Consulta

Consulta CPF → Saiba Aqui Como Consultar e Avaliar o Seu CPF

O Cadastro de Pessoa Física (ou CPF) é um documento pessoal e intransferível que permanece por toda a vida de uma pessoa. Esse documento é fundamental para vários cadastros e análise em todo o país.

Praticamente todas as instituições bancárias e comerciais utilizam o banco de dados da receita federal para cruzar informações relevantes.

Caso alguma coisa de errado seja encontrada (como o famoso “nome sujo”), é bem possível que o seu cadastro não seja aprovado.

Com o cadastro não aprovado, muitas das vezes a pessoa fica impossibilitada de fazer compras e contratar serviços.

Quando isso acontece, é necessário que se faça uma consulta CPF (no SERASA ou na própria Receita Federal) para saber a atual situação do seu nome.

Após essa consulta, se for apresentada alguma irregularidade, basta que você procure por informações na própria receita federal, ou corra atrás dos atuais débitos no seu nome para resolver todo esse problema.

Normalmente, a irregularidade acontece por alguns motivos aparentes. Veja algum deles abaixo:

  • Não entregar a Declaração Anual de Isento;
  • Não entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Quando essas pendencias acontecem, é preciso que você entre em contato com a Receita Federal o mais rápido possível para regularizar a sua situação cadastral. Em casos da falta da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, é provável que você tenha que pagar uma multa.

Lembrando que todas essas informações só podem ser feitas mediante a uma consulta CPF, e é justamente o que nós iremos ver mais adiante.

Apenas para ilustrar, o CPF pode ter mais outras questões cadastrais que são:

  • Nenhuma pendência: que seria a sua situação cadastral normal;
  • Pendente de regularização: quando o seu CPF está com alguma pendencia que deve ser solucionada afim de obter a regularização do seu cadastro;
  • Situação Cadastral Suspensa: quando há algum erro no cadastro do contribuinte, pessoa física;
  • CPF Cancelado: Essa situação só acontece caso a pessoa pesquisada já tenha falecido.

Caso aconteça alguma das situações descritas anteriormente, o sue CPF constará como “pendente de regularização” na Receita Federal. Lembrando que a consulta CPF na Receita Federal não é a mesma coisa que a consulta CPF feita no SERASA/SPC.

A Consulta é Grátis Pela Internet!

Muitas pessoas costumam cobrar por esse serviço, o que na verdade é uma atividade de má fé.

A consulta CPF é feita de maneira gratuita, portanto, não há nenhum valor atrelado. O único valor que você pode ter com essa consulta é o acesso à internet caso você não tenha como acessar em casa.

Fora esse custo, todo o processo é feito de maneira gratuita e pode ser feita em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet (smartphones e tablets também podem fazer essa consulta CPF sem o menor problema).

Para fazer a consulta CPF online tudo o que você precisa fazer é acessar o site da receita federal e/ou o site do SPC SERASA.

Em seguida, vamos fazer a consulta CPF primeiro no site da Receita Federal, e em seguida nós veremos como fazer a consulta no SPS SERASA.

Os dois processos são bem simples e na verdade não levam muito tempo. Basta seguir o passo-a-passo a seguir para efetivamente conseguir fazer essas consultas.

Vamos fazer a nossa primeira consulta!

Receita Federal

Para fazer a primeira consulta é bem simples.

O primeiro passo é entrar no site da Receita Federal e procurar pelo serviço de consulta ou pelo serviço de “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” (que é como está descrito no site).

Ao entrar nessa página, você terá um formulário com dois campos para cadastro. Um deles você deverá preencher com o número do seu CPF, e o segundo campo terá a sua Data de nascimento para ser preenchida.

Em seguida, basta clicar em “consultar” que em seguida virá o seu resultado. Se tudo estiver em ordem, o resultado da próxima página será Nenhuma Pendência.

Caso você tenha algum problema que demande a regularização, o seu resultado será Pendente de Regularização (nesse caso é importante entrar em contato com a Receita Federal).

Caso a sua consulta CPF dê como resultado Situação Cadastral Suspensa, isso significa que o seu cadastro está com algum problema relacionado aos dados fornecidos para cadastro. Nesse caso, é fundamental que você também entre em contato com a Receita Federal para solucionar esse caso.

A última possibilidade é o seu cadastro estar cancelado, porém, raramente essa situação ocorre a não ser que você tenha digitado o seu número de CPF errado.

Se por ventura, acontecer esse resultado é fundamental que você faça um atendimento na Receita Federal para regulamentar o seu cadastro – todavia, isso quase nunca acontece, portanto, não há o porquê se preocupar.

No geral, essas são todas as possibilidades que podem ocorrer na sua consulta CPF feita na receita federal. Não existe nenhuma outra questão que pode acontecer quanto à sua consulta CPF feita no site da Receita Federal.

Importante ressaltar, que apesar desses resultados, para realmente completar a sua consulta é importante que você vá no site do SPC SERASA.

Somente lá os outros dados serão cruzados e você terá informações quanto à situação do seu nome.

Caso você queira ser direcionado para o site da receita federal para a consulta busque-o pelo google!

Para fazer a consulta CPF no SPC/SERASA, continue lendo!

SPC SERASA

A Consulta CPF no SPC SERASA é quase idêntica aos passos anteriores. Essa consulta é igualmente simples, e não leva mais do que alguns minutos para ser feita.

Essa consulta também é feita gratuitamente, e basta ter algum dispositivo conectado na internet para que essa consulta seja feita.

O primeiro passo para essa consulta é entrar no site Serasa Consumidor, em seguida procure a sessão “Consultar meu CPF”.

Caso você queira ser direcionado para o site automaticamente, acesse-o em algum buscador.

Em seguida, basta clicar em “Consulte Agora o seu CPF”. Após esse clique, você será direcionado para uma página onde você poderá fazer a sua consulta.

Basta apenas digitar o seu CPF diretamente no formulário em que o site está demonstrando, e em seguida esperar o resultado da sua consulta.

Em geral, você pode ter a inclusão de anotação (que significa a inclusão do seu nome no cadastro do SPC SERASA, essa inclusão significa que você tem alguma conta ou débito pendentes – vulgarmente essa inclusão é chamada de “nome sujo”).

Você pode ter a exclusão de anotações (que é a remoção de quaisquer pendencias no banco de dados do SPC SERASA, para isso acontecer é preciso que você remova os débitos que você tem no seu nome no momento).

Caso você apresente uma inclusão de anotação na sua consulta CPF, basta que você entre em contato com o SPC SERASA e/ou a própria loja que fez a inclusão do seu nome.

A única maneira de resolver esse problema é pagando os débitos que se encontram no seu nome.

Após esse processo, toda a sua situação deve se encontrar normalizada.

Outras Formas de Fazer a Sua Consulta CPF no SPC SERASA

Além da sua consulta CPF poder ser feita de maneira online, você ainda tem a opção de realizar a consulta de três formas diferentes.

Uma delas é pessoalmente em uma agência do SERASA, outra é via carta (menos recomendada) e a terceira opção é via procuração.

Cada uma dessas consultas são feitas de forma gratuita, e não há qualquer pagamento que deve ser feito para poder fazer a Consulta CPF.

A única questão é que você deve ser o titular do CPF para poder fazer a consulta – fora essa situação não há outra impossibilidade.

Veja abaixo como fazer cada uma das outras consultas.

Consulta CPF Feita Pessoalmente (no SERASA)

Para fazer a consulta CPF de maneira pessoal, basta se dirigir em uma das agências do SERASA e em seguida apresentar seu RG, Carteira de Trabalho ou CNH. Somente um desses documentos são exigidos, e essa consulta é feita de forma gratuita. Lembre-se que você deve ser o titular do CPF em questão.

Via Carta ( no SERASA )

Essa é uma maneira pouco recomendada. Todavia, ela pode ser feita como todas as outras.

O problema dessa abordagem é que ela demora mais tempo e provavelmente você vai ter um custo com o envio da carta, porém, não terá nenhum custo para fazer a consulta propriamente dita.

A sua carta pode ser escrita à mão ou digitada e impressa pelo computador. Nessa carta você deverá adicionar o número do seu CPF, RG e uma cópia simples dos dois documentos.

Essa carta também deve ter a sua assinatura reconhecida em cartório (o que pode significar mais um acréscimo no custo do envio dessa carta) e o seu endereço completo para poder receber a resposta do SERASA.

A carta deve ser enviada para o endereço do site que é o seguinte:

Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos , CEP 13571-385 – São Carlos

Via Procuração (no SERASA)

Em caso de procuração, um procurador deve ir a uma agência do SERASA com a procuração original (e/ou cópia – recomenda-se levar uma cópia sobressalente) assinada pelo titular com o CPF da pessoa que quer ser consultada, e essa assinatura deve ser reconhecida em cartório.

Será também necessário para fazer a consulta dessa forma levar um documento original do procurador (e não da pessoa consultada).

O documento pode ser a carteira de trabalho ou a carteira nacional de habilitação, não há discriminação quanto ao documento.

Essa consulta CPF não é indicada para todas as pessoas, apenas para aquelas que possuem alguma situação especial e possuem procurador para fazer todo esse procedimento.

Atualmente a consulta pela internet é a mais rápida, mais simples e também mais eficaz. Porém, a escolha fica de acordo com a pessoa que deseja fazer a consulta.

Feita Pelo Nome

Algumas pessoas acreditam que você pode procurar o CPF de uma pessoa pelo nome. Apesar desse “rumor”, a essa consulta CPF é impossível de ser feita.

Atualmente não existe nenhum órgão público nacional que disponibiliza o seu site para fazer um tipo de consulta desse gênero.

Inclusive, essa consulta caso exista pode acarretar em sérias implicações legais, já que qualquer pessoa estaria com o poder nas mãos de ter acesso aos dados de documentos de qualquer pessoa.

Caso você encontre um serviço com essa premissa, é importante ter cuidado e lembrar que essa pode não ser uma consulta legal, e provavelmente à pessoa que está lhe indicando esse serviço pode estar te indicando para uma verdadeira enrascada.

A única forma de você realmente poder fazer a consulta CPF é sendo a pessoa titular. Qualquer outra forma você poderá estar cometendo alguma infração (ou até mesmo crime) e poderá sofrer alguma sanção em relação à essa pesquisa.

Perguntas Frequentes

Na maioria dos casos as pessoas possuem algumas perguntas frequentes em relação à consulta CPF. Para diminuir um pouco essas dúvidas e também para que você consiga fazer a sua consulta assim que terminar de ler esse artigo, nós vamos elucidar algumas dúvidas.

1.Tem Algum Risco?

Não. A consulta CPF feita online e em sites seguros (como o próprio site da Receita Federal e o próprio site do SPC SERASA) não apresenta nenhum risco.

Porém, caso você decida inserir o seu CPF em qualquer site sem procedência, é possível que você esteja passando as suas informações pessoais para pessoas com má intenção.

Nesse caso, é sempre importante se atentar para o endereço eletrônico em que você está digitando o número do seu documento.

Observe sempre o site e os campos de busca, faça uma rápida olhada total no site para evitar qualquer tipo de problema.

Muitas pessoas podem fazer várias infrações com o seu documento em mãos, portanto, não dê sorte para o azar e fuja das consultas CPF “tabajaras”.

2.Como eu Posso Saber se o Site Que eu Estou é Seguro?

Basta olhar o endereço do site em que você está visitando.

O site oficial da Receita Federal é www.receita.fazenda.gov.br – as terminações .gov.br são específicas do governo, e não há a menor probabilidade de qualquer outra pessoa ter acesso a um site com esse mesmo “final”. Portanto, caso você esteja em um site com essa terminação você está 100% seguro.

O site SPC SERASA já possui outra terminação. Por não se tratar de um órgão público, a terminação do site é .com.br o que é bem comum.

No entanto, o site correto é www.serasaconsumidor.com.br e qualquer outra variação nesse endereço eletrônico pode ser possivelmente uma fraude.

Portanto, basta prestar atenção nessas informações para não cometer o erro de acabar “divulgando” as suas informações para sites errados e com más intenções.

Prestando atenção nesses dois endereços, não há como você cometer nenhum erro. A consulta feita em ambos os sites são totalmente seguras e milhares de pessoas fazem o acesso e a consulta diariamente sem o menor problema.

3.Meu CPF Não Apresentou Nenhuma Regularidade, o Que Fazer?

Se o na sua consulta CPF o seu documento não apresentou nenhuma irregularidade, isso quer dizer que todo a sua documentação está regulamentada e sem nenhuma pendência, e sendo assim, você não precisa fazer absolutamente nada.

O único problema realmente acontece quando o seu CPF apresenta alguma pendência tanto na Receita Federal como no SPC SERASA.

Caso isso aconteça, entre em contato com a Receita Federal, ou com o próprio SERASA para ter esclarecimentos. O ideal é que você resolva as suas pendencias o mais rápido possível para que a sua vida volte para a normalidade.

Um CPF com pendencias pode acarretar na dificuldade para fazer compras com financiamento, ou até mesmo dificuldades para fazer compras parceladas em uma loja.

Outra dificuldade que você pode ter quando estiver com o seu CPF com alguma pendência é ter problemas na hora de contratar algum serviço, ou efetuar algum cadastro.

Todas essas atividades são cotidianas e essas pendencias acabam por prejudicar consideravelmente a vida das pessoas que estão nessa situação.

Em caso de “nome sujo” no SERASA, procure ir na loja que você possui o débito e procure fazer a negociação da sua dívida.

Na maioria das vezes essa negociação é positiva e você conseguirá rapidamente eliminar essa pendencia do seu documento.

Em casos de problemas com impostos (como o Imposto de Renda) lembre-se que sonegar impostos é crime passível de prisão ( em casos mais extremos ).

No geral, procure regularizar seus impostos com a Receita Federal o mais rápido possível, inclusive para o valor da “multa” com juros e correção monetária não seja muito alta.

Nesse caso é fundamental que você corra o mais rápido possível para dar esclarecimentos em relação as seus problemas, seja qual for o caso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.464 votes, average: 3,46 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário