Decoração

Decoração de Quarto – Saiba Como Deixar Seu Quarto Único!

O quarto é o ambiente que precisa ser aconchegante, elegante, relaxante e privativo. O espaço tem que ser organizado, harmonioso e ter equilíbrio entre a escolha dos móveis e objetos para decoração de quarto.

Mais o principal, com certeza, é a cama. A cama é um dos primeiros itens na decoração de quarto, seja de casal, solteiro, infantil ou o berço do bebê.

Existem quartos com espaços pequenos, médios e grandes, então convém sempre planejar o tamanho ideal dos móveis para a decoração deixar o espaço funcional e relaxante.

Quarto de casal

A decoração de quarto de casal é uma das mais bem planejadas, já que o aconchego e intimidade tem que estar pelo ambiente como um todo. O que mais está chamando atenção do casal na hora de decorar são os adesivos de parede. Com eles você pode fazer uma decoração barata e elegante.

Uma aliada na decoração é a cortina. Se tiver uma janela grande então fica perfeito. Escolha estampas e modelos que combinem com o restante do ambiente.

Tecidos como seda e voil que remetem transparência trazem a delicadeza que o espaço pede e você pode colocar um forro como o blecaute (blackout) para controlara entrada de claridade e obter mais privacidade.

Decoração de bebê

A decoração de quarto de bebê deve ser delicada, com móveis funcionais, sem muitos itens que somente tomam conta do espaço e atrapalham a mãe na hora de trocar ou amamentar. Um objeto que não pode faltar é o móbile que fica acima do berço.

Além de fazer parte da decoração, deixa o bebê entretido com as formas e cores. Faça você mesma um móbile para o quarto do seu bebê assim:

  1. Costure alguns elefantinhos, folhas, nuvens ou outros desenhos que desejar;
  2. Tudo bem colorido, claro que combinando com a paleta de cores do quarto;
  3. Pendure os enfeites em um arco usando linha de nylon.

É algo simples e fácil de fazer, mas fica tão delicado e lindo. Combine desenhos, cores e use sua criatividade.

Infantil feminino

Ao fazer o planejamento da decoração de quarto infantil feminino devemos levar em consideração que meninas são sempre mais delicadas e dependendo da idade ela até pode ajudar a escolher os objetos para decorar.

Veja os gostos da criança e capriche na escolha dos itens decorativos. Inspire-se com essas ideais bacanas:

  1. Mesa de estudo – incentiva a criança a estudar e fazer seus desenhos em local próprio;
  2. Iluminação – deixe a janela livre, use cortinas com transparência, coloque iluminação na mesa de estudo e outra indiretamente no ambiente;
  3. Opções de cores – apresente novas opções de cores para sua filha, saindo do tradicional rosa que toda menina adora;
  4. Incentive a criatividade – meninas são sempre mais curiosas, então coloque itens que ajudem na liberdade de expressão como mapas, pinte a parede com tinta lousa onde ela possa expressar seus sentimentos e pensamentos.

Luminárias decorativas e outros brinquedos são bem-vindos também. Veja o que ela mais se interessa quando passar em uma loja no shopping e crie a decoração ideal para seu quarto.

Decoração de quarto infantil masculino

Os meninos são os que mais gostam de uma decoração clean. Dependendo da idade da criança ela já sabe escolher, então ouça a opinião que ela tem e faça a decoração.

Veja algumas ideias para a decoração de quarto infantil masculino:

  • Prateleiras usando nicho – serve para guardar uma linda coleção de carrinhos;
  • Adesivos, estampas e pinturas de parede – traz alegria e originalidade ao espaço;
  • Móveis coloridos – use as cores preferidas do seu filho, mas não use em todos os móveis, pois criança enjoa rápido das coisas.

Vale investir em móveis funcionais e decorativos como as camas em forma de carros ou barcos, camas suspensas com cabanas, beliches que no lugar da escada vem um escorregador, entre outras opções no mercado.

Casal pequeno

Além de dormir a cama na decoração de quarto de casal pequeno pode ser mais funcional do que imagina.

Escolha camas que venham com gavetas, caso não encontre ou passar do limite do seu orçamento, ocupe o espaço embaixo da cama colocando caixas organizadoras. Nesse espaço você pode guardar:

  • Casacos de inverno;
  • Roupas de festa;
  • Roupas de cama;
  • Edredons;
  • Cobertores;
  • Jogos de toalhas.

Escolha cores leves e claras para obter a sensação de amplitude no espaço. Se tiver um guarda-roupa embutido, coloque portas de correr e use espelhos para dar a ideia de um local invisível e que não ocupa nenhum espaço a mais no cômodo.

Os criados-mudos devem ser funcionais, guarde remédios, livros, itens eletrônicos e decore com uma bela luminária atraente e delicada.

Bebê masculino

As cores mais claras transmitem tranquilidade e calma ao ambiente. Os tons de azul e verde bebê são excelentes para a decoração de quarto de bebê masculino. Use móveis funcionais como berço que possui gavetas e trocador.

Coloque nichos no tom azul esmeralda, fica delicado e você pode colocar uma iluminação atrás e itens pequenos de decoração.

Uma dica de tema para o quarto do seu filho é o Safari, pois criança adora bichinhos e esse tema é perfeito com diversos animais e muita cor. Use adesivos de árvores, galhos e use a cor nos móveis e itens de decoração do tema.

Decoração Feminina

Independente da idade, mulher gosta de rosa, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que não posso usar outras cores. Faça combinações de cores e tons, tanto nas paredes, nos itens decorativos, tapetes, cortinas e móveis.

Alguns estilos que você pode escolher para a decoração de quarto feminino são:

  • Minimalista – cores neutras e móveis multifuncionais;
  • Contemporâneo/Moderno – mistura de cores neutras, vibrantes e móveis estilosos;
  • Clássico/Tradicional – móveis elegantes, luxuosos e mistura de tons;
  • Rústico/Country – usa madeira, objetos de decoração natural e tijolos à vista;
  • Vintage – uso de patchwork na decoração e móveis no estilo mais antigo.

Quer um ambiente mais calmo, escolha cores frias como o tom pastel, que ajuda na criação de um espaço mais leve e relaxante. Mas se a sua ideia é de um espaço mais alegre e divertido, prefira os tons vibrantes e escuros.

Decoração de quarto infantil

A decoração de quarto infantil deve ser, além de funcional, muito divertido e inspirador. Dependendo da idade da criança ela mesma consegue opinar na hora de escolher os itens de decoração para o seu quarto.

O estilo que mais está sendo usado no momento como tema de quarto infantil é o Montessoriano.

A decoração nesse estilo permite que a criança use sua imaginação, seja criativa, transformando o quarto em um ambiente estimulante e divertido.

Os brinquedos e outros itens devem estar ao alcance da criança, use nichos coloridos colocando livros, gavetas organizadoras e deixe tudo fácil para a criança pegar na hora que quiser.

Quarto masculino

A decoração de quarto masculino varia muito. É um ambiente único e que faz todo sentido somente para quem está dormindo nele. Então prefira decorar o ambiente de forma exclusiva, use seu bom gosto e personalize todo o espaço, inclusive a porta.

Os temas ideais para decorar o quarto masculino são:

  • Futebol;
  • Carros;
  • Universo;
  • Banda preferida;
  • Basquete;
  • Viagem.

Existem diversos outros temas como países, instrumentos musicais, filmes, personagens de filmes, 2 tons de azul, um quarto mais rústico usando paletes embaixo do colchão e nichos de madeira como armário.

Os painéis também são opções baratas e legais para colocar as suas fotos preferidas.

Simples

Uma decoração de quarto simples não pede muita sofisticação. São usados cores neutras, móveis tradicionais e poucos itens decorativos. Personalize as paredes com adesivos, estampas ou mesmo uma pintura simples.

Use tons de azul-turquesa em uma parede branca ou faça uma parede inteira na cor e deixe apenas algumas linhas brancas na parede. Os tons bege e areia também caem muito bem em um ambiente mais simples e deixa o espaço sofisticado e moderno.

Veja uma dica de decoração simples e fácil de fazer e inspire-se para revelar novas ideais para seu ambiente:

  • Compre uma prateleira (uma madeira reta que ultrapasse o tamanho da cabeceira da cama e vá até o criado-mudo);
  • Pinte-a de branco (use spray ou tinta comum);
  • Instale acima da cabeceira da cama;
  • Compre molduras de quadros na cor branco;
  • Imprima algumas fotos que desejar em preto e branco;
  • Coloque as fotos nas molduras;
  • Monte em cima da prateleira e encoste-as na parede, sem precisar pregá-las na parede.

Renove a decoração sempre que quiser, usando outros objetos além dos quadros ou trocando as fotos dos quadros.

Decoração de solteiro

Na decoração de quarto de solteiro você pode usar o espaço por completo para decorar de forma personalizada e moderna. Tudo vai depender do tamanho de espaço que você tem. Veja algumas dicas no que planejar para tamanhos diferentes de quarto de solteiro:

  • Pequeno – beliche que já vem com escrivaninha embaixo, armários embutidos com porta de correr, um belo tapete central, uma cortina charmosa e alguns itens decorativos nas paredes, como o nicho e muita iluminação.
  • Médio – uma cama de solteiro com gavetas embaixo, um armário com portas de correr, um canto onde você tenha uma escrivaninha, prateleiras decorativas, tapete central, puff no canto para ler um livro, por exemplo e um criado-mudo ao lado da cama.
  • Grande – aqui sua imaginação voa longe, usar cores vibrantes, cortinas pesadas e longas, tapetes enormes, cômodas, criados-mudos, várias prateleiras, mesa com cadeira, puff, enfim, até uma cama de casal bem espaçosa. Personalize como desejar.

Pequeno

Para dar a sensação de amplitude ao ambiente escolha cores claras, móveis multifuncionais, use iluminação na parede e deixe alguns dos itens decorativos suspensos.

Geralmente na decoração de quarto pequeno as cores são claras, para não escurecer demais o espaço, pode-se usar uma cor mais escura em uma das paredes para dar algum destaque em adesivos e estampas.

Deixe o ambiente prático e elegante com alguns móveis modernos e funcionais em seu quarto. Os detalhes do quarto podem ser coloridos para quebrar um pouco os tons claros no espaço.

Use e abuse de prateleiras ou nichos, caixas organizadoras também são bem práticas. Os espelhos podem ser grandes e também colocados nas portas de correr do guarda-roupa. O ambiente fica harmonioso e bonito.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.354 votes, average: 4,91 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário