Oração

Oração Pai Nosso

dsc0283928Quem for cristão e não conhecer a Oração “Pai Nosso”, está mentindo, pois, essa é a oração mais admirada pelo Católicos, também conhecida como Oração do Senhor ou Pai-Nosso.

Quase todo brasileiro aprende a rezá-la mesmo antes de saber ler ou escrever e antes mesmo de decidir qual vai ser a religião que ele vai seguir, ou se na verdade, ele não vai seguir nenhuma.

É interessante que essa oração aparece apenas no Novo Testamento da Bíblia, ela se encontra primeiro no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13)[2] , como parte do discurso sobre a ostentação e sobre como o Senhor era humilde e tem uma outra versão no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).

Primeira versão do Pai Nosso

Na primeira versão, Jesus está ensinando as pessoas a orarem, basta ver como a estrutura da Oração se dá em frases curtas, sempre pontuadas por frases imperativas, como se fosse sempre um pedido, uma orientação para não deixar acontecer a maldade e os atos ruins.

A Oração do Pai Nosso deve mesmo ser compreendida como um exemplo de como rezar, um padrão mesmo, pois, ela nos ensina a Orar, a amar a Deus e pedir para ele realizar nossos desejos mais profundos e por isso que é a primeira a ser ensinada, antes mesmo da “Ave Maria” e do “Credo”.

Homem orando o pai nosso

É engraçado que o próprio Jesus não usava essa oração em seus evangelhos, não há descrição na Bíblia de Jesus pregando para os cristãos ou mesmo entre os seus Apóstolos, utilizando a Oração Pai Nosso, por isso, ela acabou sendo difundida depois que ele foi crucificado.

Segunda versão do Pai Nosso

Já a segunda versão do Pai Nosso, foi observada no Evangelho de Lucas e não se trata do próprio Jesus ensinando os outros a orarem e sim os próprios cristãos, em um momento de luta e drama, pedido ao Senhor que os protegesse e que os guiasse pelo caminho da luz e da espiritualidade.

Curiosidades

Veja aqui algumas curiosidades bíblicasSe repararmos bem, o emprego da primeira pessoa do plural dá um caráter comunitário à oração, por isso, até hoje, quando se reza o Pai Nosso, todos dão as mãos, algo que não acontece com a Ave Maria, por exemplo.

Foi muito difícil traduzir o Pai Nosso do que estava na Bíblia para a versão moderna, por isso, pode-se reparar em diferentes versões, mesmo dentro do Brasil, já que cada Bíblia muda ou outra pequena expressão da Oração do Pai Nosso e isso faz com que ela fique diversa, dentro de uma própria comunidade.

O Pai Nosso é umas das mais antigas e tradicionais Orações do catolicismo e fica mais forte a cada dia que passa, não importando que as novas gerações estão menos conectadas as religiões e a um Deus.

Diferentes versões

Na realidade, a oração do Pai Nosso possui algumas outras versões, fora da Bíblia, em diferentes igrejas, até mesmo algumas que não são católicas, como as neo-pentecostais ou evangélicas.

É primordial reparar que no contexto atual, o Pai Nosso ainda é muito rezado, seja nos terços feitos pelas famílias católicas brasileiras, seja nas orações que algumas pessoas fazem antes de dormir, por isso, o Pai Nosso acaba sendo tão difundido no Brasil.

Existe até mesmo uma versão Espirita do Pai nosso, a qual, é contada em algumas reuniões espirituais, por isso, essa é uma Oração Extremamente conhecida e praticada por quase todas as religiões e não pode mais ser considerada apenas uma oração católica.

dsc2372938

História

O Pai nosso foi fundamental para diferenciar os cristãos dos judeus, já que na época de Jesus, o Cristianismo ainda não estava tao forte, por isso, era necessária uma oração que pudesse ser a marca principal dessa nova religião e aí que surgiu a importância do Pai Nosso.

Até mesmo que Jesus não usasse muito essa oração, ela foi ficando conhecida entre os plebeus e com isso, o cristianismo foi ganhando a sua própria identidade, o que era fundamental naquela época.

E para vocês, qual a grande importância que a Oração Pai Nosso tem nas suas vidas? Vocês rezam ela todas as noites? Como fazem esse ritual? Deixem seus comentários e participem do post.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.120 votes, average: 3,12 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário