Oração

Oração do Credo

A Oração do Credo, mais conhecida como Oração do crer, foi feita pelo Papa Paulo VI, que quis sintetizar algumas partes importantes da Bíblia em uma única Oração, por isso, ela é tão forte, pois, fala de passagens marcantes de Jesus pela Terra, de modo com que nos sentimos mais fortes ao terminar de rezá-la.

dsc2537262

Isso acontece também pelo monte de referências que nos fazem acreditar na Igreja e nos lembra de porquê acabamos nos tornando católicos e porque acreditamos em Jesus.

Homenagem a Igreja

No ano de 68, o então Papa Paulo VI, quis oferecer para a igreja, sua profissão de fé, que acabou virando a oração do Credo. Na época, o Papa tinha dado o nome de Credo do Povo de Deus e não imaginava o quanto sua homenagem para a Igreja iria virar e o quão importante é a sua Oração para a própria história da Igreja Católica.

Livro desenhado da oração do credoAnalisando essa oração friamente, são muitas as razoes para ela ter se tornado um marco para a Igreja Católica e para todos os cristãos, já que ela é de um poder e de uma espiritualidade enormes, os quais, mexem com a gente e fazem com que acabamos até mesmo chorando, dependo do momento em que rezamos essa Oração, pois, ela é realmente muito forte, marcante e até emocionante.

Marcante para a Igreja Católica

Essa Oração, além de estar presente em muitos documentos históricos da Igreja, acabou servindo para determinar diversos eventos católicos e virou um marco da Igreja, assim como o Pai Nosso, a Ave Maria e o Salve Maria, são as 4 orações mais famosas que a igreja católica tem, isso, apesar de séculos e séculos que elas já foram criadas.

Essa oração é tão forte por uma razão simples, ela sintetiza todos os conceitos, nos quais, racionalmente ou pela fé, os católicos acabam acreditando. Por isso, essa Oração acaba sendo tão festejada e lembrada, pois, é um marco para a Igreja Católica, tanto por ser criada por um Papa, tanto pela própria força da Oração e dos ensinamentos que ela nos passa e nos leva a acreditar.

Com isso, muitos dos conceitos acabam sendo apreendidos em uma simples Oração, a qual, nem tão longa acaba sendo e por isso, pode ser decorada pelas pequenas crianças católicas, as quais, estão fazendo ou Crisma ou Catequese.

dsc283822937293

É umas das orações mais fáceis de serem aprendidas, pois, tudo que ela relata está na bíblia a faz parte da história de Jesus.

Análise pela bíblia

Ao analisarmos a oração Credo pelo ponto de vista da Bíblia, ela se torna ainda mais rica, pois, tudo o que é citado de importante na oração, tem como base o que aconteceu com Jesus e o que ele acabou passando para os seus discípulos, os quais, foram as pessoas que escreveram a primeira bíblia mundial.

Assim, a Oração acaba tendo diversos elementos marcantes, como a crucificação, a ida ao inferno, a ressurreição, o Espirito Santo, enfim, essa oração toca em todos esses elementos e conceitos mais antigos da religião, o que é magnifico.

Oração diária

dsc93840382029Um aspecto interessante é que o Credo acabou de ser transformado em uma oração diária, quem recomendou isso, foi ninguém menos que o Papa Emérito Bento XVI, Papa emérito.

Ele justifica essa escolha afirmando que afinal, “não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo. É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Baptismo.”

Isso acabou sendo perdido com o tempo, hoje o batismo é só mais um motivo para se tirar selfies e comemorar, sendo que deveria se um ritual simbólico, de extrema importância para a criação de uma criança, mas se transformou, como tudo nesse mundo em que vivemos, em mais uma razão para aparecer e ser feliz.

E vocês, conheciam o Credo já? O que pensam sobre essa Oração e sobre a importância que ela acaba tendo para a Igreja Católica? O que pensam sobre ela ser considerada umas das orações mais importantes que a Igreja possui atualmente? Deixem seus comentários e participem do post.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.310 votes, average: 4,67 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário