transmite as principais partidas dos campeonatos.

Rádio Transamérica 100.1 FM

A rádio Transamérica foi fundada no ano de 1974 e atualmente possui a maior torre de irradiação de sinal FM do mundo. Seus destaques são as músicas regionais e populares, como o samba, o pagode, o forró e o sertanejo.

A rádio Transamérica pertence à Rede Transamérica e é proprietária da Transamérica Pop. A primeira é famosa por incluir em sua grade novas programações e formas de transmitir conteúdo. Já a segunda é famosa pela influencia jovem e inovadora, com uma grande audiência do publico de 18 a 27 anos.

A emissora já recebeu diversos prêmios como “Melhor programa esportivo”, “Programa revelação” e “Melhor programa do humor” com as atrações “Papo de Craque”, “Segunda-Feira Sem Lei” e “Galera Gol”, respectivamente.

É referência nacional e internacional por suas grandes produções e por sua grande credibilidade e imparcialidade na transmissão de notícias.

Rádio Nativa 95.3 FM

A rádio Nativa é uma rádio que possui foco no conteúdo popular. Fundada em 1997, é propriedade do Grupo Camargo de Comunicação e é operada desde o ano de 2004 pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.

A rádio é constituída por uma rede, com várias outras emissoras distribuídas no país. Os principais gêneros reproduzidos aqui são o romântico, o sertanejo raiz e o samba, voltados para um público mais adulto, dos 25 aos 38 anos.

Seus programas mais famosos são “Coração Sertanejo”, “Alô Nativa” e “Hora Mais Peão Nativa”.

Rádio Nova Brasil 89.7 FM

Localizada no estado de São Paulo, a rádio Nova Brasil possui o foco na música popular brasileira. Fundada no ano 2000, faz parte do Grupo Sol Panaby e já foi conhecida como a rádio Manchete FM.

Atualmente, é a segunda maior rede de rádios do país que tem como objetivo fornecer conteúdo para o público adulto.

Rádio Rock 89.1 FM

A rádio rock é uma propriedade do Grupo Camargo de Comunicação, fundada no ano de 1985. Sua programação atualmente é voltada para o conteúdo musical e os sons que mais tocam são do gênero pop, alternativo e rock.

O público para o qual a rádio rock é voltado é mais geral, abrangendo ouvintes de todas as idades e classes sociais. A rádio passou por uma fase pop que foi interrompida sem aviso prévio. Os anúncios da retomada da pegada roqueira do conteúdo foram feitos pelo locutor Tatola.

Rádio Alpha 101.7 FM

A rádio Alpha foi sediada na Avenida Paulista, em 1987 e pertence ao Grupo Camargo de Comunicação. Sua programação é bem eclética e abrange conteúdo nacional e internacional. Sua principal concorrente é a rádio Antena 1.

O público para o qual ela é voltado é o adulto e uma pequena parcela jovem. Seus programas mais famosos são “Música e Informação”, “Sequência de Classe” e “Jazzmasters”. A rádio Alpha ocupa o quarto lugar no ranking de audiência no estado de São Paulo.

Rádio Mix 106.3 FM

A rádio Mix foi fundada em 1995, mas só adotou este nome no ano de 1996. Ela pertence ao Grupo Objetivo e está localizada no Paraíso, em São Paulo.

Inicialmente seu foco era na reprodução de músicas do gênero pop e rock, que estavam famosos na época porém com o passar do tempo e com o declínio deste tipo de som, a rádio decidiu apostar também no hip hop e no dance.

Entre o público jovem, possui a posição de liderança e está presente em todo o Brasil. Seus programas mais famosos são o “No Break”, “Baú da Mix” e “Misto Quente”.

Rádio Metropolitana 98.5 FM

A rádio Metropolitana foi criada em 1982 e está localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, ocupa a sexta posição no ranking de audiência jovem. Seu foco está na reprodução de músicas do gênero pop, funk e sertanejo para o público de 19 a 28 anos.

Seus programas mais famosos são “No Flow”, “MetroNight”, “Metro Play” e “Sem Parar”.

Rádio Vida 96.5 FM

A rádio Vida é uma rádio localizada em São José dos Campos, fundada em 2014. É propriedade do empresário Carlos Apolinário e é a principal transmissora de conteúdo gospel/protestante par ao grande público.

A rádio Vida passou por diversas dificuldades relacionada à sua regulamentação para com a Anatel e acabou tendo que fechar as portas diversas vezes para enfim, atualmente funcionar perfeitamente.

Rádio Online

As rádios online são a solução para aqueles que buscam o prazer de ouvir seus conteúdos favoritos na comodidade da sua casa, utilizando um simples computador ou celular.

Elas também são muito utilizadas por alguns produtores independentes ou especializadas para alguns sites que quer relacionar a música com o conteúdo exibido ou vendido.

Como Criar Uma Rádio Online

Os programas necessários para criar uma rádio são gratuitos. Você vai precisar de:

  • Audacity
  • Ustream Producer
  • Microfone de boa qualidade (para evitar interferências na gravação), com suporte e filtro. Os dois últimos itens, caso você não tenha, podem ser improvisados em casa com um custo baixíssimo.

Internet com alta velocidade (no mínimo 1000 kbps de upload). Ele é necessária para que a transmissão não fique “picotada” para os ouvintes.

Editando Seu Programa de Rádio Usando o Audacity

  1. Clique em Editar, depois em Preferências e depois em Dispositivos.
  2. Altere a opção do microfone para mono
  3. Ative o monitoramento na barra inicial da ferramenta
  4. Ajuste o volume da voz
  5. Grave seu programa e posteriormente corte, pause e elimine as partes desnecessárias ou que contém erros.

Caso você queria adicionar um conteúdo previamente produzido

  1. Selecione a opção Ficheiro e depois Importar
  2. Com o programa já pronto
  3. Salve o projeto em formato mp3
  4. Exporte-o clicando em Ficheiro e depois em Exportar

Para transmitir usando o UstreamTV

  1. Cadastre-se no site e crie um show
  2. Defina as especificações do seu programa, tal como o nome e a categoria em que ele se enquadra.

Comece a transmissão com o Producer

  1. Importe as gravações feitas no Audacity
  2. Selecione a opção “Broadcast” e pronto, sua rádio está no ar.

Para que a sua rádio tenha um alcance maior, compartilhe seu link nas redes sociais e entre seus amigos. Procure definir um perfil, pois assim ela vai selecionar um público que goste daquele determinado tema ou assunto.

Curiosidades Sobre o Rádio no Brasil

A história do rádio possui vários fatos e informações interessantes. Conhece-los faz com que você possa compreender a trajetória deste instrumento tão importante da comunicação com outros olhos. Saiba mais sobre algumas curiosidades do rádio no Brasil.

A Radio Nacional teve como data de fundação 12 de setembro de 1936 e foi sediada no Rio de Janeiro. O governo da época era o de Getúlio Vargas. Inicialmente a empresa era privada, mas ela se tornou estatal no ano de 1940.

Os últimos dois pisos de um edifício da Praça Mauá eram ocupados pela Rádio Nacional, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Quando as pessoas eram convidadas para assistir algum programa de auditório, elas tinham que pegar o elevador para chegar ao local.

A primeira emissora de ondas curtas do país foi levada ao ar pela Radio Nacional no ano de 1942. As ondas curtas possuem um comprimento de onda maior, o que possibilita às antenas espalharem o sinal por todo o país.

  • Rádio Online: Permite que você possa ouvir sua programação de qualquer lugar.
  • Rádio da Brasil: São uma enorme variedade de Rádios por todo o País.
  • Jovem Pan: É uma das rádios mais famosas do Brasil.
  • Rádio Mix: É a rádio mais mais ouvia pelas pessoas no Brasil.

Luar do Sertão foi a primeira canção reproduzida pela Radio Nacional. Em 1941 a Rádio Nacional transmitia sua primeira rádio novela, e a primeira do país, Em Busca da Felicidade.

O programa Repórter Esso também foi reproduzido pela primeira vez no ano de 1941. Ele se tornou um marco na historia do rádio jornalismo e foi transmitido pela Rádio Nacional.

O sucesso do programa Repórter Esso foi tão grande que o mesmo, após quarenta anos sendo ouvido, ainda se tornou um programa de televisão. Um fato pouco conhecido é que este programa possuía diversas versões internacionais.

Parada dos Maiorais foi o primeiro programa exibido, inspirado nas lists de sucesso dos norte-americanos. Também reproduzido na Rádio Nacional, o programa foi apresentado por César de Alencar.

A canção Parabéns Pra Você é uma versão brasileira de Happy Birthday, a música de aniversário tradicionalmente cantada pelos norte-americanos. Sua autora é Bertha de Mello, que compôs a música em cinco minutos num concurso da Rádio Nacional.

A Rádio Cidade FM foi inaugurada no ano de 1977 no Rio de Janeiro e dominava a audiência do público na década de 80.

Em 1996 a Rádio CBN foi lançada na cidade de São Paulo e era a primeira rádio de frequência modulada. Neste mesmo ano, o Governo enviou ao Congresso o projeto de lei que visa regularizar a situação das rádios comunitárias.

A Rádio Globo foi inaugurada em 1944 na cidade do Rio de Janeiro. Carmen Miranda foi uma das figuras mais marcantes da história do rádio e quando ela faleceu, a comoção foi geral no país. Seu serviço fúnebre foi acompanhado por meio milhão de pessoas.

Criado pela Associação Brasileira de Rádio para arrecadar fundos para construir um hospital, o concurso Rainha do Rádio elegeu Linda Batista em 1937. Muitas outras figuras importantes passaram por este posto. A ultima eleita foi Juli Joy em 1958.

Agora que você já sabe tudo sobre o cenário do rádio e das rádios do país ficou muito mais divertido ouvir a programação. Você provavelmente vai se lembrar de um conteúdo interessante quando estiver atendo a uma música ou às palavras de um locutor. Aproveite o som.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.315 votes, average: 4,13 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário