Novidades

Photoshop → Aumente a Qualidade de Suas Fotos Com Montagens

Por muitas vezes tiramos fotos sem alguma qualidade ou que é preciso pequenas ou grandes alterações.

Uma montagem, uma correção de olhos vermelhos, brilho ou textura faria toda diferença para seu material, porém o pensamento de que “é preciso ser um profissional para usar isto” é constante na mente de todos que têm vontade de ter habilidade nestes requisitos, entretanto, acha que é algo muito difícil.

Existem muitos programas que oferecem estes serviços de forma rápida e prática, mas nenhum supera o aplicativo mais popular do adobe: O photoshop. Que Photoshop é conhecido por todos como uma ferramenta poderosa de melhoria de imagens.

Photoshop Online Grátis

O programa do Adobe teve início na década de 90 e, desde o começo sua função era manipular imagens para uma melhor resolução. Com a entrada da tecnologia, a empresa lançou o Photoshop Online, que permite desde ajustes básicos até correção de olhos vermelhos em uma foto.

É gratuito, prático e não exige um vasto conhecimento no assunto o que é um ótimo jeito de editar fotos sem precisar adicionar qualquer memória a mais em seu PC.

Photoshop Profissional

Para aqueles que têm interesse em um resultado melhor existe a versão profissional que possibilita a alteração de luz, sombra e até dimensão de uma única imagem. Seu último lançamento se chama CS6 e sua versão original custa até 84 reais.

Porém pode-se optar pela versão crackeada, ou seja, já habilitada para uso sem nenhum custo. O download é simples, mas é preciso a instalação do WinRar.

WinRar é um software que compacta e descompacta dados. Ele possibilita que o indivíduo faça download de um pack de pastas que levam ao programa por inteiro, não precisando, consequentemente, a realização de vários downloads.

O programa Photoshop possui inúmeras versões para baixar, cada vez mais modernizado e simplificado para os usuários. O Photoshop sete foi lançado em 2001 e realmente fez história.

Ele modificou toda a ideia de o que era um programa de editor de imagens, oferecendo muito mais que uma simples ferramenta. As plataformas de iOS e Windows já eram inclusas nessa versão e a maior inovação foi a entrada dos vetores.

Os vetores basicamente facilita o desenho de silhuetas e formas para ser transformadas e criadas de uma maneira prática. A experiência foi ganha de acordo com o tempo que se passara logo a última versão já oferece um leque mais abrangente que as anteriores, além das novidades que carrega.

A versão CS foi lançada no ano de 2003 que veio acompanhada principalmente com ferramentas de sombra e luz. Já o efeito de acabar com os olhos vermelhos na foto veio com o CS2, lançado 2 anos depois.

Do CS4 para o mais atualizado as ferramentas continuam as mesmas, porém com uma intuição e simplicidade maior, facilitando ao usuário o uso sem muita habilidade precisa para alguns comandos.

O Photoshop CS6 é conhecido como o mestre da intuição. Possibilitando uma rapidez maior na hora da aplicação de algum efeito acompanhado por um sistema de backup que não possibilita a perda de documentos.

A edição de vídeos também pode ser explorada nessa versão podendo inserir faixas de áudio e efeitos especiais simples. Esta talvez seja a maior novidade dessa versão. Para editar é muito simples, só é preciso arrastar o arquivo para dentro do programa.

E então, uma timeline aparece em sua interface. O que permite retroceder e avançar o vídeo de acordo com seu gosto. É possível explorar o vídeo na área de saturação, brilho, luz, contraste, sombra e unir vários vídeos adicionando um efeito de transição entre eles.

Para exportar o vídeo é só clicar em “File” depois “Export” e então, “Render vídeo”. Após a janela se abrir é só clicar em “Render” e aguardar até o fim do download.

Como Baixar o Photoshop CS6

Para baixar o Photoshop CS6 você precisa clicar no link

O arquivo vem na versão RAR, por isso é preciso o programa WinRar instalado no seu computador. Após finalizar o download é preciso clicar com o botão direito e em “Extrair Aqui”. Execute o aplicativo , escolha o idioma e tudo certo, o programa já está pronto para ser usado!

Photoshop CS5

Está é a versão mais atualizada, mas não deixa as outras para trás. Para quem gosta de um estilo mais tradicional o CS5 é perfeito. Ele oferece um estilo mais retrô e contém a maioria das habilidades de um programa normal.  O resultado profissional será muito parecido com um feito na versão mais atualizada.

Para instalar o CS5 é só seguir as mesmas instruções anteriormente, porém com um link diferente para baixar.

Photoshop CC

Para quem se identifica com algo mais moderno, no ano de 2007, a Adobe lançou o CC. Um programa inovador que com uma proposta diferente dos outros.

Os arquivos, por exemplo, podem ficar disponíveis para vários computadores com acesso à internet. A organização é de se impressionar graças à capacidade de criar mais de uma área de trabalho ao mesmo tempo e sincronizar as imagens a um smartphone instantaneamente.

Photoshop Express

A versão on-line vem para ajudar aqueles que não querem pagar um preço alto ou baixar o programa no computador. O Photoshop Express possibilita a alteração de fotos em seu próprio site.

Caso não seja a primeira vez, é preciso clicar no botão “Join Now” e se cadastrar. Para efetuar o login é só clicar em “Sign in”.  É muito simples e bem útil para quem precisa de algo rápido e que não pese na memória do computador. Porém é preciso tomar cuidado com o que a internet oferece.

Photoshop Portátil

A versão portátil foi lançada como uma versão mais leve, completa e que poderia ser carregada em um pen-drive. Bom demais para ser verdade? O site da empresa Adobe não falou nada sobre este novo photoshop e ao baixar houve relatos de vírus e falhas de funcionamentos em vários PC’s no Brasil.

A versão sem vírus existe e ainda pode ser encontrada, porém é arriscada e não é um resultado bom para quem espera e procura algo prático.

Photoshop Touch

Para o público que gosta de redes sociais e posts imediatos com edições impecáveis, o Photoshop Touch é perfeito. O uso é em smartphones e tablets a partir no aplicativo lançado do Adobe e está disponível para Android (celular e tablete) e iOS (iPhone, iPod Touch e iPad).

O melhor deste programa é a quantidade de versões e o leque de opções que os usuários têm na hora de usá-lo. Além da própria habilidade de ser leve, portátil, aplicativo e programa.

Ao mesmo tempo manter as várias funções que caracterizam o photoshop, você consegue resultados desde luz e sombra até emagrecimento e maquiagem. Se você saiu de olho vermelho em uma foto não tem o porquê se preocupar.

Guia Básico de Ferramentas

Ferramentas de Seleção

  • 1) Mover – Tecla de atalho: V

A ferramenta mover é utilizada para movimentar elementos dentro do seu projeto. Além disso, existe a possibilidade de suplicar determinados elementos. É só mantes a tecla “Alt” pressionada e arrastar o objeto;

  • 2) Letreiro Retangular e Letreiro Elíptico – Tecla de atalho: M

Esta ferramenta é comumente utilizada para a criação de seleções retangulares ou quadradas, caso você mantenha a tecla “Shift” pressionada. A versão elíptica do letreiro trabalha da mesma maneira, porém, cria seleções circulares;

  • 3) Letreiro de coluna única e Letreiro de linha única

Essa ferramenta é feita para a criação de seleções em forma de coluna ou de linha;

  • 4) Laço – Tecla de atalho: L 

O laço é utilizado para a criação de seleções livres. Você pode escolher espaços usando esta ferramenta para fazer desenhos livres;

  • 5)  Laço poligonal – Tecla de atalho: L

O laço poligonal trabalha com o mesmo principio do laço, porém, cria linhas retas para fazer a seleção das áreas desejadas;

  • 6) Laço magnético – Tecla de atalho: L

Essa ferramenta possui o benefício do auto ajuste, ou seja, quando utilizada, sua seleção cola ao redor da área desejada, facilitando na hora de separar objetos mais curvos;

  • 7) Seleção rápida – Tecla de atalho: WCom um pincel que se ajusta, esta ferramenta permite que você pinte os objetos selecionados;
  • 8)  Varinha mágica – Atalho tecla “W”

A varinha mágica se baseia nas semelhanças de tonalidades para fazer a seleção.

Ferramentas de Corte e Fatia

  • 1) Corte demarcado – Tecla de atalho: C

O corte demarcado serve para aparar as bordas so objeto desejado. Ela elimina pequenas áreas sobressalentes;

  • 2) Corte em perspectiva – Tecla de atalho: C

O corte em perspectiva serve para cortar uma imagem em perspectiva;

  • 3) Fatia e Seleção de fatia – Tecla de atalho: C

A ferramenta fatia serve para cortar o objeto desejado em várias partes. Já a seleção de fatia possibilita que você escolha as áreas fatiadas que quer editar.

Ferramentas de Medição 

  • 1) Conta gotas – Tecla de atalho: I

O conta gotas serve para identificar e capturar uma determinada cor já existente em um objeto. Assim, você pode usar a tonalidade perfeita para suas edições;

  • 2) Conta gotas para material 3D – Tecla de atalho: I

Este conta gotas tem um funcionamento parecido com o conta gotas simples, a diferença é que ele pega cores em objetos 3D;

  • 3) Classificador de cores – Tecla de atalho: I

O classificador de cores serve para armazenar informação de até quatro tons dentro de um objeto;

  • 4) Régua – Tecla de atalho: I

Com a régua é possível medir as distancias e ângulos entre os objetos ou até mesmo dentro das imagens;

  • 5) Notas – Tecla de atalho: I

As notas permitem a criação de pequenas observações dentro de uma edição para uma consulta posterior ou para ajudar outras pessoas que vão mexer naquele objeto;

  • 6)  Contagem – Tecla de atalho: I

Com a ferramenta contagem você pode numerar os objetos que compõe seu projeto. A contagem só serve para organização e consulta.

Ferramentas de Retoque

  • 1) Pincel de recuperação para manchas – Tecla de atalho: J

O pincel de recuperação para manchas serve para eliminar pequenos pontos manchados e sujeira da imagem apenas clicando;

  • 2) Pincel de recuperação – Tecla de atalho: J

Com o pincel de recuperação você pode corrigir algumas imperfeições da imagem, basta clicar e arrastar. A ferramenta identifica amostras de tonalidades ou de padrões próximos para arrumar a área no qual é utilizada;

  • 3) Correção – Tecla de atalho: J

A ferramenta de correção é utilizada para arrumar uma determinada área utilizando outra como referencial;

  • 4) Mover conteúdo

O mover conteúdo permite que o usuário toque a posição de tons e texturas de uma área clonada;

  • 5) Olhos vermelhos – Tecla de atalho: J

A ferramenta olhos vermelhos serve para corrigir o efeito normalmente causado pelo uso do flash na hora de fotografar. Ele elimina a vermelhidão dos olhos somente com um clique na região que precisa ser alterada.

  • 6) Carimbo – Tecla de atalho: S 

A ferramenta carimbo permite que o usuário copie determinada imagem em diversas outras áreas;

  • 7) Carimbo de padrão – Tecla de atalho: S

O carimbo de padrão funciona basicamente como o carimbo, ,seu diferencial está no que é copiado. No caso, são texturas;

  • 8) Borracha – Tecla de atalho: E

A borracha serve para apagar partes da imagem;

  • 9) Borracha de plano de fundo – Tecla de atalho: E

A borracha de plano de fundo é uma ferramenta que funciona da mesma forma que a borracha, mas seu uso é exclusivo para o fundo das imagens;

  • 10) Borracha mágica – Tecla de atalho: E

Esta ferramenta serve para apagar áreas que possuam cores parecidas ou um padrão com apenas um clique;

  • 11) Desfoque

O desfoque serve para desfocar áreas específicas de um objeto;

  • 12) Nitidez

A nitidez permite que o usuário altere a nitidez de determinadas áreas do objeto;

  • 13) Borrar

A ferramenta borrar serve para borrar certas partes de uma imagem, clicando e arrastando;

  • 14) Subexposição – Tecla de atalho: O  

A subexposição serve para clarear a área sobre a qual é aplicada;

  • 15) Superexposição – Tecla de atalho: O

A superexposição serve para escurecer a área sobre a qual é aplicada;

  • 16) Esponja – Tecla de atalho: O

A ferramenta esponja serve para remover a saturação das cores de uma área determinada.

Ferramentas de Pintura

  • 1) Pincel – Tecla de atalho: B

O pincel é uma ferramenta ajustável que serve para pintar uma determinada imagem. Os tons, texturas e tamanhos podem ser alterados;

  • 2) Lápis – Tecla de atalho: B

A ferramenta lápis serve para criar linhas e traços no objeto;

  • 3) Substituição de cor – Tecla de atalho: B

Com a substituição de cor você pode trocar uma cor por outra na área desejada;

  • 4) Pincel misturador – Tecla de atalho: B

O pincel misturador seve para misturar as cores e obter novas tonalidades;

  • 5) Pincel do histórico – Tecla de atalho: Y 

O pincel de histórico serve para identificar e reverter alterações passadas no objeto;

  • 6) Pincel história da arte – Tecla de atalho: Y

O pincel história da arte possibilita que o usuário simule os mesmos traços e efeitos de pinturas clássicas;

  • 7) Gradiente – Tecla de atalho: G 

O gradiente permite que o usuário faça a transição entre cores de uma forma suave e com diversos formatos;

  • 8) Lata de tinta – Tecla de atalho: G

A lata de tinta serve para preencher uma determinada área com o tom pré selecionado;

  • 9) Ferramenta de projeção de material 3D

A projeção de material 3D serve para construir um projeto em três dimensões e alterar suas cores.

Ferramentas de Desenho e Tipo

  • 1) Caneta – Tecla de atalho: P

Com a caneta você pode fazer linhas e ajustá-las conforme suas necessidades, em curvas ou retas. É muito utilizada para fazer recortes;

  • 2) Caneta de forma livre – Tecla de atalho: P

A ferramenta de forma livre serve para desenhar os demarcadores, facilitando o trabalho de criação;

  • 3) Adicionar ponto de ancoragem e excluir ponto de ancoragem

A ferramenta permite que o usuário inclua ou exclua pontos de movimento nas linhas já criadas previamente;

  • 4) Converter ponto

A ferramenta permite que o usuário altere os pontos de ancoragem, suas posições e ângulos;

  • 5) Texto horizontal – Tecla de atalho: T 

Esta ferramenta permite a inserção de textos horizontais no projeto;

  • 6) Texto vertical – Tecla de atalho: T

Esta ferramenta permite a inserção de textos verticais no projeto;

  • 7) Máscara de texto horizontal – Tecla de atalho: T

A máscara de texto possibilita a criação de uma seleção do texto ou palavra na horizontal;

  • 8) Máscara de texto vertical – Tecla de atalho: T

A máscara de texto possibilita a criação de uma seleção do texto ou palavra na vertical;

  • 9) Seleção de demarcador – Tecla de atalho: A 

A seleção de demarcador serve para selecionar demarcadores ou pontos no objeto;

  • 10) Seleção direta – Tecla de atalho: A

A seleção direta serve para selecionar ou modificar os pontos de ancoragem nos demarcadores;

  • 11) Retângulo – Tecla de atalho: U 

Com esta ferramenta o usuário pode criar um retângulo em uma camada ou apenas um demarcador;

  • 12) Retângulo arredondado – Tecla de atalho: U

O retângulo arredondado possui a mesma função que a ferramenta anterior, a única diferença é que as pontas das formas criadas são arredondadas;

  • 13) Elipse – Tecla de atalho: U

A elipse também possui a mesma função da ferramenta anterior, a única diferença é que as formas são circulares;

  • 14) Polígono – Tecla de atalho: U

Com esta ferramenta o usuário pode inserir polígonos com lados ajustáveis;

  • 15) Linha – Tecla de atalho: U

A linha serve para criar uma linha em formato de demarcador ou uma camada de forma;

  • 16) Forma personalizada – Tecla de atalho: U

A forma personalizada abre um menu com formatos prontos para utilização.

Ferramentas de Navegação 

  • 1) Mão – Tecla de atalho: H

Serve para movimentar uma imagem no projeto;

  • 2) Girar visualização – Tecla de atalho: R  

Esta ferramenta permite que o usuário gire o documento;

  • 3) Zoom – Tecla de atalho: Z 

O zoom serve para ampliar ou diminuir a visualização do seu projeto;

  • 4) Cor de primeiro plano e segundo plano

O usuário pode definir a cor do primeiro plano e do segundo plano;

  • 5) Editar no modo de máscara rápida e modo padrão – Tecla de atalho: Q 

Esta ferramenta permite que o usuário crie uma seleção para máscara rápida ou modo normal;

  • 6) Alterar modo de tela – Tecla de atalho: TAB

A ferramenta possibilita alterar o formato de visualização do projeto.

Agora que você já conhece a barra de ferramentas do Photoshop, sabe para que cada uma delas serve.

Passo a Passo Básico:

PASSO 1: Inicie o programa em seu computador. Selecione a opção ”Arquivo” e depois seleciona “Abrir”. Procure a foto que você deseja alterar e confirme na tecla “Abrir”;

PASSO 2: Comece o procedimento criando uma nova camada da mesma imagem. Para fazer isso, acesse a lateral e clique na aba nomeada “Camadas”, clique com o lado direito do mouse no ícone da imagem e selecione “Duplicar Camada”. Aprove a ação clicando em “OK”. Desmarque o “Plano de Fundo’ da visão, clicando duas vezes no ícone do “olho”, para ver as alterações. Deixe a camada superior selecionada;
Recorte pela Varinha Mágica

PASSO 1: Na lateral esquerda da tela existe uma plataforma de ferramentas. Observe as três formas de recortar e remover o fundo de sua foto. A primeira opção possui o nome de “Varinha Mágica” e com ela você pode selecionar superfícies parecidas na foto. Clique no fundo a ser removido, aperte a tecla “Shift” e termine de selecionar as áreas semelhantes;

PASSO 2: Depois de selecionar toda a região do fundo, aperte a tecla “Delete” para apagar o fundo. Recorte pela Seleção Rápida

PASSO 1: A ferramenta de seleção rápida é recomendada para fotos que possuam o fundo com cores de tonalidades parecidas. É só clicar na região a ser removida para criar uma seleção completa;

PASSO 2: Se necessário, pressione a tecla “Shift” para adicionar áreas à seleção e a tecla “Alt” para remover áreas.

PASSO 3: Termine a operação pressionando o botão “Delete”.

Ferramenta de Caneta (Pen Tool)

PASSO 1: A ultima ferramenta e mais precisa é a Pen Tool. O usuário pode utiliza-la para criar pontos de eixos e girar a área selecionada. Em alguns casos, existe a possibilidade de selecionar toda a imagem ou remover uma parte do fundo que você não precisa;

PASSO 2: Marque cada ponto, com cuidado, em torno da imagem. Para as curvas do objeto, mantenha o mouse pressionado e gire o eixo marcado. Faça o mesmo processo até que a curva seja fechada;

PASSO 3: Clique com o botão direito do mouse na área selecionada e escolha a opção “Criar Seleção”. Com a área tracejada, apague o fundo utilizando o botão “Delete”. A área ficara quadriculado, como nos demais métodos.
Salvando as imagens

PASSO 4: Selecione a opção “Arquivo” e depois “Salvar Como”. Caso você queira salvar a imagem sem o fundo ou com o fundo transparente o formato ideal é o ”.PNG”. Caso você tenha preferência pelo fundo branco, escolha o formato “.JPEG”.

Agora que você já sabe mais sobre o Photoshop, onde baixá-lo, suas ferramentas e um procedimento básico, ficou muito mais fácil criar coragem para explorar o programa. Pesquise, compare imagens e edições, só assim você conseguira se aperfeiçoar na arte das montagens!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.613 votes, average: 3,97 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário