Aplicativos

Ok Google → O Futuro Está Sobre as Suas Mãos (E Fala!)

A Google lançou há alguns anos atrás um aplicativo que teria como missão responder por comandos de voz.

Esse aplicativo chamado Google Now, tem basicamente duas missões: a primeira é se tornar o melhor assistente pessoal do mercado (em combate a Siri da Apple) e a segunda é conseguir democratizar e unir ainda mais as informações que já estão soltas pela Web.

O aplicativo cumpre bem o seu papel e serve em praticamente qualquer celular Android que esteja dentro dos requisitos iniciais. Para facilitar a sua vida, veja quais são os requisitos logo abaixo:

  • Google App versão 3.5 ou superior;
  • Android 4.4 ou versão superior ( também é chamado de Android KitKat );
  • Ter a configuração Atividade de voz e áudio ativada.

Todos esses três principais requisitos são os fundamentais para que você possa usufruir da “nova” funcionalidade que o Google colocou para a disposição.

Esses requisitos, também são os requisitos fundamentais para que o Google consiga reconhecer as palavras “Ok Google”, que vão iniciar o aplicativo de comando de voz para você.

Bastando que você apenas dê o comando de voz que você precisa ( ou procura ) em seguida.

Apesar dessa configuração atual, ser a recomendada, o Google Now apareceu primeiramente na versão 4.1 do Android.

Ok Google Now!

Esse aplicativo da Google tem como função primordial ser uma extensão do aplicativo Google Seach, que é o principal serviço da gigante empresa norte-americana, proporciona para seus usuários.

Com o Google Now, todos os comandos de busca estarão pelo seu comando de voz e tudo que você precisa fazer é dizer algum comando para o seu celular.

Em seguida, todo o sistema fará a busca e te dará um resultado que seja condizente com a pesquisa que você está procurando.

Como Surgiu?

O surgimento do aplicativo na realidade é ligeiramente incerto. Algumas pessoas dizem que ele é uma resposta direta para o aplicativo que é uma espécie de assistente pessoal criado pela Apple, a famosa “SiRi”.

Outra possibilidade do seu surgimento, é a necessidade de inovação e de transformar o mundo em um lugar mais fácil de viver simplesmente pela unificação da gigantesca base de dados que a empresa já possui com seus serviços de busca.

Porém, o surgimento do aplicativo parece ser uma união das duas motivações juntas.

Porém, uma terceira motivação também pode ser adicionada como fator principal para o surgimento do aplicativo que é o desejo da Google de inovar e transformar o mundo em um local de realidade aumentada.

Fato esse que vem se concretizando vagarosamente desde o fiasco do Google Glass ( famoso óculos da Google, que acabou se tornando um fracasso ).

Para Que Serve?

O principal objetivo do aplicativo é facilitar a busca de informações e também facilitar alguns comandos que o seu celular pode fazer por você.

Sendo assim, a ideia é que caso você tenha alguma dúvida, ou caso você tenha alguma necessidade rápida, o aplicativo entre e jogo e faça todo o trabalho por você.

Várias perguntas comuns como: Vai chover hoje? São utilizadas no aplicativo para se ter um resultado rápido e eficaz em função da atividade que está sendo proposta.

Muitas pessoas ainda não utilizam o aplicativo com muita frequência ( pelo menos no Brasil ), porém, ainda sim o aplicativo consegue fazer coisas impressionantes e é realmente um forte concorrente no mercado para se tornar o melhor assistente pessoal.

Facilidades

Com o aplicativo você consegue simplesmente ter a resposta das suas duvidas de forma mais rápida, sem procurar manualmente pelo Google.

Caso sua opção seja apenas as funções do seu celular, o aplicativo também consegue abrir sem o menor problema.

O único quesito, é que o Google Now ( ou o Ok Google ) ainda não são capazes aparentemente de instalar algum aplicativo que você deseja, e você deve fazer todo o processo de busca e instalação do aplicativo manualmente.

Vale ressaltar que a frase “Ok Google” serve para ativar o sistema de comando de voz. E o nome do aplicativo é realmente Google Now!

Porém, ambos os nomes são utilizados sem maiores problemas ou complicações, o que realmente vale no final é a utilidade dos aplicativos.

Abaixo nós vamos falar de algumas das funcionalidades mais utilizadas do Google Now, continue lendo!

Ok Google! Tirar Uma Selfie!

Essa seja talvez uma das funcionalidades mais famosas que o aplicativo é capaz de fazer, e inclusive apareceu em um dos vídeos comerciais do canal oficial da Google Brasil.

Ao dizer “Ok Google” para o seu celular e em seguida falar a frase “Tirar uma Selfie” o celular automaticamente abre a possibilidade de você tirar uma foto sua de maneira rápida e descomplicada, sem ter que fazer todo o processo manualmente.

Essa funcionalidade é muito famosa e com certeza já facilitou a vida de muitas pessoas que vivem tirando foto em todos os lugares!

Ok Google! Abrir Facebook!

Como dito anteriormente, o comando de voz abre a possibilidade do Google Now abrir aplicativos no seu celular.

Como um dos aplicativos mais utilizados das pessoas é o Facebook, essa frase já foi largamente utilizada pelas pessoas que costumam passar boa parte do seu tempo livre na maior e mais famosa rede social do mundo.

Caso você tenha alguma dúvida, basta testar. Porém lembre-se, o aplicativo Google Now, só irá abrir se você tiver o aplicativo do Facebook já instalado no seu celular Android.

O Google Now não é capaz de abrir websites por comando de voz ( pelo menos ainda ).

Abrir Whatsapp!

Outro teste interessante e que muitas pessoas fazem é a abertura do WhatsApp. Essa funcionalidade é exatamente a mesma que a do Facebook, fazendo com que o aplicativo abra sem você precisar fazer todo o processo manualmente.

Muitas pessoas costumam ter mais facilidade para utilizar essa função, tendo em vista que praticamente todas as pessoas que possuem um smartphone Android, já costumam ter instalados em seu sistema o aplicativo Whatsapp.

Previsão do Tempo!

Essa função é excelente e é uma das inovações que o aplicativo Google Now trás para nós. Essa funcionalidade demonstra a capacidade do próprio aparelho realizar pesquisas baseadas apenas no comando de voz, mostrando um resultado simples e rápido sem que nós tenhamos que procurar manualmente por toda a internet.

Essa funcionalidade realmente elimina um problema básico, que é sempre a escolha do site que temos que procurar para conseguir obter alguma informação básica como essa.

Dessa forma, muitas pessoas perdem o que se chama de “Information Overload” – algo como overdose de informações, que acomete a grande maioria das pessoas que navegam na internet.

A overdose de informações é a incapacidade que nós temos de realmente processar tudo aquilo que nós acabamos encontrando pela internet.

Quase sempre o resultado que acontece é a desistência da busca ou a falta de interesse pelo resultado seja ele qual for.

Abrir Youtube!

É outra funcionalidade largamente utilizada, principalmente porque praticamente todas as pessoas que hoje tem acesso à internet passam algum tempo no YouTube.

Lembrando que essa funcionalidade funciona apenas se você tiver o aplicativo YouTube instalado no seu celular.

Caso você não tenha, será necessário que você instale, e somente assim o comando de voz feito para o Google Now será capaz de abrir utilizar essa funcionalidade.

Como dito anteriormente, o Google Now não tem a capacidade de instalar aplicativos ou abrir páginas na web por conta própria. Pelo menos por enquanto, essas outras funcionalidades não são encontradas no aplicativo até os dias de hoje.

Tradutor!

Outra função que é largamente utilizada e realmente tem muita utilidade para uso diário é a possibilidade de abrir o Google tradutor apenas pelo comando de voz.

Uma vez que é dado o comando, o Google tradutor abre e todo o processo de fazer a tradução ou descobrir o significado de alguma palavra de língua estrangeira ( não só apenas o inglês ) se torna muito mais fácil.

Essa talvez seja a função que mais incorpore a real missão e utilidade dos processos de busca da empresa.

Uma vez que ele consegue de fato fazer toda a tradução de maneira quase instantânea, possibilitando que você compreenda e consiga responder ( com certos erros, é verdade ) qualquer outro idioma que você não domine.

Anos atrás, uma funcionalidade como essa era inimaginável, e as pessoas costumavam a ter que andar com um dicionário e ter um conhecimento prévio mínimo para poder fazer qualquer tradução.

O Que Vem Pela Frente

O futuro indica que todo o processo de refinação dessa aplicação pode realmente trazer o futuro que o Google imagina para cada vez mais próximos de nós.

A realidade aumentada dentro de algumas décadas, pode realmente ser uma possibilidade real, e cada vez mais caminhamos a passos largos para ela.

Talvez, dentro de dez ou vinte anos, toda a nossa vida se torne mais fácil e realmente mais digital.

Tendo em vista que já passamos todo o tempo conectado e de fato já conseguimos retirar as informações que precisamos direto da internet em tempo real.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.314 votes, average: 4,57 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário