Cartões

PIS

Veja aqui o cartão disponibilizado pelo PISO PIS, ou o décimo quarto salário ou o Abono Salarial, é um benefício pago aos trabalhadores de empresas que tenham convênio com o Governo e que cumpram certos requisitos como:

Trabalhar dois anos em um mesmo lugar, não ter sido demitido nos últimos três anos, estar em dia com suas obrigações e impostos, ganhar até dois salários mínimos e estar cadastrado no programa de ajuda social do Governo Federal.

Como funciona

O PIS, é uma ajuda que o Governo concede a trabalhadores mais humildes, como uma das formas de tentar equilibrar a distribuição de renda, a qual, é péssima no Brasil, que ocupa a top 10 da economia mundial, mas tem índices de distribuição de renda comparáveis as nações Africanas em guerra.

Por isso, o Governo concede essa ajuda, a qual, é financiada pela Caixa Econômica Federal, que é quem organiza e que efetua os pagamentos, feitos de acordo com a mês de nascimento de cada beneficiário, começando com quem nasce em julho e indo terminar com que nasce em junho.

Quem pode receber o PIS

Tabela do PIS desde o ano de 2015 á 2016Nem todos os trabalhadores, mesmo os mais humildes, tem direito a receber o PIS, por isso, confira aqui as condições necessárias para ter direito a esse benefício:

Estar com a inscrição no PIS há pelo menos cinco anos, com isso, pessoas muito jovens, as quais, começaram a trabalhar recentemente, não tem direito ao benefício.

Outro item importante é que a empresa em que esse trabalhador atua, tem que estar com o registro em ordem na relação de trabalhadores (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego, sempre informando seu nome no quadro de funcionários beneficiados.

Pois, caso isso não aconteça, por mais que você esteja no perfil adequado, você irá acabar não recebendo nada, por um erro ou negligência da sua empresa, a qual, não prestou atenção nos procedimentos a serem seguidos e acabou te prejudicando.

Valor do PIS

O valor do PIS é sempre igual ao valor do salário mínimo em vigor, por isso que o PIS vive sofrendo reajuste, pois, segue o salário mínimo, o qual, vem tendo aumentos consecutivos nos últimos 15 anos.

Assim, de uma forma gradual, a desigualdade vai sendo combatida no Brasil e o país consegue avançar contra esse grave problema, que parece não ter solução.

Como sacar o abano salarial

verifique a melhor forma de sacar seu abanoQuem tem direito ao decimo terceiro salário, tem duas opções de receber essa quantia devida pelo Governo. A primeira delas é mais prática, mas, apenas os correntistas da Caixa Econômica podem escolher essa opção, que é receber o dinheiro direto em sua conta corrente.

Essa medida acaba facilitando, entre outros aspectos, o controle financeiro dessa pessoa, o conforto, por ela não precisar sair de casa para receber o benefício e a segurança, já que não vai sair com uma grande quantidade de dinheiro físico da agência ou da lotérica.

A outra maneira de receber esse benefício é retirando ele diretamente, ou em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou em alguns lotéricas conveniadas com a Caixa, as quais, também efetuam esse pagamento.

Essa não é a melhor opção, mas, para quem acaba não sendo correntista da Caixa, é a única opção para sacar esse dinheiro e conseguir ter um começo de ano mais tranquilo.

Para resgatar esse dinheiro, deve-se estar com os seguintes documentos: RG ou qualquer outra identidade que tenha a foto do seu rosto, cartão cidadão, feito pela Caixa para identificar quem tem direito a esse benefício e organizar melhor as suas despesas.

Mudanças no PIS

A caixa é responsável pela caixaDevido a crise e ao alto número de fraudes, o Governo vai mudar a forma do pagamento do PIS, sendo que ele vai ser proporcional ao tempo trabalhado, assim, quem trabalhou apenas 40 dias em um ano não vai mais ganhar o mesmo valor de quem trabalhou por 200 dias.

Isso acaba corrigindo uma injustiça e motiva o trabalhador a ficar mais motivado, pois, sabe que cada dia que ele perde de trabalho, representa diretamente uma perda no abono, o qual, acaba ficando com um valor menor, a cada falta que ele tiver no trabalho dele.

E vocês, gostaram dessas informações sobre o PIS? Conheciam todas elas? Deixe o seu comentário e sua impressão sobre esse assunto.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.461 votes, average: 3,46 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário