Decoração

Plantas de Casa → Descubra a Melhor Maneira de Planejar a Sua Casa

Uma planta é composta pela organização dos cômodos, do espaço e das estruturas que darão cara a uma casa. Nela, devem estar detalhadas informações como medidas (comprimento, altura e espessura de paredes, por exemplo), janelas (posicionamento), portas (posicionamento) e diversos outros itens, distribuídos nos respectivos lugares devidamente nomeados.

A planta também conta com o nível da construção e outras informações que servem como base para outras instalações, como a elétrica e a hidráulica. Todas as informações devem ser postas em escala.

Para quem quer construir ou reformar, a planta é uma parte essencial do planejamento. Com ela, você pode organizar um ambiente e visualizar melhor as alterações que você quer fazer. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando a montagem deste item e que especificações ele deve conter.

O que uma planta para o tipo de casa que eu quero deve conter? Qual a melhor forma de compor os cômodos dentro da minha nova casa? Aprenda mais sobre as plantas, sane seus questionamentos e aperfeiçoe a funcionalidade da sua obra.

Tipos de Casa

Uma parte essencial para determinar o tamanho de uma casa é o tamanho do terreno. Antes de se aprofundar em ideias de planta, pesquise terrenos ou meça o seu próprio para ter mais ideia do que pode ser feito naquele espaço.

Se necessário, peça ajuda de um profissional para descobrir a melhor maneira de aproveitar sua terra. O número de quartos é uma consequência do espaço que você tem e de suas necessidades.

Pequena

Apesar das casas pequenas terem uma limitação de espaço, isto não significa que elas devam ser desconfortáveis. Para uma planta pequena, o foco devem ser nos espaços mais utilizados pela família. Sua família gosta de comer? Faça uma cozinha um pouco maior.

Sua família gosta de conversar ou assistir filmes juntos? Foque na sala e assim por diante. É interessante ressaltar que uma das vantagens na casa pequena é a economia de materiais.

Muitas pessoas também acreditam que é impossível ter um closet ou uma suíte numa casa pequena, mas esta ideia é mentira.

Com a planta, você vai ter mais noção dos pequenos espaços que praticamente não são notados em outros cômodos e podem virar um algo a mais. Você pode aproveitar melhor o espaço criando um projeto sem corredores longos, por exemplo, ou diminuindo o número de paredes.

Grande

As casas grandes podem sim ser confortáveis e abrigar um número maior de pessoas. Para uma planta grande, o foco deve ser na circulação. Como os cômodos são maiores, é legal apostar na funcionalidade do ambiente, fazendo, por exemplo, todos os quartos próximos aos banheiros, mas longe da cozinha.

Por esta residência ser maior, a atenção com a planta deve ser redobrada. Um pequeno erro no projeto pode acabar estragando uma grande parte da casa e gerando um alto custo para o concerto. Uma vantagem da casa grande é que você pode inserir mais áreas comuns ou de lazer e ver o resultado final na planta.

Moderna

A planta, para uma casa moderna, ajuda no planejamento tanto da área externa quanto da área interna. Seu design moderno requer mais atenção, pois nem sempre as divisões dos cômodos são “comuns” ou a função dos mesmos pode requerer pequenas alterações, tal como uma espessura de parede diferenciada ou um nível mais alto.

A arquitetura moderna não se trata apenas de fatores tecnológicos, mas também de fatores técnicos. Conforme a arquitetura evoluiu, os projetos se tornaram mais ousados e diferentes. O legal deste tipo de casa é que não existe nada “errado”. A maioria das combinações acabam por ser vistas como inovadoras. É legal acoplar ambientes e misturar áreas uteis com o lazer e o convívio.

Sobrado ou Duplex

A vantagem dos sobrados é a privacidade. Pelo fato da casa ter mais de um andar, normalmente nas plantas vemos os quartos e cômodos mais privativos na área de cima, enquanto a área de baixo é focada no convívio e nas visitas. A projeção deste tipo de casa reque mais cuidados, afinal de contas, é necessário desenhar uma planta para cada piso.

Uma dica para este tipo de casa é evitar as quinas. Na planta é um pouco mais difícil de visualizar, mas o resultado final pode acabar ocupando mais espaço e sendo mais caro, por causa da necessidade de acabamento.

Dicas de Como Montar Sua Planta

Montar sua própria planta é a solução perfeita para quem busca um projeto mais personalizado ou simples. Todos queremos morar em uma casa que seja a nossa cara, portanto, ai vão algumas dicas de como concluir esta tarefa.

  1. Use instrumentos de precisão. A escala e as medidas são importantes para você ter uma real noção de espaço.
  2. Comece pelas medidas das paredes. A espessura e a largura do perímetro devem vir antes das paredes internas.
  3. Lembre-se de contratar uma boa mão de obra. Uma planta não é nada sem uma boa execução.
  4. Pense no número de pessoas que morarão com você ou em possíveis visitas para determinar a quantia de quartos e banheiros, além da sua disposição na planta.
  5. Sempre foque no tamanho do terreno e analise como a sua construção vai afetar as áreas vizinhas.

Dúvidas Frequentes

Eu Preciso Simular o Posicionamento dos Móveis na Planta?

Sim. Ainda que o projeto da casa não esteja concluído a parte dos móveis é muito importante. O tamanho e a organização influenciam na disposição dos cômodos. Se você quer móveis planejados, por exemplo, você precisa analisar qual será o resultado da instalação, para que nenhuma área essencial seja comprometida.

Muitos programas possibilitam que o usuário teste, desde móveis mais genéricos à peças de decoração e veja além do espaço, a combinação de elementos.

Como Colocar Uma Garagem Numa Planta?

Os fatores a serem analisados para o posicionamento de uma garagem são segurança e conforto. Ela pode ser posicionada nas laterais da casa, na frente, atrás e até mesmo no subsolo desde que o morador não sofra toda vez que for estacionar o carro.

É importante sempre se lembrar de analisar o tamanho do terreno para ver que área esta disponível para esta parte e considerar também o tamanho do automóvel que vai ser estacionado naquela vaga.

Qual a Diferença Entre um Arquiteto e um Engenheiro?

O arquiteto é aquele que é responsável pelo projeto. Ele busca unir seus desejos às suas necessidades para construir a casa perfeita. Já o engenheiro é aquele que cuida basicamente da parte prática. Ele faz os cálculos, determina as necessidades das estruturas e combina o possível ao projeto da casa.

Ambos podem trabalhar juntos ou separados e estão fortemente ligados pelo mercado de construção e reformas. Normalmente o projeto com o conjunto tem mais chances de ser perfeito, pois leva em consideração ambas as áreas do conhecimento.

Eu Preciso Considerar os Recuos Quando Desenhar Minha Planta?

Sim, os recuos são uma parte muito importante do planejamento da sua nova casa. Consulte o departamento de urbanismo da sua cidade para obter mais informações sobre os requisitos necessários para aquela construção. Normalmente as medidas, sejam elas frontais ou laterais podem variar de localização para localização.

Onde Fazer Sua Planta?

Muitas vezes a ansiedade ou a falta de habilidade faz com que as pessoas precisem recorrer a outros recursos além de si mesmas para montar a planta de uma casa. Confira algumas opções para executar esta tarefa e encontre aquela que mais combina com o seu estilo.

Para Instalar

Apesar de instalar e executar um programa ser uma tarefa um pouco mais trabalhosa, a comodidade de acessar seu conteúdo sem necessidade de uma conexão com a web compensa.

Sweet Home 3D

Este programa é ideal para aqueles que além de construir ou reformar, precisam analisar a disposição dos móveis na casa. Com ele, você pode visualizar a finalização dos cômodos usando um catálogo de móveis base. O Sweet Home 3D é perfeito para aqueles que buscam um resultado bom, mas simples.

Uma de suas maiores vantagens é que ele também monta a planta em 2D, conforme você modifica a outra versão.

MyVirtualHome

Este programa pode ser o seu maior amigo ou maior inimigo. Se você busca algo mais cru, para personalizar os mínimos detalhes o MyVirtualHome pode ser mais trabalhoso. Se você busca modelos prontos para alterar as bases e visualizar o resultado de uma forma mais genérica, o MyVirtualHome é a ferramenta certa para você. Sua visualização é exclusivamente em 3D.

pCon Planner

Este é um dos programas mais difíceis de ser utilizado pois apresenta uma grande variedade de ferramentas e opções que requerem um conhecimento prévio na arte de criar plantas.

Seu conteúdo é simples, mas existe a opção de acrescentar modelos baixados da web ao seu projeto.

IKEA Home Planner

O IKEA Home Planner é considerado o programa de mais difícil utilização, portanto, é recomendado para pessoas que dominem a área ou profissionais.

Nele, os mínimos detalhes podem ser alterados, apesar de sua visualização simples. Coisas como a fechadura das portas e as cores dos detalhes das almofadas podem ser escolhidos.

Para Usar Online

As versões online são um pouco mais práticas por sua mobilidade. Você pode acessa-las de qualquer computador, o que facilita muito o seu trabalho e pode facilitar o do arquiteto que te auxilia, se você tiver um.

Roomle

Este programa é conhecido por sua facilidade de trabalho. Suas opções são intuitivas e apesar dos objetos de decoração e móveis serem mais simples, eles são ideais para testar o espaço do ambiente.

Ainda que seja “comum”, possui um ar profissional e avançado, deixando a modelagem 3D perfeita para o uso.

Floorplanner

Uma das maiores graças do Floorplanner é a interatividade. Os usuários podem compartilhar suas plantas e visualizar outras plantas compartilhadas. A versão gratuita é um pouco mais simples e limitada, mas a qualidade das imagens e o catálogo de itens e móveis que podem ser adicionados ao ambiente é vasto.

O interessante deste programa é que você pode se inspirar no trabalho dos outros e incorporar determinados itens ao seu para obter o resultado ideal.

Autodesk Homestyler

O que destaca o Autodesk é seu conteúdo. Ele é uma das ferramentas gratuitas mais completas já lançadas. Ideal para aqueles que buscam facilidade na hora de manusear o programa, mas mesmo assim não apresenta faltas para com os usuários.

Sua única e maior desvantagem é a falta de praticidade. Apesar de ser de fácil uso, este programa consome mais tempo caso você queira fazer algumas mudanças mais personalizadas.

MyDeco

O MyDeco é um excelente programa para aqueles que gostam de decorar com objetos mais reais. Os produtos utilizados são verdadeiros e estão a venda em lojas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

As opções e combinações são infinitas e o usuário pode passar horas, tranquilamente trocando as peças da decoração. É simples de usar e não consome muito tempo daqueles que só querem analisar o espaço.

3Dream Basic

O 3Dream é muito bom por sua simplicidade. Qualquer pessoa com um conhecimento básico da utilização deste tipo de programa pode trabalhar com ele.

O único lado negativo é que ele não possui um catálogo fixo com os objetos de decoração, ou seja, se o usuário deseja uma mesa, por exemplo, ele tem que procura-la na caixa de busca e o programa mostra as opções disponíveis.

Onde Comprar Plantas Prontas?

Diversos sites contam com o trabalho de profissionais e amadores para desenvolver plantas e projetos baseados em medidas e número de cômodos aleatórios.

Você pode simplesmente entrar num deles e comprar uma planta pronta para evitar as horas de trabalho planejando a sua própria. Confira uma lista com os melhores pontos da web.

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de casa, as possibilidades para as plantas e como monta-las, se jogue nesta construção. É importante sempre se lembrar de levar em conta as medidas do terreno e as necessidades dos moradores.

Combine estilos, busque fotos para se inspirar, visite modelos arquitetônicos de sua cidade e explore diferentes ambientes para encontrar aquele que mais te agrada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.464 votes, average: 4,83 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário