Oração

Oração Salve Rainha

Salve rainha, sua real versão católicaA Oração Salve Rainha é umas das mais tradicionais do catolicismo e junto com outras orações como Credo, Pai Nosso e Ave Maria, fazem o quarteto das orações que toda criança católica, deve saber depois de terminar a primeira comunhão.

Assim, Salve Rainha está espalhada pelo Brasil inteiro, principalmente na Bahia, que tem um carinho especial por essa oração, mais até do que pelo Pai Nosso ou pela Ave Maria.

Dois fatos interessantes da Salve Rainha é que ela tem como tradição ser cantada, normalmente em uma espécie de ópera, em dias santos, como nas contemplas do Domingo da Trindade até a véspera do primeiro domingo do Advento. Além disso, é ela quem fecha o terço do Santo Rosário, sendo muito emotiva por essa razão.

Além disso, ela sempre está presente nas missas especiais, sendo uma das orações que mais mexem com o coração dos fiéis, por ser extremamente positiva e muito bonita.

Origem

É sempre interessante pensar nas origens que uma oração tem, por isso, vamos relembrar da onde surgiu a Salve Rainha e como ela se tornou tão popular no Brasil, mesmo tendo surgido em um contexto de guerra e destruição europeia.

dsc72763927

A Salve Rainha não está na bíblia e foi “criada” muitos anos depois da crucificação de Jesus. Alguns teólogos dizem que a autoria dessa oração, meio cantanda, é do monge alemão, Hermano Contracto.

É bem interessante saber a história dessa oração, ela foi criada em um momento de crise da Europa, quando o Feudalismo já dava sinais de esgotamento, a Europa convivia com muitas calamidades naturais, destruindo as plantações e as casas.

Além disso, a Europa estava sendo atacada por povos nômades do Leste, bárbaros normandos, magiares e muçulmanos que invadiam qualquer povoado que eles podiam, sempre saqueando, matando e estuprando as mulheres, assim, não havia muita esperança de uma melhora, pelo menos, não em um curto espaço de tempo e com a Europa da maneira em que se encontrava, um total caos.

Crise e angústia fazem surgir uma pérola

dsc297202820Nesse momento de desespero e total angústia, Hermano Contracto acabou escrevendo essa oração, em busca de alguma ajuda, que viesse de um lugar que não fosse a Terra, para a situação que ele e seus contemporâneos viviam.

Pois, ao pensar apenas na condição humana, não havia motivos para se ter esperança, já que tudo estava terrível, pestes, guerras, fome e violência. Mas, Hermannus, conseguiu fixar sua atenção na Virgem Maria, Rainha do céu de da terra e assim consegue criar uma linda oração.

Assim, da desgraca da Europa e da tristeza profunda de um monge, acabou sendo criada umas das Orações mais famosas da Igreja Católica é uns dos hinos de esperança que até hoje perpetua em várias localidades e regiões diferentes do mundo.

Quando a oração saiu do monastério e veio a ser conhecida pela população em geral, ela logo foi adorada e todo mundo passou a orar com ela, seja em qual circunstância fosse.

Muitas personalidades da época acabavam cantando essa oração e inclusive os Papas acabaram incorporando essa oração em suas missas cotidianas, tamanho foi o sucesso que ela atingiu.

Atualmente, a Oração Salve Rainha não tem mais esse simbolismo todo e perdeu um pouco da sua força, mas, ainda é umas das principais orações que a Igreja Católica possui e isso pode ser visto nas missas nas quais ela é cantada, no terço, que possui diversas passagens com a Oração Salve Rainha e em outros eventos religiosos, no qual a Oração Salve Rainha acaba sempre estando presente.

Um aspecto interessante dessa Oração é que ela é mais curta do que algumas outras orações famosas e que ela é bem positiva, na esperança de que as coisas pela Terra possam um dia melhorar, ainda não chegou essa hora, mas, quem sabe a humanidade consiga seguir evoluindo para chegar em um estágio de harmonia completa.

dsc2839329398

E vocês, conheciam essa história da Salve Rainha? Bem interessante não acham?

Uma oração pode dizer muito da história do mundo, pois, a igreja e a política sempre andaram lado a lado, então, um acaba sendo complemento do outro. O que acham disso? Deixem seus comentários e participem desse post.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.131 votes, average: 4,31 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário