Cartões

Jovem Aprendiz → Encontre Agora o Seu Primeiro Emprego

A entrada no mercado de trabalho nunca é fácil. Muitas pessoas se deparam com a primeira e grande barreira que é a busca pelo primeiro emprego.

Para facilitar a entrada dos jovens no mercado, foi criado um programa chamado Jovem Aprendiz pelo governo federal.

Esse programa foi criado pela Lei 10.097/00 e tem como objetivo fazer com que os adolescentes e jovens de todo o país tenham a sua disposição programas de aprendizagem em empresas dos vários ramos do mercado.

  • Programa Jovem Aprendiz: Abre vagas de emprego para estudantes.
  • Itau: É a empresa que oferece mais benefícios aos aprendizes.
  • Inscrever: Sua inscrição é feita diretamente pelo site.
  • Locais com Vagas: Ao fazer sua inscrição serão mostrados alguns lugares que estão contratando.

De maneira simplificada, a medida busca agregar experiência e conhecimento para os jovens recém-chegados no mercado, possibilitando que eles cresçam profissionalmente já desde o seu ingresso no programa.

Todos os trabalhos feitos no programa jovem aprendiz possuem grande valor e também apresentam uma grande oportunidade para o jovem que após o período de aprendizagem tem a possibilidade de ser efetivado pela empresa.

A efetivação, no entanto, fica por conta da empresa em questão, e de forma nenhuma o governo ou o programa pode interferir nessa possível futura contratação (a contratação é facultativa pela empresa).

Saiba Mais Sobre o Programa Jovem Aprendiz

Este Programa possui duração média de dois anos como prazo de duração total. E desde a criação desta lei (a chamada lei da aprendizagem, citada anteriormente) as médias e grandes empresas são obrigadas a separarem um número no seu quadro de funcionários para a contratação de um jovem.

O quadro de horário desse jovem é diferenciado (semelhante a um estágio) e de forma alguma esse emprego ou ocupação pode interferir no rendimento escolar da pessoa contratada.

O  jovem aprendiz tem idade mínima de 14 anos e idade máxima de 24 anos de idade. Apesar dessa diretriz, fica a critério da empresa em questão determinar a faixa etária específica para as suas necessidades de contratação para o cargo específico.

A cada vez mais tem se tornado uma das melhores opções para todas aquelas pessoas que desejam (e em vários casos precisam) ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho.

Todo esse período de experiência é fundamental para o jovem que está em processo de aprendizagem, como também é fundamental para abrir outras oportunidades na sua vida.

Hoje, muitas pessoas consideram esse programa um sucesso. Apesar de existir a mais de 10 anos, o programa jovem aprendiz 2016 continua sendo fundamental para essa parcela da sociedade e inclusive não recebeu muitas alterações desde o momento de sua criação.

Como Fazer Para se Inscrever no Jovem Aprendiz?

De maneira geral não existe uma maneira específica para se inscrever no programa Jovem Aprendiz. Caso o jovem interessado esteja dentro da faixa etária determinada na lei, basta que ele passe então a procurar os vários locais onde é admitida essa contratação.

Hoje em dia a maioria das empresas de grande nome no mercado (para não dizer todas elas) apresentam um programa de aprendizagem específico para as pessoas dessa faixa etária. Portanto, a primeira opção é procurar por empresas que disponibilizam esse tipo de vaga para a aprendizagem.

Alguns Locais Para Procurar Vagas

Ao longo desse artigo, vão ser abordadas varias instituições de grande nome no mercado que possuem o programa de jovem aprendiz.

Apesar dessas empresas estarem listadas aqui, é importante que você faça a sua pesquisa mais a fundo e realmente procure saber quando abrem as inscrições e também quando você pode começar a enviar os seus currículos.

Vamos às empresas:

Correios

Os correios é uma empresa pública e que normalmente costuma empregar um número considerável de pessoas para os programas de jovem aprendiz.

No ano de 2016 foi feito um processo seletivo onde mais de 495 mil pessoas foram inscritas, e após o processo cerca de 464 mil pessoas foram classificadas para participação do programa.

Importante ressaltar que a classificação não significa aprovação, e sim significa que milhares de pessoas tentaram uma chance no processo seletivo da empresa.

Por ser uma empresa pública, muitas pessoas recebem estabilidade e grandes possibilidades de efetivação. Além dessa possibilidade, uma experiência dos correios no currículo tem um valor altíssimo e é a “porta de entrada” para a conquista de um emprego maior.

No geral, em 2016 foram admitidas 3.882 pessoas em todo o país. A carga horária em média é de apenas 20 horas semanais e os aprovados receberam um salário de R$413,33 reais, mais todos os benefícios relacionados ao emprego (como vale transporte, vale refeição ou alimentação e uniforme).

Apesar do “baixo salário”, é importante ressaltar que esse é o programa de jovem aprendiz, e a carga horária e responsabilidade das pessoas que estão ingressando são bem menores que a de um funcionário normal.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é outra empresa pública “cobiçada” por todos os jovens que desejam ingressar em um programa de jovem aprendiz.

No Banco do Brasil, todos os jovens que ingressarem vão receber o conhecimento básico do setor bancário ( que é uma grande porta de entrada para outros empregos nesse ramo ) e vários valores éticos e ambientais.

Assim como em várias outras instituições sérias, o Banco do Brasil leva muito de maneira séria na hora de admissão dos seus funcionários o rendimento escolar de cada candidato.

Nessa instituição, as pessoas que conseguem ingressar no programa de Jovem Aprendiz receberão um salário mínimo, vale transporte, vale refeição, 13º salário e férias que coincidem com o recesso ou período de férias escolar.

Além desses benefícios estarão disponíveis o seguro-saúde e um curso de orientação profissional.

Bradesco

O Bradesco é uma instituição bancária privada com altíssimo reconhecimento no mercado de trabalho. Regularmente a empresa também apresenta um programa de jovem aprendiz que costuma abrir vagas anualmente para o processo seletivo.

Para participar desse processo, basta que você faça o cadastro do seu currículo no site do próprio Bradesco (na página referente ao programa Jovem Aprendiz) e em seguida esperar ser chamado.

O Bradesco é reconhecidamente hoje a marca mais valiosa da América latina e certamente qualquer experiência que você possa ter no início da sua carreira de trabalho no Bradesco irá pesar para qualquer outro emprego que você possa procurar.

Os benefícios que a empresa disponibiliza não foram divulgados, mas imagina-se que estejam incluídos o vale transporte, o vale refeição, possivelmente um plano de saúde e uma bolsa que chegue perto de um salário mínimo mensal.

Itaú

Sendo mais uma empresa privada da área bancária, o Itaú é uma das maiores marcas que estão presentes hoje no país. Uma experiência no banco pode significar a porta de entrada da efetivação na própria empresa, ou a chance de entrar “de vez” no mercado de trabalho da carreira bancária.

O banco Itaú é o banco que hoje no Brasil possui a maior e melhor estrutura, e no geral é uma excelente opção para começar a sua carreira.

Como requisitos, o banco procura jovens entre 14 e 24 anos que cursam ou já cursaram o Ensino Médio.

Além desse requisito, o banco aparentemente possui preferencia por alunos da rede pública (como está descrito no próprio site da empresa relacionado ao jovem aprendiz).

Como benefícios o banco destina para o jovem aprendiz: vale-refeição, vale-transporte, politica salarial diferenciada, seguro de vida em grupo, assistência médica e odontológica.

SENAC e SENAI

O SENAC e o SENAI normalmente são uma das melhores opções para as pessoas que decidem entrar no programa de jovem aprendiz.

Ambas as instituições (públicas) apresentam programas de jovem aprendiz bem “encorpados” e que quase sempre mudam a vida dos jovens que passam pela empresa.

Existem várias modalidades e em alguns casos os alunos podem se tornar funcionários e estudantes da instituição, que costuma abrir as portas para a maioria dos jovens (inclusive nos seus cursos técnicos profissionalizantes).

Santander

O Santander é mais uma das instituições bancárias que costuma abrir várias oportunidades para o programa de Jovem Aprendiz.

Sendo um pouco diferente da maioria das outras instituições o Santander disponibiliza vagas para jovens que estão entre os 14 e 25 anos (um ano a mais do que as outras instituições).

Além do requisito de idade, o banco também dá prioridade para pessoas de baixa renda, que possuem disponibilidade para trabalhar 6 horas e que também que estejam matriculadas no Ensino Médio em uma instituição pública.

A remuneração é de um salário mínimo e o jovem aprendiz que ingressar na instituição vai ter uma grande variedade de benefícios que vão desde o vale transporte até férias remuneradas e 13º salário.

Para ingressar no processo seletivo, basta que você se inscreva no “Trabalhe Conosco” do próprio site do portal Santander.

Sabesp

Para ingressar em um programa de jovem aprendiz no Sabesp, naturalmente o candidato deve ter que ter uma formação profissional no SENAI.

No Sabesp, a carga horária de trabalho fica em torno de 40 horas semanais e os benefícios são: um salário (não especificado, mas suspeita-se que seja um salário mínimo), assistência médica, vale-refeição, seguro de acidentes pessoais e o vale-transporte.

Como requisitos, o aluno deverá ter entre 14 e 21 anos de idade e deve está cursando o Ensino Médio Regular (especialmente no primeiro e segundo ano).

Normalmente o ingresso é ligeiramente mais difícil, mas o aluno é recompensado com uma experiência profissional de ponta em uma das melhores instituições do país.

Lojas Americanas

As lojas americanas é uma das lojas do varejo que mais contratam pessoas durante todos os anos. Inclusive, caso você não se enquadre no quadro de jovem aprendiz, talvez você esteja elegível para uma vaga “comum” em alguma loja da rede.

O processo seletivo para as vagas comuns tendem a serem feitos com frequência e normalmente as pessoas são admitidas em caso de boa nota (no processo seletivo feito na hora).

Agora falando especificamente do caso do Jovem Aprendiz, a pessoa precisa ter entre 16 e 21 anos de idade, deve está cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio e o jovem também deve ter disponibilidade para trabalhar 6 horas diárias.

Também é necessário que o jovem faça um curso profissionalizante em uma instituição parceira. Dentre os benefícios estão: Férias, salário (não especificado se é um salário mínimo – suspeita-se que sim), décimo terceiro salário, vale transporte, vale refeição.

As lojas americanas admitem centenas e até mesmo milhares de funcionários todos os anos, e talvez essa seja uma das escolhas mais acertadas que você pode fazer.

Nestlé

A Nestlé também possui um programa de jovem aprendiz para os jovens que realmente quiserem ingressar no mercado de trabalho mais cedo.

A empresa do ramo alimentício possui como requisitos que o aluno tenha entre 14 e 24 anos, o aluno também precisa estar matriculado no ensino médio e ele também precisa ter conhecimentos em informática.

Fora esses requisitos, não foram divulgadas outras informações como benefícios e salário. A Nestlé é outra companhia extremamente desejada por pessoas que desejam ingressar como jovem aprendiz.

A Nestlé também provavelmente irá abrir vagas para o programa jovem aprendiz em 2017. Caso isso ocorra, procure pela empresa no site vagas.com.br. Nesse site, é onde a empresa normalmente disponibiliza suas vagas e processo seletivo.

A principio os requisitos são os mesmos que foram divulgados anteriormente e realmente é preciso esperar o ano que vem para ter certeza das necessidades da empresa.

A Nestlé pode ser mais uma das empresas que vão fazer a diferença no seu currículo, e certamente vale a pena uma atenção extra para que você consiga de fato ingressar no quadro de funcionários da empresa.

Inscrições Para Jovem Aprendiz 2017

Em 2017 irão abrir milhares de vagas espalhadas em todo o Brasil para todos aqueles jovens que decidirem entrar no programa de Jovem Aprendiz.

Apesar de em um primeiro momento a concorrência ser alta, é fundamentalmente importante que você pelo menos participe dos processos seletivos para ganhar experiência.

Além dessa experiência inicial no mercado de trabalho, você ainda pode ser de fato empregado como uma das pessoas escolhidas para participar do quadro de funcionários da empresa em que você admitiu o seu currículo ( e obviamente prestou o processo seletivo ).

Veja abaixo algumas das empresas que irão abrir vagas para 2017:

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma das empresas que pode voltar a abrir o plano de Jovens Aprendizes. No momento a empresa está com uma “modalidade” diferente, e passa a contratar todos os anos adolescentes aprendizes para complementar o seu quadro de funcionários.

Essas vagas são destinadas para as pessoas menos favorecidas que em suma apresentam como renda total 3 salários mínimos. Notoriamente, as vaga são para os jovens e pessoas de baixa renda e que de fato precisam ingressar no mercado de trabalho quanto cedo.

Apesar de ser uma dúvida frequente, é importante ficar de olho para o próximo processo de admissão. Caso ele ocorra no ano seguinte, com certeza é uma das melhores oportunidades que qualquer pessoa pode ter no mercado de trabalho.

Instituições Bancárias

Os bancos Bradesco e Itaú provavelmente no ano seguinte também abrirão novas oportunidades. Como esses bancos já foram descritos nesse artigo, é importante que você releia os detalhes anteriores, e mais importante ainda – é importante que você atente ao processo seletivo do ano que vem.

Como dito anteriormente, essas instituições são fantásticas e são a porta de entrada para uma carreira bancária, que tende a ser uma das carreiras mais cobiçadas por vários profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Outros bancos além desses três citados também poderão abrir vagas, como é o caso do Santander e até mesmo o Banco do Brasil. Portanto, é importante prestar atenção e ficar atento às vagas do ano seguinte.

Lembre-se que a preparação é a chave para que você consiga de fato entrar em uma instituição sem maiores problemas.

O Programa Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro existe uma infinidade de empresas que possuem o programa de jovem aprendiz. Com uma rápida pesquisa na internet é possível achar várias e várias empresas que estão sempre precisando de mais pessoas no seu quadro de funcionários.

Para participar do processo seletivo dessas empresas normalmente é necessário que a pessoa que deseja se candidatar coloque o seu currículo no departamento responsável da empresa (ou diretamente no RH ou no próprio atendimento ao cliente caso a empresa tenha esse departamento).

Por fim, é importante uma mensagem de incentivo, por que apesar de existirem várias vagas também existem várias e várias pessoas tentando ingressar junto de você.

Em vários casos você não será comunicado pela empresa e certamente não dará andamento nem para a segunda parte do processo seletivo que normalmente consiste de uma entrevista.

Quando isso acontecer é importante determinação e muita persistência, por que certamente a vaga estará cada vez mais próxima e certamente você só terá benefícios caso escolha ingressar cedo ao mercado de trabalho.

Muitas das vezes todo esse trabalho acarretará no futuro em um resultado fantástico tanto na sua experiência de vida como na sua experiência profissional, e o ponto mais importante é sempre visar o seu desenvolvimento como pessoa e profissional.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.316 votes, average: 3,46 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário