Novidades

Cortes de Cabelo Masculino → Saiba Qual o Corte se Encaixa em Você!!

Ainda que muitos homens não admitam, eles têm grande preocupação com a aparência e são super vaidosos. Já se foi o tempo aonde os rapazes iam à barbearia somente para aparar os fios em seu formato natural.

Hoje em dia, o mercado já conta com diversos salões e institutos de beleza especializados neste universo e o corte de cabelo masculino, que antes tinha uma função prática, tem agora uma função estética.

Antes de sair por ai mexendo nas madeixas, é interessante analisar alguns fatores. O tamanho e o formato do rosto, o tipo de cabelo, a cor e a textura são muito importantes. Estas coisas podem alterar muito o resultado de um corte. Um cabelo mais longo e liso que é cortado mais curto pode ganhar volume, por exemplo.

É interessante também analisar fotos e se inspirar. Pesquise cortes de cabelo de famosos ou dos seus ídolos, converse com um profissional da área e se jogue em novas tendências.

Os Tipos de Cabelo

Liso

Este tipo de cabelo é aquele que é totalmente reto, sem nenhum tipo de variação ao longo do comprimento. Se adéqua bem a qualquer tipo de rosto e corte, porém é mais difícil de ser modelado.

Ondulado

O cabelo ondulado é aquele que não é totalmente reto, mas também não forma cachos. Este tipo de cabelo fica mais charmoso em cortes de comprimento médio.

Cacheado

O cabelo cacheado é aquele que forma espirais perfeitos da raiz as pontas. Ele pode ser utilizado em cortes médios ou longos, porém tende a ser volumoso.

Crespo

Este tipo de cabelo é aquele que possuem os espirais mais bagunçados e acentuados. Normalmente, ele se encaixa com diversos tipos de corte.

Os Cortes de Cabelo Para Cada Tipo de Rosto

Antes de escolher um corte, é muito importante ter noção do formato do seu rosto. Muitas pessoas escolhem um determinado estilo, que não combinam com a própria face e acabam frustrados com o resultado.

Entenda que esta forma é muito importante e determina a impressão que você dá.

Como Identificar Meu Tipo de Rosto

A primeira opção é se olhar no espelho, remova todo e qualquer objeto que atrapalhe sua vista e observe bem. Se você não conseguir desta forma, tire uma foto da sua face.

Você pode usar marcadores e até mesmo uma régua para ter ideia do formato. Se mesmo assim você não conseguir, pergunte para alguém. Outra pessoa pode ter uma visão diferente da sua.

Lembre-se de sempre levar em consideração as medidas da testa e do queixo em comparação com a parte central do rosto.

Rosto Triangular

O rosto triangular é aquele em que a testa é a parte mais larga. O resto da face vai afinando até chegar ao queixo, que é bem fino. Diversos cortes de cabelo se encaixam para este tipo, mas os mais comuns são aqueles que possuem os fios compridos.

Os homens podem optar por variações de volume, franja (algumas mechas podem cobrir a testa) e acabamento (que pode ser mais repicado ou mais reto).

Penteado recomendado: Para este tipo de corte, é interessante usar um mousse ou uma pomada. Com o mousse, seus cabelos possuíram mais volume e darão um efeito mais imponente ao formato do seu rosto. Já com a pomada, seus cabelos ficarão mais “bagunçados”, criando um visual de bad boy.

Rosto Redondo

O rosto redondo é aquele que possui medidas bem parecidas. A largura da testa e do queixo se assemelham com a distância entre os dois. Neste tipo de rosto, normalmente a testa é pequena, mas as bochechas são mais cheias. Os dois cortes masculinos mais indicados para o rosto redondo são o quadrado e o bagunçado.

Para a primeira opção, vale a pena apostar em um padrão mais reto, seja nas laterais, na parte de trás e até mesmo na franja. Para a segunda opção, é interessante investir em linhas desconexas. Lembre-se sempre que as costeletas, quando existirem, devem possuir um comprimento mediano, para afinar todo o rosto.

Penteado recomendado: Utilizando gel, você pode moldar seu cabelo de suas formas super populares. Uma delas é o clássico visual formal, onde os cabelos são puxados para trás e bem presos ao couro cabeludo. O outro é o informal, onde os fios ficam apontados para cima, com um arrepiado divertido.

Rosto Quadrado

Neste tipo de rosto, a largura do maxilar é bem parecida com a da testa, porém a distancia entre eles é diferente. O corte de cabelo ideal para este tipo de rosto é aquele em que as partes do cabelo possuem fios de comprimentos diferentes. Escolha algo assimétrico, varie nas laterais e estude a possibilidade de usar pontas mais repicadas.

Um corte de cabelo mais relaxado ajuda a dar um ar mais jovem e divertido a um rosto tão “sério”.

Penteado recomendado: O rosto quadrado permite uma brincadeira maior com os penteados por já transmitir uma sensação de seriedade. É legal usar e abusar do gel, puxar a franja para frente e para trás. Se for do seu gosto, use uma pomada modeladora em conjunto com o gel para criar formas mais bagunçadas e dar uma ideia de ousadia.

Rosto Retangular

O rosto retangular é aquele em que a diferença entre o tamanho da testa e do queixo e a distancia entre eles é pequena. Ele, apesar de ser bem parecido com o rosto quadrado, possui mais facilidade para acomodar alguns cortes.

Os mais comumente utilizados são os fios curtos com a franja longa. Ela pode ser direcionada para os lados, caso você queira afinar o rosto ou esconder as orelhas mais proeminentes.

Penteado recomendado: Para quem tem um rosto retangular, o penteado mais indicado é o puxado com volume. Você pode acertar as laterais do cabelo com gel e usar um mousse na franja para um look mais de época.

Rosto Oval

O rosto ovalado é aquele no qual os contornos do queixo e as pontas da testa são mais ovais. Vale lembrar de que este, apesar de ser um rosto que se encaixa com muitos cortes, chama atenção então os cuidados precisam ser redobrados.

O corte mais comum entre os rapazes que possuem o rosto oval é o extremamente curto, mas isso pode apresentar variações. Dentre as variações do curto, estão o cabelo raspado e o que possui somente uma parte longa, como a franja por exemplo.

Penteado recomendado: Um dos penteados mais ousados e interessantes para este tipo de rosto é o moicano. Arrepie os fios em uma única linha reta que percorre o centro da cabeça para um visual mais rebelde. Outro penteado interessante, mas mais conservador é o jogado de lado, que pode ser uma boa alternativa para quem quer um visual menos chamativo.

Os modelos de cortes

Existem milhares de modelos de corte. Seja os de época ou os cortes mais modernos, é interessante procurar o equilíbrio entre aquilo que te agrada e aquilo que se encaixa com as exigências do seu perfil.

Um corte que fica bom em um amigo pode não combinar com você e vice versa. Conheça alguns modelos de corte, aprecie novas tendências e descubra qual mais se conecta à seu estilo.

Franja Longa

O corte com a franja longa normalmente é aquele que possui as laterais mais curtas e baixas. Ele é mais irregular, descontraído e as pontas bagunçadas, que podem ir do topo da cabeça aos ombros, dão uma impressão de volume.

Os rostos quadrados e retangulares são os que melhor se encaixam com esta opção. O resultado é um ar masculino, rebelde e ousado.

Famosos que usam o corte: David Beckham e Fiuk.

Pompadour

O corte pompadour é um clássico! Ele possui origem francesa e foi muito popular nos anos 50. O modelo consiste em um topete longo puxado para trás em conjunto com as laterais mais aparadas. É importante lembrar que o topete agrega grande volume ao visual, portando, as laterais devem ser mais simples.

Este tipo de corte é recomendado para aqueles que buscam um visual que misture o visual de época com a modernidade.

Famosos que usam o corte: Johnny Cash e Bruno Mars.

Coque Samurai

O coque samurai é uma das principais tendências de 2016. Este tipo de cabelo tomou conta da cabeça dos rapazes por ser mais descontraído e simples. Normalmente este modelo é composto pelo “meio” da cabeça com fios longos e as laterais curtas ou até mesmo raspadas.

A parte comprida dos fios é presa na parte de trás da cabeça num coque mais sério ou bagunçado. O resultado pode ser mais sério ou mais ousado, dependendo da arrumação do cabelo.

Famosos que usam o corte: Alexander Ludwing e Jonny Craig

Corte Riscado

O corte masculino riscado é aquele em que uma ou mais partes do cabelo são raspadas e desenhos ou linhas são feitos no couro cabeludo. É importante se lembrar de que o número de riscas e o posicionamento na cabeça podem alterar a impressão que as pessoas tem do seu rosto. Uma linha mais baixa e grossa pode fazer você parecer mais “cheiinho”.

Este modelo também é muito interessante por dar um ar formal e informal para aquele que o usa.

Famosos que usam o corte: Caio Castro e Philipe Mexès.

Taper Fade

O corte taper fade pode ser considerado uma variação do undercut, a diferença é a transição. Neste modelo de corte, para chegarmos da raiz às pontas a diferença na quantidade de cabelo é nítida. Quanto mais perto do pescoço, menos fios existem por isso este corte também pode ser chamado de skin fade, já que em muitas vezes no final só existe pele.

Ele é recomendado para aqueles que buscam um visual mais sutil e harmoniosos.

Famosos que usam o corte: Usher e Aaron Johnson

Tousled Curly

Este tipo de corte é aquele bem bagunçado e assimétrico. O tousled valoriza os cabelos com cachos e ondulados, prezando o volume em toda a região da cabeça. Ele é muito apreciado, pois pode ser unido a outras variações de corte, como o taper fade e o undercut.

É recomendado para aqueles que querem um look mais desconexo e agitado. Famosos que usam o corte: Mika e Jesus Luz

Undercut Dreadlock

Este corte é aquele que mistura duas tendências super ousadas. O mesmo é um undercut, onde as laterais do cabelo são extremamente curtas ou raspadas e o meio, onde os cabelos deveriam ser soltos e compridos, existem dreadlocks.

Os dreads são feitos com uma técnica de embaraçar os cabelos para formar linhas emaranhadas.

Este cabelo é ideal para aqueles que buscam um visual mais hipster e cheio de referencias, sejam elas de moda ou religiosas.

Famosos que usam o corte: Jaden Smith e Samuel Larsen

Repartido de Lado

O corte repartido de lado é um modelo atemporal que normalmente era associado aos militares. O mesmo possui uma repartição, que pode variar de altura e espessura, feita com uma navalha. Ele é popular, pois se encaixa com diversos tipos de cabelo e corte, porém, a sua manutenção precisa ser feita com frequência para que o resultado seja perfeito.

Ele é recomendado para aqueles que buscam dar um toque clássico aos cabelos.

Famosos que usam o corte: Ian Harding e Justin Timberlake

Fringe Blended

O interessante do fringe blended é a sua versatilidade. Este corte é mais curto e reto nas laterais enquanto a franja é longa e bagunçada. Este modelo é muito legal, pois pode ser usado tanto com a franja no rosto quanto com a franja arrumada em um topete.

Ele é indicado para aqueles que gostam de variar de estilo e buscam se enquadrar em diversos ambientes. É importante ressaltar que a textura é um fator essencial neste corte.

Famosos que usam o corte: Alex Turner e Zayn Malik

Surfer

O corte surfer é aquele inspirado nos surfistas. Ele é composto por um cabelo de comprimento mediano e bagunçado. Normalmente, é dividido no meio. Este modelo de corte da àquele que o usa um ar mais calmo e suave.

É importante se lembrar de que este cabelo fica melhor nos fios lisos e ondulados, pois por ser grande, pode dar muito volume à cabeça.

Famosos que usam o corte: Josh Holloway e Drew Van Acker

Dicas Simples Para Cuidar dos Cabelos Masculinos

Além da aparência, cuidar da saúde dos cabelos é essencial para que os mesmos sejam bonitos. Confira algumas dicas de como tratar os fios.

  1. Lave todos os dias: Lavar os cabelos todos os dias é muito importante para limpar as impurezas e controlar a oleosidade da cabeça. Com este habito você também evita o aparecimento de doenças capilares, como a caspa e os piolhos.
  2. Use condicionador: O condicionador serve para selar os fios que o shampoo abriu na hora de lavar, mas atenção use-o com moderação. Sua aplicação em excesso pode tampar os poros capilares e provocar uma irritação ou inflamação, além de deixar a cabeça mais oleosa.
  3. Hidrate: Ainda que os homens pensem que esta é uma coisa de mulher, seus cabelos também são diariamente expostos a varias agressões. Use cremes com protetor solar, caso você vá ficar muito tempo exposto ao sol. Para hidratar, aplique o produto adequado para o seu tipo de cabelo e depois enxague.
  4. Escolha os produtos adequado: A maioria dos homens, quando está comprando shampoo ou condicionador, escolhe a primeira opção que vê e isto é um erro grave. Cada tipo de produto foi criado especialmente para tratar um tipo de cabelo. Procure aquele que mais se adéqua a suas necessidades capilares para um bom resultado.
  5. Os finalizadores: Os finalizadores mais comuns são o gel, a pomada e o mousse. Seu uso da um ar diferente a arrumação de qualquer cabelo, mas a aplicação deve ser controlada. Se você já tem algum problema, ele pode ser agravado pelo excesso de químicos.
  6. Corte frequentemente: Não só pelo quesito aparência. O corte regular dos fios elimina as pontas duplas e as áreas mais ressecadas, que prejudicam o crescimento e a saúde dos cabelos.
  7. Evite cobri-los: O uso de chapéus e bonés é muito popular entre os homens, porém a retenção de calor além de aumentar a oleosidade dos fios, pode piorar eventuais problemas já existentes e limitar a respiração do couro cabeludo.
  8. Combata as doenças: Diversos homens, que não tomam os devidos cuidados, tem problemas nesta região do corpo. A caspa, que é um dos mais comuns, pode ser facilmente eliminado com os produtos corretos. O desconforto e a imagem destas descamações tendem a desaparecer em algumas semanas.
  9. Combata a calvície: Ainda que a queda de cabelos seja uma questão genética ela pode ser minimizada com o tratamento correto. Se a ausência dos fios te incomoda, procure um tratamento médico para corrigir esta situação.
    Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de cabelo, os cortes masculinos e as maiores tendências do momento chegou a hora de por a mão na tesoura.Ainda que muitos homens acreditem que este é um gasto desnecessário, os resultados podem ser muito positivos e valerem a pena. Combine os cortes à sua aparência e deixe esta ideia tomar conta da sua cabeça.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.346 votes, average: 4,91 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário