Pet

Husky Siberiano → O Lindo Cachorro Das Neves

O cão possui uma aparência de lobo, com olhos azuis é assim que a maioria das pessoas imaginam os Husky Siberiano, mas na verdade possui vários tipos de cores tanto de pelo quanto de olho, até verde, imagine.

Uma raça que adora frio e é facilmente dócil com outros animais e pessoas desconhecidas, extremante peludo, garante um abraço bem quente, principalmente o inverno, não é aconselhado criá-lo em ambientes que fazem muito calor.

O Husky siberiano é uma raça muito antiga do ártico, sua história de linhagem e descendência ficou perdida com o tempo, mas temos relatos de como surgiu e como ficou conhecido no mundo, ganhando até estatua em homenagem aos seus esforços, salvando pessoas, graças as suas características.

Além disso conhecer os cuidados necessários, para que mantenha a saúde em dia, é um cão de pouca extravagancia, então facilmente pode ser criado, ele penas pede espaço pra correr, sombra e agua fresca.

Quer saber um pouco mais sobre a raça Husky Siberiano, confira esse artigo:

Um Pouco Sobre a Raça

Segundo historiadores e criadores a raça teve origem na Ásia, por um povo chamado Chukchi, como dissemos o cruzamento que levaram a criação da raça são desconhecidas, alguns acreditam que descendam diretamente de lobos, por causa do uivo, pois é um cachorro que não late.

Mesmo com o cruzamento desconhecido, suas características predominantes determinam que sua origem seja do grupo canino spitz, onde os atributos gerais são:

  • Pelagem grande
  • Orelhas triangulares
  • Rabo pontiagudo, curvado no dorso
  • Resistentes ao frio

Ainda segundo historiadores da raça, tiveram evolução por muitos anos, não podendo definir claramente quais características dos ancestrais foram excluídas no decorrer da criação, o que se sabe é que o Husky siberiano, teve participação ativa na história Asiática.

Após a corrida do ouro no Alasca, onde teve papel essencial no transporte, ganhou papel de entretenimento, atleta e mais tarde de salva vidas, naquela época havia outros cães que puxavam trenó.

Após a corrida do ouro, o passeio de trenó era uma das partes mais esperadas pelos viajantes e mais tarde surgiu a corrida de trenó, a aposta era para ver quem faria a maior distância dentre os competidores, em 1909 a tribo dos Chukchi na corrida uma equipe formada apenas por cães da raça Husky, que até então era desconhecida.

O grupo spitz é formado por várias raças, certamente você deve conhecer essas outras:

  • Akita
  • Samoieda
  • Shiba
  • Show Show,

Estes também puxavam trenó, naquela época, alguns são diferentes da forma atual que conhecemos, como os Huskys evoluiram, essas também não foi diferente, além de puxar trenó cada um possuía característica especifica da raça.

Quando entrou na disputa, as pessoas perceberam que os Huskys eram mais calmos que os demais, além de conseguirem alcançar uma maior distância dos demais, claro que com treino e incentivo correto o cão pode ser um excelente atleta, levaram o destaque na corrida, ganhando primeiro lugar.

Após o sucesso nas corridas de trenó, o cão deu um salto para salvar vidas, como é difícil andar na neve e eles alcançavam uma distância razoável, porque não se cansam facilmente, chegaram a percorrer 540km aproximadamente, levaram um soro salva-vida.

Um medicamento para tratamento de difteria, sendo responsável por salvar muitas vidas em uma cidade, em agradecimento a raça, foi erguido uma estátua na cidade, que está lá até hoje.

Quando concluiu a ação salva vida, sua popularidade disparou, muitas pessoas de outros países ficaram interessadas em ter um cão desse por perto, assim surgiram muitos pedidos e futuramente criadores espalhados por todo o mundo.

Mais tarde, após ganhar o público do mundo todo, sua participação também foi ativa na Segura Guerra Mundial, naquele momento o seu objetivo era procurar por feridos e puxar pessoas as pessoas até pontos seguros.

Uma das atividades inicias eram puxar trenós, poderia facilmente puxar um humano ferido por uma longa distância sem se cansar, salvando muitas vidas naquele período.

Atualmente a raça é usada em resgate em locais do ártico, principalmente em dias de tempestades, também participa de exposições e corridas de trenó na parte fria da Ásia.

É uma história bem interessante, além disso possuem características singulares, dos demais cães que confere a ele todo a homenagem de tantas pessoas que são gratas a raça.

Características

Você pode achar o cão muito bonito, mas é necessário conhecer suas características para que sejam compatíveis com as suas e no fim tanto um quanto outro possam se divertir e muito.

A raça de uma forma geral é independente, além de inteligente, um cão que gosta de correr então é bom ter espaço em casa ou que pratique atividades regulares sempre para manter o temperamento.

Também é conhecido pela personalidade aventureira e brincalhona, mas também pode ser um pouco teimoso.

Quem cria a raça, pode afirmar que ele pode ser predador de gatos e gados e que não latem, mas uivam muito, quando incomodados com algo, além de cavarem e roerem quando entediados.

De uma forma geral é um cachorro muito ativo, é dócil e de fácil interação com outros cachorros e pessoas por exemplo.

A principal característica dos Huskys é correr, correr sem que fique cansado, por isso ganho tantas corridas e salvou vidas percorrendo grandes distancias, mas para aprimorar isso é necessário treino também.

Mesmo que o seu cão não participe de corridas ou campeonatos do gênero, leve para correr em algum passeio sem coleira, você vai ver o quanto ele corre, no inverno seu Husky vai ficar muito feliz.

Falando da estrutura física um pouco, a altura de um cão macho pode variar de 53 a 60 cm, enquanto as fêmeas, de 51 a 56 cm, são um pouco menores que os machos, além de serem mais magras, pois as fêmeas pesam 16 a 23kg enquanto os machos pesam entre 20 e 27 kg

A cabeça delicadamente arredondada sendo adequada a estrutura corporal dos huskys, enquanto as orelhas têm formato de triangulo, são grossas para suportar o frio, retas e inclinadas para traz.

Os Huskys conseguem se movimentar melhor que as demais raças devido a sua estrutura óssea, pois o peito é reforçado e suas costelas são curvadas desde a coluna, mais fino nas laterais, podendo correr livremente.

Outra característica da raça é que não sofre de muitos males, sua expectativa de vida é de 15 anos, segundo criadores da raça, passar apenas por duas doenças, que é a displasia da anca e problemas oculares, do tipo atrofia da retina e catarata.

A displasia da anca é quando atinge uma idade, há o desgaste do osso ou articulações no quadril do animal, fazendo com que tenha dificuldades para andar ou dor devido ao desgaste ósseo.

Há vários níveis do grau da doença, a identificação acontece nos primeiros 6 meses, podendo ser identificado quando ver os Huskys mancando, sem ter machucado aparentemente.

A alimentação é um dos fatores que podem ou não favorecer o surgimento ou agravo da doença, pois cálcio e fosforo provavelmente estão ausentes, além disso excesso de peso também pode levar a doença, como é um cão esguio sua estrutura não suporta tanto peso.

Filhote

Quando os Huskys são filhotes seu pelo é bem pontiagudo e fino, com o passar do tempo ele vai engrossando e criando duas camadas de pelo, o que dá a raça grande tolerância ao frio.

Se você pensa e adquirir um filhote de Huskys Siberianos, são necessários alguns critérios para uma boa escolha, a principal delas é tempo adequado para compra, é sugerido que faça aquisição entre 45 a 60 dias do seu nascimento.

Dentro desse período as a construção da relação entre dono e cão, são estabelecidos.

Ainda filhote socialize com outros animais com cautela, para não criar traumas, assim quando adulto tão tenha problemas de comportamento, se a aquisição for de uma Husky com pouco mais idade é necessário que trabalhe um pouco mais a interação, dependendo do antigo dono.

A raça Husky é totalmente independente, quando chegar ao novo lar, deixe na sua casinha ou local onde irá dormir, quando tiver confiança, explorará o lugar, isso estimula o lado aventureiro dele desde pequeno e como é um cão muito inquieto, suspeite se ele ficar quieto, ele pode estar doente.

Além disso dê bastante agua, por dois motivos, a língua é a única forma de resfriamento dele, a agua ajuda a baixar a temperatura e hidrata o cão, nas temperaturas brasileiras.

Preço

O preço pode ser determinado por uma linhagem especifica, com atributos de interesse do criador ou comprador, como por exemplo, uma maior capacidade de corrida, cor dos olhos, pelos e assim por diante.

Outros zeros podem ser acrescentados, fazendo com que o preço aumente um pouco mais, quando os genes familiares dos geradores foram exímios em suas categorias, seja ela de exposição ou corrida, o valor pode iniciar em R$ 1,2 mil até R$ 4 mil.

Isso significa que seu os pais, avós e outros ancestrais tenham característica iguais ou melhores, que garantem o destaque do animal.

O preço fica estabelecido acima da média, pois como regra no mundo dos cães, quase todos os atributos são passados para a próxima geração.

Branco

A raça Husky Siberiano em sua maioria possui cores brancas, totalmente branco é caracterizado como albino, então entramos na questão de saúde, por mais que sejam bonitos, a reprodução deles pode gerar um agravo na saúde dos seus sucessores.

Podendo causar má formação, em órgãos, doenças degenerativas quando atingirem uma certa idade ou até mesmo deficiência.

Além disso, cães albinos necessitam de cuidados, principalmente com a claridade, isso pode afetar os olhos dos animais.

Preto

Dificilmente é encontrando um Husky totalmente preto, isso porque a usa mistura combina basicamente 3 cores, branco, preto e marrom, mesmo que os pais sejam brancos e pretos, seus filhotes podem nascer com traços marrons, claro que as chances são menores, mais ainda sim há possibilidades.

A maioria dos Huskys possuem coloração preta, geralmente sobre o dorso, ponta das patas e peitoral.

Marrom

A cor marrom pode variar um pouco, para mel, avermelhado, acobreado e tons de terra, todos eles são permitidos como padrão da raça, assim como os olhos, é possível que nascer com azul, mel, verde, preto ou cada um de uma cor.

A raça Husky é diferente das demais raças, porque diferente do Pit Bull e Rottweller algumas cores não são aceitas, tanto em pelo e cor dos olhos.

A única coisa que foge dos padrões é modificações na estrutura óssea e física e cães nascerem de pelo curto.

Preço do Husky

O preço do Husky pode variar um pouco de acordo com a região e pais que deseja comprar, além disso comprar pode ficar um pouco mais caro se o cão tiver um excelente histórico.

A venda da raça pode ser feita em vários meios, veja:

  • Internet

A internet facilita a vida de muita gente, ainda mais quando pensamos em fazer a aquisição de algo, pois bem a internet vence a barreira, geográfica quando você pensa em comprar algo que não está tão perto de você.

Você pode encontrar várias formas de comprar um Husky pela internet, por canil, pelo mercado livre, OLX, Petshop e criadores.

  • Canil

Canil são instituições que criam uma determinada raça, tornando-se especialista na criação, uma excelente forma de aquisição, além de vir totalmente documentado e vacinado é uma excelente forma de aquisição, até porque você pode pegar várias dicas de criação com quem entende do assunto.

A única coisa é que os preços podem não ser tão acessíveis, isso porque geralmente trabalham com pedigree e dependendo da linha, o preço pode chegar facilmente até os R$ 4 mil.

  • Mercado Livre

O mercado livre possui um mix de produtos, desde itens simples até o mais complexo componente pode ser encontrado no mercado livre, comprar um Husky é possível, há diversos anunciantes e vários preços.

Lembrando que é necessário ficar atento aquelas datas de nascença do cão com a data do anuncio, as vezes você pode procurar um anúncio que já passa de meses.

  • OLX

Uma plataforma similar ao mercado livre, onde é possível encontrar pessoas comercializando diversos itens, podendo encontrar também criadores de Husky.

A diferença entre a plataforma mercado livre e OLX está no pagamento, a plataforma pode receber o valor e repassar para o vendedor através do mercado pago, já o OLX a interação é totalmente entre as partes, o anunciante e interessado.

Comprar Husky Pela Internet ou na Loja

Decidir comprar um cão não é fácil, isso porque envolve uma série de decisões, mas decidindo pelo sim, vem a segunda parte, onde encontrar.

Há vários meios como citamos, mas comprar pela internet ou ir até onde o futuro companheiro está? Eis a questão, vamos tratar dos prós e contras de cada um.

Na Loja

Pontos positivos de comprar na loja:

  1. Você já pode levar o seu Husky para casa;
  2. Você pode visitar vários locais e escolher;
  3. Além de ter um novo companheiro, você pode comprar o que ele precisa ali mesmo.

Pontos negativos de comprar na loja:

  1. Há diversas opções de Husky, com olhos azuis, verdes, mel e pelos na cor prata, marrom e branco e afins, características que talvez você não encontre na loja;
  2. Preço da loja é um pouco maior;
  3. Documentação de pedigree, em algumas lojas a documentação demora para ficar pronta ou nem tem o registro, o que encarece um pouco mais a compra.

Pela Internet ou Loja Virtual

Pontos positivos de comprar pela internet ou loja virtual:

  1. Diversidade de características do Husky, ou seja, seu campo de pesquisa entre características especificas é muito maior;
  2. Dependendo da onde é realizada a compra toda a documentação vem junto com o seu novo companheiro, muitos canis também vendem pela internet;
  3. O preço geralmente é mais acessível e as linhagens são melhores.

Pontos negativo de comprar pela internet ou loja virtual:

  1. Você não pode escolher o seu animal olho no olho, a escolha acontece por fotos.
  2. Pode demorar para chegar, devido a transporte especial quando vindo de muito longe, o que pode encarecer um pouco.

Esses são alguns levantamentos que podem ser fatores decisivos na hora de ter um Husky como companheiros, você como futuro dono poderá escolher a melhor opção levando em conta o lado positivo e lado negativo da compra.

Lembrando que é muito importante verificar a procedência do animal, quando pensar em fazer a aquisição por meio da internet, pois infelizmente algumas pessoas agem de má fé e não cumprem o que prometem em seus anúncios, então pesquise antes de pagar.

No geral, independente da escolha e forma de compra, ter um Husky em casa é muito legal, você pode se divertir bastante com ele, principalmente se for correr, além disso o cão adora brincar.

Gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e facebook, assim poderão conhecer um pouco mais da raça Husky Siberiano e quem sabe não compram um e se você ficou com alguma dúvida ou possui um Husky em casa, compartilhe conosco como é ter um cão ativo em casa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.426 votes, average: 4,67 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário