Pet

Pastor Alemão → Um Dos Cães Mais Úteis e Protetores do Mundo

O Pastor Alemão é uma das raças mais famosas do mundo. Por essa razão, é muito provável que você não conheça sequer uma pessoa que não saiba qual é esse famoso cachorro.

Essa raça ganhou fama principalmente por ser capaz de desempenhar uma infinidade de tarefas diferentes, além de se apresentar extremamente fiel e leal aos seus donos.

Com essa flexibilidade toda, é muito provável que você já tenha visto um pastor alemão em algum filme, seriado de televisão, comercial, ou até mesmo já tenha visto algum vizinho seu passear com um desses majestosos cachorros pela sua vizinhança.

Como essa raça é muito adorada e muito querida pela maioria das pessoas que amam cães, hoje nós vamos abordar a história da raça, o preço e algumas variações que talvez você não conheça sobre esse famoso e maravilhoso cachorro. Continue lendo!

A Origem

O inicio da raça é um pouco desconhecido, mas suspeita-se que a origem do pastor alemão tenha algum envolvimento com o cruzamento de lobos e de cachorros pastores que viviam na Alemanha.

Todavia, seu surgimento só se deu por “escrito” no século XX, e a partir desse momento esse cão com habilidades incríveis passou a ser empregado por várias áreas da Alemanha.

Em especialmente na primeira e segunda guerra mundial, esses cachorros passaram a desenvolver diversas funções graças a sua famosa obediência e habilidade de aprender. Esses cães foram batedores, mensageiros e carregadores dos exércitos alemães, fato esse que foi bastante difundido e propagandeado durante os períodos de guerra.

Após a segunda grande guerra, essa raça se espalhou e encantou todo o mundo. A partir desse momento pós-guerra, os cães se tornaram astros de cinema, e continuaram a desempenhar sua famosa função como cão de guerra ou de segurança ( além da sua habilidade de pastorear no campo ).

Hoje, acredita-se que essa seja uma das raças mais difundidas do mundo ( fato que começou a ser “comprovado” na década de 70 ).

E apesar de ser um cachorro extremamente forte e hábil, o cruzamento entre várias raças trouxeram algumas doenças ou particularidades anatômicas que costumam se desenvolver ao longo da vida do animal.

Boa parte dos pastores alemães costumam ser famosos pela displasia coxofemoral ( problema muscular e ósseo que ocorre nas patas traseiras do animal ) e também pela mielopatia degenerativa ( doença neural em que os cachorros perde a coordenação motora e que possui uma forte predisposição genética ) .

Porém, os pastores alemães ainda são cães que fazem parte da primeira escolha de muitos donos que optam por ter um cachorro com excelentes aptidões, que inclusive, o fazem parte de forças auxiliares ao redor de todo o mundo.

Filhote

Um pastor alemão filhote costuma ser um pouco diferente do cachorro adulto. Quando filhote, o pastor alemão apresenta um focinho curto e um pelo ligeiramente curto arrepiado, que o faz lembrar bastante uma espécie de lobo.

Apenas conforme os meses vão passando que ele começa a ganhar a sua forma “característica” de pastor alemão, que constitui basicamente das suas orelhas levantadas e firmes, seu focinho mais longo e é claro a sua musculatura que é bem aparente.

Desde filhotes, esses cachorros passam a ser fiéis e leais, e inclusive criam laços de amizade com seus donos que perduram por toda a sua vida. Essa é uma característica quase que exclusiva dessa raça, e é o que com certeza apaixona muitas pessoas que desejam ter um pet doméstico em sua casa.

O pastor alemão consegue se dar bem com outros cães e animais domésticos e adora receber carinho dos seus donos. São cães que tem níveis moderados de energia e que naturalmente são calmos e mansos, característica que também costuma perdurar e se acentuar por toda a sua vida.

Preço

Por se tratar de uma raça extremamente difundida, o preço de um pastor alemão não costuma ser muito caro. Porém, como de praxe, esse preço costuma variar de acordo com o local que você compra o cão.

Atualmente um preço de um pastor alemão pode variar desde 350 reais até 2 mil reais ( ou mais, dependendo das características que você procura ).

Importante ressaltar, que em alguns casos é importante fazer uma rápida pesquisa sobre a saúde dos “pais” do animal. Essa pesquisa é importante para detectar se algum deles tiveram algum traço de doenças comuns da raça que foram anteriormente citadas, como a displasia coxofemoral e a mielopatia degenerativa.

Por serem doenças que costumam ter um lado genético muito forte, pode ser que o seu cãozinho ao longo de sua vida desenvolva alguns traços ou até mesmo a doença. Portanto, é preciso ficar atento quanto a essas pequenas coisas.

A Venda

O pastor alemão pode ser encontrado à venda em vários locais. Hoje existem sites de anúncios que possuem uma infinidade de anúncios a respeito de vendas desse famoso cão.

Tudo que você precisa fazer é procurar algum portal de confiança, entrar em contato com algum vendedor e realmente averiguar questões básicas a respeito do filhote. Algumas das questões para ficar atento:

  • A vacinação do seu filhote.
  • A “vemifugação” – o famoso remédio para ajudar a prevenir vermes.
  • O ambiente em que o cachorro se encontra ( alguns vendedores apenas vendem os animais sem se preocupar com a higiene e com o ambiente em que eles estão, caso seu animal venha de um ambiente precário é provável que ele venha com algumas doenças ).

OLX

O site OLX é um famoso site onde as pessoas costumam anunciar cães à venda. É importante que você se atente a todos os detalhes citados e sempre marque uma visita antes de fechar qualquer negócio com o vendedor.

Doação

Em alguns casos é possível encontrar alguns dos cães dessa raça para doação. Isso pode acontecer com um pastor alemão filhote ou até mesmo adulto, e quando isso costuma acontecer é difícil que esses cães permaneçam para adoção por muito tempo, justamente por serem bem aceitos pela população geral.

Caso você procure por cães por doação, não se esqueça de também averiguar o passado do cão com os donos, principalmente se o cão for adulto.

Certas manias ou até mesmo um quadro de um cão agressivo podem ser facilmente encontrados em cães que foram maltratados e que são rapidamente colocados para a adoção.

Se por algum acaso, o pastor alemão for filhote, verifique se ele foi vacinado, vermifugado e se ele se encontra em bom estado de saúde. Também verifique o tratamento e o ambiente em que ele se encontrava, se possível.

Raças do Pastor Alemão

O pastor alemão por ter sido uma raça bem difundida, acabou sendo “alvo” para criação de outras raças.

Os cães normalmente apresentam uma fisionomia, temperamento e características bem semelhantes e em sua grande maioria apenas o seu pelo é um fator determinante para diferenciação.

Existem basicamente, duas “variedades” da raça pastor alemão, e mais duas raças que são originadas desse famoso cão. Veja quais são essas raças e variações logo abaixo:

Capa Preta

O pastor alemão de capa preta, é o pastor alemão tradicional que todos nós conhecemos. Ele apresenta uma pelugem marrom e preta, e o nome “capa preta” se dá principalmente por que a sua pelugem preta costuma sobrepor a pelugem marrom por todo o focinho e costas do animal.

A pelugem desse animal é de tamanho médio, e normalmente não há muita diferenciação entre os pastores alemães de capa preta.

Cinza

O pastor alemão “cinza”, é uma variação direta dos pastores alemães de capa preta. Em si, a pelugem do animal não é completamente cinza, e sim é uma variação da mesma pelugem de seu “antecessor” ( apesar de algumas pessoas acreditarem que o primeiro pastor alemão do mundo tenha sido “cinza”.

A pelugem desse animal só costuma terminar de se desenvolver quando ele atinge cerca de 3 anos de idade, e normalmente apresenta uma cor um pouco mais opaca, que lembra um pouco a cor cinza ( em alguns casos ).

Em outros casos, cães que tem a maioria do seu pelo preto ao invés da cor tradicional marrom também são considerados “cinza”, justamente por terem características semelhantes. Que são a frequente aparição das famosas “máscaras” ( pelugem preta no focinho ), olhos escuros e uma variação no tom de preto.

Outra circunstancia que costuma acontecer, é que existem pastores alemães com a pelugem cinzenta, porém, esse caso costuma ser bem raro.

Pelo Longo

Alguns animais apresentam pelo longo, o que os diferencia dos animais de capa preta. Normalmente, os cães com pelos demasiadamente longos não são resistentes às mudanças do tempo e por essa razão são indesejáveis para funções de guarda ou funções mais ativas.

No entanto, esses cães são lindos e apresentam uma boa aceitação pelo público doméstico. Basicamente, apresentam as mesmas características que o pastor alemão de capa preta, porém, possuem o pelo mais longo e diferenciado ( lembra vagamente uma mistura com alguma raça Collie ).

Belga

Os pastores belgas são semelhantes aos pastores alemães de pelo longo. Porém, costuma apresentar um porte físico um pouco diferente, principalmente quando falamos a respeito da sua postura ( que é ligeiramente diferente que a postura de um pastor alemão ).

Esses cães criados na Bélgica, possuem atualmente quatro variações. São elas :

  • A variação que se chama Malinois: pelagem mais clara, curta e lisa, lembra bastante o pastor alemão de capa preta.
  • A variação que se chama Groenendael: pelagem negra e bem longa, normalmente quando se fala em pastor belga essa é a imagem que se vem à cabeça.
  • A variação que se chama Tervueren: hoje em dia está sendo considerado uma raça separada, e se tornou um cachorro especialista em farejar entorpecentes.
  • A variação que se chama Laekenois: esse é o pastor belga mais raro, ele apresenta uma aparência bem diferente dos outros pastores, tendo seu pelo mais felpudo.

Preto

Como dito anteriormente, a variação preta da raça se chama Groenendael e é imagem mais tradicional de pastor belga que se conhece nos dias de hoje.

Seu pelo é preto e longo. Essa raça é majestosa e apresenta várias características interessantes principalmente no que se diz respeito as suas aptidões. Esses cães, assim como os pastores alemães, desenvolvem várias funções semelhantes como pastorear as ovelhas e também como cães de guarda.

Suiço

O pastor suíço é uma raça completamente variante do pastor alemão. Os pastores alemães por natureza apresentam um gene que podem desencadear a pelugem de cor branca, porém, por se tratar de uma variação rara e bem diferente dos pastores alemães comuns de capa preta, esses cães eram vistos inicialmente com um olhar de desqualificação pelos alemães mais tradicionais.

Atualmente, o pastor alemão branco se trata basicamente de uma exclusividade suíça, e é um cão que apresenta todas as qualidades do pastor alemão. A única diferença consiste na cor do seu pelo.

Fêmea

Uma cadela da raça pastor suíço é muito desejada e se trata de um animal raro. Elas podem medir em altura até 61cm ( cerca de 5cm a menos que um macho ) e é bem desejável para o cruzamento ou para ser uma cadela doméstica.

Suas características como antes citadas, são basicamente as mesmas que a de um pastor alemão.

Malinois

Agora falando um pouco do pastor belga Malinois, esse cão se trata de um “parente” belga, bem próximo do pastor alemão.

A maior diferença visível fica pela sua estrutura facial que é ligeiramente diferente. O pastor belga Malinois costuma apresentar olhos ligeiramente “puxados” e um pelo bem mais curto que o pastor alemão.

Além disso, boa parte deles não apresenta a tradicional capa preta dos pastores alemães, mas podem apresentar no seu focinho características em preto, bem semelhantes do pastor alemão.

Outras características diferentes são a sua musculatura ( que apresenta ser um pouco menor que a do pastor alemão ) e a sua estrutura óssea no geral, tendo em vista que esse cão apresenta uma postura ligeiramente diferente e aparenta também ter patas dianteiras um pouco mais longas.

Apesar das diferenças, são cães bem parecidos no geral e que basicamente desenvolvem funções similares. Muitos pastores belgas são utilizados para pastorear e também são utilizados em funções de guarda.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.416 votes, average: 3,14 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário