Pet

Maltês → Tudo Sobre a Raça Você Encontra Aqui

O pequeno cachorro Maltês é um famoso cãozinho de pequeno porte. Com seu pelo longo e com a sua fisionomia de amigável, rapidamente ele passa a chamar a atenção e cativar donos por onde quer que ele passe.

Sendo um cachorro preferivelmente de uso doméstico, o maltês é um excelente animal para fazer companhia para a sua família.

Com características amigáveis, e com personalidade completamente dócil e amigável, o Maltês talvez seja um dos cachorros mais fáceis de lidar que existem.

Essa pequena raça, é originária da ilha de Malta, e ao que tudo indica, a linhagem da raça existe por pelo menos 2000 anos.

Esse cão já fez parte da realeza inglesa, e hoje é encontrado em praticamente qualquer parte do mundo. Fato esse que só foi possível graças às suas características únicas, que fazem com que seus donos se tornem verdadeiros entusiastas da raça de pequeno porte.

O maltês apesar de ser um cão de porte pequeno, apresenta boas características de guarda para a surpresa de muitas pessoas. Apesar do seu tipo físico não apresentar nenhuma indicação para a função, ele certamente pode se tornar um pequeno cão valente contra estranhos.

A Origem da Raça

Apesar de seu nome ( e também da grande maioria das pessoas acreditarem ) que a origem da raça se deu em Malta, existem algumas controvérsias que indicam que a origem da raça pode ser na verdade ser do continente Asiático.

Aliás, falando do seu nome, algumas pessoas acreditam que o nome “maltês” não seja relacionado diretamente ao seu país de origem, mas sim acreditam que a palavra vem de um adjetivo que é dado ao próprio cão.

Esse adjetivo vem de uma palavra de outra língua, e é escrito como “malat”, que tem o significado de seguro ou porto.

Outra controvérsia que existe, é a respeito dos anos da sua origem. Alguns estudos criam a suspeita de que o Maltês já existia desde pelo menos 300 a.C, o que certamente faz com que o Maltês seja uma das poucas raças que existem por tantos anos.

Durante toda a sua longa história e linhagem, suspeita-se também de que a raça tenha sido quase colocada em extinção, à causa dessa possível extinção não é muito bem difundida entre a história desse pequeno cãozinho.

Em relação a tantas controvérsias, o pequenino Maltês já teve também vários nomes ao redor do mundo. Já foi chamado de “Cão Leão de Malta”, principalmente por que os seus donos na Ásia parecia tosar sempre o seu longo pelo para deixa-los parecido com um leão ou felino de grande porte.

Esse cachorro, se tornou ao longo do tempo um famoso cachorro da realeza Inglesa, e uma das razões era a sua facilidade de ser carregado no colo e também pela sua grande elegância que é apresentada majoritariamente pela aparência de seus longos pelos brancos.

Branco

A maioria dos cães dessa raça apresenta um longo pelo branco. Essa característica é até hoje uma “marca” especial que o cãozinho leva para todos aqueles que amam a raça.

Porém, em alguns casos existem a apresentação de uma pequena mistura com a cor castanho claro ( ou bege ) na sua pelugem. No entanto, essa variação não se trata de uma variação muito comum, e na grande maioria das vezes os cães da raça Maltês possuem pelo branco.

As sub-cores mais comuns a partir do branco no maltês são:

  • Branco com caramelo;
  • Branco e preto;
  • Amarelo e branco.

Preço do Maltês

O Maltês mesmo sendo um cão de pequeno porte, costuma ter um valor consideravelmente alto. Seu valor pode ir de 800 reais até 3.000 reais ( e em alguns casos, os preços podem estipular esses valores citados anteriormente ).

O preço do animal ainda pode variar caso você procure por um canil especializado na raça.

Filhote de Maltês

Os filhotes de maltês são cães extremamente pequenos e dóceis. Além de extremamente amigáveis, eles costumam ser considerados realmente uma estrela por onde quer que passem.

Um filhote possui o focinho ligeiramente mais curto, e já bem pequeno apresenta as características tradicionais do seu pelo que costuma ser longo.

Porém, apesar de apresentar a característica do seu pelo longo, já nessa fase, ele aparenta estar com aquele visual de pelo tosado que muitas pessoas preferem ao invés daqueles longos pelos que podem até mesmo arrastar pelo chão.

Nessa fase, eles são facilmente confundidos com o West Highland White Terrier, que é a famosa raça do cachorro do portal iG.

Já desde filhotes, eles também apresentam a sua característica amigável e mansa, que costuma apenas a melhorar conforme ele cresce.

Maltês Micro

O Maltês Micro se trata de uma variação da raça Maltês, mas que na verdade pode não existir.

Esse nome é foi inicialmente criado por alguns criadores que passaram a vender seus animais, e por se tratar de um cachorro que é pequeno.

Por que essa denominação foi dada para que as pessoas já tivessem a real noção do seu pequeno tamanho desde o início.

Na grande maioria das vezes, o Maltês Micro, é o cachorro da mesma raça “Maltês” sem muitas ou quaisquer diferenças aparentes.

Boa parte dessas variações pode ocorrer por causa de um cruzamento entre outras espécies, mas que é em certo ponto considerado raro, principalmente pelo pequeno tamanho da raça.

Outra terminologia que também é colocada de maneira ligeiramente errônea, é a nomeação da raça para Maltês Micro Toy.

Os cães da raça Maltês já são considerados cachorros Toy pelo seu pequeno porte, e por serem basicamente cachorros de “colo”. Porém, essa denominação Toy é redundante e não existem indícios que exista outra raça com características ainda menores, além da própria raça Maltês.

Maltês Fêmea

Um cão Maltês fêmea pode ser facilmente encontrado sem maiores problemas. Tudo que você precisa fazer é procurar por criadores que estão vendendo seus filhotes.

O maltês fêmea, muitas das vezes é escolhido principalmente por mulheres. E normalmente as cadelas são apresentadas de maneira requintada e com bastante adereços ( como laço ou até mesmo roupinhas ).

Tosado

O maltês tosado é um cão extremamente bonito. Muitas pessoas preferem aparar o seu pelo a deixar ele longo e muito comprido.

Aliás, como foi citado anteriormente, um dos costumes mais comuns das pessoas que tinham esse pequeno cãozinho era tosa-lo para que ele parecesse um leão ou outro felino de grande porte.

Muitas pessoas preferem o Maltês tosado, e algumas pessoas preferem que eles tenham seu pelo longo. No final das contas, pouco interessa como você vai deixar o pelo do seu animal.

O único pequeno aviso importante, é que seja qual for a sua escolha, você deve pelo menos aparar as pontas para manter o pelo do animal em um mesmo comprimento.

Uma das razões para manter o pelo do animal em um mesmo comprimento é para que o animal se sinta bem, fique mais bonito e é claro, tenha uma higiene melhor.

Caso você opte por ter um pelo longo no seu Maltês como muitas pessoas fazem, observe sempre que puder sobre sujeiras ou impurezas no seu pelo que podem prejudicar a saúde.

Caso você não tome os reais cuidados com o pelo do seu animal, lembre-se sempre que ele pode acabar desenvolvendo algum tipo de doença ou complicação por causa da fala de higiene.

Características do Maltês

O Maltês no geral é um pequeno cãozinho que não costuma dar muito trabalho. Por boa parte do tempo ele demanda poucos exercícios, e é bem tranquilo de lidar.

Uma característica muito interessante do Maltês é que ele costuma a ser o reflexo do seu dono, e embora em grande parte ele aparente precisar de pouco exercício, caso o seu dono seja enérgico e sempre saia com ele, ele com certeza dará conta do recado.

Um cão da raça Maltês, apesar de ser um cachorro de colo ( ou de companhia ), ele apresenta um instinto territorial muito forte e costuma tentar proteger o seu dono de qualquer coisa.

Por ele ter esse instinto muito aflorado, é importante cautela caso você opte por ter outro animal dentro de casa ou caso você tenha uma criança pequena, tendo em vista que eles podem atacar ou latir muito caso estranhe a presença de outra pessoa ou de outro animal.

Apesar de ser pequeno, alguns cães da raça comumente costumam latir para cães maiores, sem ter o menor medo ou receio de enfrenta-los. Os pequenos valentes são corajosos e caso o dono não saiba adestra-lo ou tomar conta dele, pode ser que ele cause alguns problemas.

Porém, no geral, o Maltês é um cão bem brincalhão e simpático e provavelmente não apresentará maiores problemas caso o dono saiba cuidar bem dele. Eles normalmente são a escolha ideal para pessoas que moram em apartamento e também são fundamentalmente.

Temperamento da Raça

Os cães dessa raça por terem um alto instinto territorial como citado anteriormente, comumente podem apresentar um comportamento um pouco agressivo.

No entanto, devido ao seu tamanho e também a outras características do temperamento do animal, ele não apresenta qualquer risco para a segurança de ninguém.

Todos esses comportamentos podem ser sobrepostos com um adestramento bem feito, porém, vale ressaltar que o Maltês não é um dos cães mais fáceis de adestrar, e caso você realmente precise de um adestramento para o seu cão, você deve procurar um profissional qualificado.

Alguns Cuidados Que Devem Ser Tomados Com o Maltês

Em relação ao cão, alguns cuidados devem ser tomados principalmente quando falamos a respeito do pelo. Porém, como já falamos dessa questão durante o texto, a próxima questão que é fundamentalmente importante para a saúde do seu cão é o cuidado com a saúde dele.

Normalmente, o Maltês é um cão que apresenta uma saúde exemplar, sem qualquer problema ou predisposição a doenças ( o que é incrível, considerando que até raças de grande portem comumente costumam ter algum problema de saúde com predisposição genética ).

Alguns dos cuidados que você deve ter em relação ao seu cão, são os cuidados comuns como a visita regular ao veterinário e também com a higiene do animal.

Lembre-se também de averiguar todas as circunstancias antes de comprar o seu filhote. Uma visita no local onde o animal se encontra e também averiguar se o animal irá receber as vacinas e o remédio contra vermes faz parte fundamental do processo de compra.

Caso você realmente tenha dúvidas quanto á procedência do cão, priorize canis ou criadores especializados na raça que vão poder assegurar e garantir um animal com uma saúde impecável e também um animal sem qualquer risco para a sua família.

Essas práticas vão garantir que você tenha um novo membro ideal para a sua família e também vão garantir que ele se desenvolva completamente.

O maltês é um cão reconhecido pelo seu carinho e pela sua valentia e com certeza ele será um dos melhores cães de companhia que você pode ter.

Com o passar do tempo e conforme o Maltês envelhece, ele tende a ficar com um pouco mais preguiçoso e se torna cada vez mais um cachorro que aprecia um colo e uma boa almofada.

Em média o Maltês dura cerca de 10 anos de idade, o que é considerado uma estimativa de vida bem alta se tratando do tamanho do animal. Vários cachorros com menos de 10 anos de idade tendem a morrer menos idade.

Apesar dessa estimativa, alguns cães da raça Maltês costuma passar desse numero e viver até 13 ou 14 anos o que com certeza é uma vida bem longa considerada para esse cão.

Como eles não apresentam problemas de saúde aparentes, um bom cuidado e um bom carinho dos seus donos são o suficiente para ele permanecer saudável e sempre ao seu lado.

Apesar de pequeno, esse cão tem um coração grande e tende a amar muito os seus donos. Fidelidade é uma das suas características e o seu velho ímpeto de ser ligeiramente “folgado” com outros cães apresenta o quanto esse cão é determinado para proteger a sua família independentemente do seu tamanho.

Como foi dito anteriormente no texto, o Maltês não parece se intimidar por outros cães e animais maiores que ele, e quase sempre ele se mantem firme no seu espaço.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.262 votes, average: 3,91 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário