Novidades

Hora do ENEM → Tudo sobre!

Você com certeza já ouviu falar na Hora do Enem, mas o que é? Como ou quando pode me ajudar? Quem e onde pode ter acesso? Vamos analisar a fundo estas questões e descobrir ainda mais dicas que irão ajudar a se preparar para ter sucesso em sua prova e redação.

Hora do ENEM

A função principal de todo conteúdo disponibilizado na plataforma, tem como objetivo principal direcionar o participante do Enem para o estudo correto. Isso é feito por meio das divisões criadas para essa plataforma, que são elas:

  • Hora do ENEM;
  • Mecflix.

Como posso aprender com a Hora do ENEM?

Acompanhe no conforto de seu lar, ou em qualquer lugar de sua preferência um programa em TV Aberta repleto de conteúdo rico e aprendizagem. Nestes programas você encontrará algumas particularidades que não encontrará em outros meios, como:

  • Entrevistas;
  • Resoluções de questões comentadas que já caíram em outras provas;
  • Conteúdo específico para duvidas gerais.

Muito legal não é mesmo, mas quando? A programação citada acima e transmitida em rede nacional todos os dias nos seguintes horários, às 7 horas, 13 horas e 18 horas por meio do canal Hora do ENEM e em emissoras terceirizadas e parceiras. Além disso, você pode ver e rever todas as aulas quantas vezes precisar acessando o site da Hora do ENEM.

Plano de Estudo Personalizado, como fazer?

O primeiro passo é efetuar seu cadastro na plataforma online. Logo após efetuar seu cadastro você poderá ter acesso a todo conteúdo de primeira, preparado para atingir os melhores resultados em sua prova. Mas como saber por onde começar, e como começar de forma correta? A plataforma e preparada para isso ajudá-lo a estudar de forma correta.

Plano de Estudos

Você deverá definir e escolher seu objetivo de estudo, após ter feito isso a plataforma irá direcioná-lo aos melhores conteúdos e matérias sobre seu objetivo. Aumentando assim o foco que você deverá ter em cada matéria e possíveis questões.

Exercícios online são proporcionados ao concluir cada objetivo de estudo, você poderá medir seu aprendizado e descobrir onde precisa melhorar. Também estão disponíveis simulados on-line para que você fique cada vez mais familiarizado ao conteúdo da prova bem como seu formato.

Hora do ENEM é isso mesmo? Vou assistir filmes e séries?

Sim você irá! Com este nome super sugestivo o aplicativo foi desenvolvido para auxiliar seu aprendizado e otimizar seu estudo. Após ter baixado em sua loja de aplicativos e instalado o MecFlix corretamente, você poderá acessar quando e onde estiver milhares de vídeo aulas. Além disso, o aplicativo tem a opção de baixar, criar play lists, avaliar todo seu conteúdo e muito mais!

Sim o Hora do ENEM é uma novidade que veio para somar aos participantes do Enem este ano. Uma ferramenta de aprendizado poderosa e completa, disponível gratuitamente para todos. Faça bom proveito dela esmiuçando seu conteúdo a fundo, e utilizando todos os meios para fortalecer seus estudos. Assim você com certeza você obterá os melhores resultados em sua prova.

O que mais a Hora do Enem pode fazer por mim?

O programa tem um conteúdo completo por si só, além disso, ainda tem mais algumas novidades como:

  • Boletim: Resumo diário de notícias e informações sobre o Enem;
  • Programa de TV: exibido diariamente pela Hora do ENEM;
  • Questões Resolvidas: Algumas das quais já caíram em provas anteriores;
  • Vídeo Aulas: Conteúdo que você poderá avaliar, comentar, curtir e compartilhar;
  • Plataforma de Estudo: Acompanhe e crie você mesmo seu sistema de aprendizado.

Como funciona o Boletim sobre as dicas?

Seu objetivo principal é informar dentro de um espaço curto, cerca de 2 minutos, todas e quaisquer novidades sobre o Enem. Coisas importantes relacionadas a organização, aplicação de matérias, aspectos de pesquisa e todas orientações voltadas a sua preparação.

Perdeu algum? Não fique desesperado você pode acompanhar todos eles online posteriormente ao seu lançamento, mas fique de olho!

Quanto tempo tem o programa de TV?

Exibidos de segunda a sexta-feira às 7 horas, 13 horas e 18 horas cada programa tem em média a duração de 30 minutos. Nos primeiros blocos ele apresenta informações gerais sobre o Enem e algumas notícias importantes. Também e comentada duas questões de exames de anos anteriores. Já no terceiro e último bloco é aberta uma discussão sobre as melhores práticas, críticas e visões de professores, orientadores educacionais e especialistas, sobre a preparação para prova.

Caso venha a perder algum programa diário, você também poderá encontra-los disponível no site para vê-los e revê-los quantas vezes precisar.

Quero assistir, mas não sei onde encontro a transmissão na TV?

Nos canais abertos pelo sinal digital você já pode acompanhar em algumas cidades:

  • Rio de Janeiro-RJ Canal 2.3
  • Brasília-DF Canal 2.3
  • São Paulo-SP Canal 2.3

Já nas Antenas Parabólicas está disponível na Polarização Horizontal – Frequência 3770.

Onde e como posso fazer o simulado?

As opções são diversas, você poderá fazer em sua casa, escola ou onde quiser. Precisará apenas de um computado, celular ou tablet com acesso a internet.

Caso você não tenha acesso à internet poderá fazer o simulado mesmo assim. Basta se dirigir a uma escola da rede publica e informar seu CPF cadastrado na plataforma de estudos.

O simulado e composto de 20 questões por área de conhecimento totalizando 80 questões cada simulado. Já o quarto simulado terá 45 questões de cada aera, totalizando assim 180 questões seguindo o mesmo modelo da prova do Enem.

A média de tempo para fazer seu simulado é a mesma da Enem, 3 minutos para cada questão. Nos cadernos de 20 questões o tempo total é de 1 hora por caderno e nos de 45 questões seu tempo será de 2 horas e 15 minutos por caderno.

As notas do simulado são geradas automaticamente após ter concluído. Você receberá um relatório com sua nota TRI na prova e comparada as notas do seu curso e faculdade escolhidas de anteriormente.

Importante! Essa nota do simulado não vale para o Enem. Mesmo com o alto nível de rigor e regras implicadas nos simulados, eles apenas servem como estímulo para que você esteja preparado e habilitado para fazer sua prova.

Agora que você já conhece cada detalhe da Hora do Enem ficará ainda mais simples e fácil se preparar corretamente para a prova. Siga todos estas instruções e muitas outras que encontrará nos programas e boletins. Lembre-se que seu sucesso não vai depender apenas do quanto você estuda, mas principalmente de como você estuda e aplica o conhecimento.

Como Aproveitar para ir Bem no ENEM

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é feita anualmente desde 1988. Desde o ano de 2009 ela tem substituído outras provas importantes no cenário nacional, como EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Veja como o programa a Hora do ENEM pode facilitar a sua vida.

Sua principal função hoje para todos participantes se tornou conseguir acesso ao ensino superior, em universidades públicas brasileiras, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Por meio do Enem também é possível conseguir bolsas parciais ou integrais, em universidades particulares por meio do ProUNI (Programa Universidade para Todos), ou até mesmo seu financiamento pelo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Vamos às dicas de como você pode se preparar para a hora do Enem, quais suas principais preocupações, modos de estudo e detalhes importantes.

Onde posso saber mais sobre datas, horários e formas de inscrição?

Primeiramente você deve se atentar sempre ao período de inscrição, que normalmente ocorre apenas pela internet. No site do INEP, você pode efetuar seu cadastro e preencher o formulário de inscrição pelo próprio site. Após ter feito sua inscrição mantenha seus dados de contato sempre atualizados, uma vez que o INEP sempre envia instruções importantes sobre o período de inscrição.

Não se esqueça de após estar inscrito, você deve imprimir seu Cartão de Confirmação, disponível para impressão em sua Página do Participante. O que deve conter neste cartão do Hora do ENEM ?

  • Seu número de inscrição;
  • Dia e horário do local onde será realizada sua prova;
  • Indicação do atendimento especializado ou atendimento específico;
  • Opção de outras línguas se for o caso;
  • Solicitação de Certificação se necessário.

Fique atento a todas estas dicas importantes para não cometer nenhuma falha em sua inscrição, uma vez que se algo der errado e não for corrigido dentro do prazo você poderá perder sua inscrição e consequentemente a prova.

Quais são as matérias que preciso estudar e irão cair na prova?

Antes de começar a estudar tudo e qualquer coisa, você precisa entender primeiramente como a prova é formatada e quais áreas devem ter sua devida atenção.

O Enem é dividido em quatro provas objetivas, com quarenta e cinco questões cada, e por final uma redação. O tempo total para concluir as provas e redação, é de 4 horas e 30 minutos no sábado dia 05 de novembro, e 5 horas e 30 minutos no domingo 6 de novembro.

Confira os dias e divisões das provas:

Sábado, 05 de Novembro de 2016
– Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química);
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (Sociologia, Filosofia, Geografia e História);
– Tempo de prova 4 horas e 30 minutos.

Domingo, 06 de Novembro de 2016
– Matemática e suas Tecnologias
– Códigos e suas Tecnologias (Lingua Portuguesa, Literatura, Lingua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e comunicação);
– Redação.

Agora que você já tem uma base de todo conteúdo da prova, chegamos em outro momento importante de sua preparação para hora do Enem.

Como estudar de forma correta para a hora do Enem?

Simplesmente não existe uma fórmula mágica, ou passo a passo com a garantia de que se segui-lo, você terá 100% de sucesso em sua prova. Neste momento é importante se lembrar de como você estudava, ou ainda estuda, para provas do colégio. Cada um tem um rítimo e capacidade de assimilar conteúdo de forma objetiva.

Pensando em seu bem estar, reserve sempre que possível às primeiras horas do dia para iniciar seus estudos, não apenas de forma superficial. Com tempo necessário para ler e reler as matérias quantas vezes precisar, até conseguir um pleno entendimento do conteúdo.

Caso não consiga estudar pela manhã, poderá fazer seu horário em qualquer outro momento do dia. Desde que se reserve em lugares sem muitas distrações como Televisão, rádios ou outros meios que possam distraí-lo facilmente (Redes Sociais, aplicativos como Whatsapp ou SnapChat e Instagran). O Hora do ENEM  é a melhor solução para quem quer praticidade.

Não fique concentrado apenas em decorar tudo que está estudando diariamente, concentre-se em primeiro lugar a entender o ponto chave de cada conteúdo. Assim ficará mais fácil de seu cérebro assimilar todo conhecimento que você está adquirindo e direcioná-lo ao ponto chave quando precisar.

Alem das ajudas disponíveis na internet por meio de vídeo aulas e testes online, temos uma dica fundamental que poderá fazer a diferença não apenas nas forma como você estuda, mas principalmente melhorar seus resultados.

Dica para se sair bem na hora da prova

Treine seus conhecimentos refazendo provas antigas do Enem. Como isso pode te ajudar? Você irá se acostumar com as formas das questões, seus tipos, além de que poderá perceber em quais áreas está se saindo melhor e pior. Direcionando assim seu tempo precioso de estudo para as matérias que precisa melhorar, otimizando sua mente e conhecimento.

Outra dica é simular algumas vezes o dia da prova, se preparando desde o sono do dia anterior até mesmo na alimentação do dia seguinte. Nestes simulados fique longe de distrações assim como ficará na prova. Mantenha-se concentrado a um nível ainda mais elevado de quando estiver estudando, já que agora você buscará todo o conhecimento que obteve estudando dentro de sua mente.

Em ambas dicas vale ressaltar que após ter feito a prova e este simulado do dia, você deverá enxergar além dos resultados aparentes. Mantenha seu pensamento positivo ao analisar os campos que acertou, bem como os que tiverem errado. Use sua auto avaliação para estudar novamente a fundo cada campo que precisar de atenção.

Importante! Fique atento aos Horários (tudo é explicado na Hora do ENEM): Nos dias da prova 05 e 06 de Novembro, os portões abrem às 12 horas e se fecham às 13 horas, sempre no horário de Brasília.

Após o fechamento dos portões é proibido a entrada, ou seja, se programe com antecedência para que mesmo se aconteça algum imprevisto até o local da prova, você possa chegar a tempo ainda assim.

Por que não posso entrar após as 13 horas? Porque após os portões serem fechados, é dado inicio a uma série de procedimentos de segurança. Ninguém mais poderá entrar.

Considerações Finais Para Fazer sua Prova

Como já visto saber corretamente o que estudar, quando e como ter uma rotina de estudo, além de provas anteriores e simulados são o segredos para o sucesso em sua prova e redação no Enem.

O mais importante agora e não se esquecer de imprimir seu cartão de confirmação e chegar no local de sua prova antes do prazo! Assim você terá bons resultados e sucesso na hora do Enem.

Dicas finais para aproveitar o Hora do ENEM:

Hora do ENEM pode ser aproveitada todos os dias. Uma alternativa também o MECFlix, que foi exposto em outra postagem.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.314 votes, average: 3,57 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário