Consulta

Consulta CNPJ → Saiba Como Consultar

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica mais conhecido também como CNPJ é um documento muito importante para possuidores de comércios ou até mesmo de empresas, é através do número desse documento e sua situação segundo a justiça, que se atesta a veracidade da empresa.

Assim como de algum comércio, boa parte deles possuem CNPJ, ele é um documento necessário para fins formais, diferentemente de comércios informais que muitas vezes não possuem e não necessitam possuir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica por motivos óbvios.

Como o não pagamento de taxas para a realização do documento, o que em pequenos comércios não é algo muito útil, já que não existem filiais, ou um grande montante de dinheiro em movimento nesse tipo de microempresa, como é comumente chamada as pequenas empresas em território brasileiro.

Outra grande função do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é comprovar a veracidade da empresa, já que, tendo um CNPJ real, já fica subentendido que a empresa existe fisicamente e se é dada uma certa confiança a ela e a seus outros subdomínios.

Comumente chamados de filiais aqui no Brasil, como exemplo a empresa b é filial da empresa a, a empresa a tendo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica já fica confiável para a maioria da população a confiabilidade da empresa b também, já que no Brasil só se é necessário possuir CNPJ a empresa matriz.

  • Cadastro CNPJ: Faça seu cadastro diretamente pelo site.
  • CPF: Realize sua consulta pelo número do CPF cadastrado.
  • Serasa: Use para consultar seus dados fiscais.
  • Sefaz: É a secretaria da fazenda.

Se entende que ela que controla as outras filiais, não sendo necessária a obtenção de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica para as filiais empresariais, isso facilita e muito a vida do empresário, pois caso contrário precisaria abrir talvez até milhares de conta ou registros de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Muitas empresas, assim como futuros empregados a essas, utilizam um recurso muito importante para qualquer possuidor de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ou pessoa que trabalhará para esse possuidor, é a consulta de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Nele se é visto a qualidade da empresa quanto a justiça, como possíveis fraudes anteriores e outros crimes, assim como a sua situação cadastral, evitando o banimento do CNPJ do empresário por problemas não resolvidos em sua conta do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

É visível que isso é uma das maiores preocupações de qualquer empresa, pois um problema de tamanha proporção traria com toda a certeza, fortes quedas no lucro da empresa, assim como a sua possível falência, o maior pesadelo de qualquer empresa que se preze.

Cadastro CNPJ

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica também tem a sua devida importância na verificação da empresa estar em dia com a justiça brasileira, levando todas as suas contribuições e deveres a sério, o que é realmente necessário.

Para ambos ou lados dessa pequena disputa, do lado da justiça, esta precisa muito conseguir os impostos que a empresa precisa doar ao tesouro público, assim como qualquer outra em território brasileiro, já que se é muito importante a cobrança de impostos para o desenvolvimento do nosso país.

Sendo muitas vezes investido em infraestrutura para a própria empresa, como no caso de o governo investir os impostos cobrados na educação, o que de fato contribuirá com a empresa no quesito e melhorar os seus futuros profissionais.

Esses que farão um trabalho melhor e mais rápido, fazendo a empresa crescer cada vez mais rápido dentro dos limites existentes em seus polos de produção, outra forma de se auxiliar as empresas é como já se foi dito aqui no quesito de auxiliar o empresário a não ter problemas judiciais.

Durante a criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica em agosto de 1998 se pensou muito nos benefícios que ele poderia trazer para o mercado brasileiro, a maioria deles se concretizaram, como pode se ver nas estatísticas de produção industrial brasileira.

Assim mostrando a grande importância do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica para com a população brasileira e as jurídicas, ou seja, com outras empresas, que necessitam também de auxílio do governo com a criação de programas desse tipo para se manterem firmes.

Se continuarem auxiliando fortemente a economia brasileira e a sua criação de empregos, o que não é uma tarefa fácil, vivendo-se em um país que não oferece nenhum tipo de auxílio a empresários, estes que de fato são os responsáveis pelo aquecimento da economia de nosso país.

Por muitos anos se pensou na atualização do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica para as empresas, o que ainda vem sendo discutido para facilitar a vida de muitos daqueles pequenos empresários que necessitam de um pequeno trampolim para subir na vida.

Não de diversas taxas governamentais que só servem para destruir qualquer sonho que ele tenha em algum momento de sua vida, talvez você não saiba, mas muitos empresários desistem de seus sonhos pelas altas taxas que lhe são aplicados.

Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas ficam no mercado informal, ou seja, não se utilizando de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, e também não necessitando pagar as taxas que o mesmo teria caso fosse um usuário do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Isso tem o lado ruim de colocar o negócio do empresário em risco, pois dessa forma ele não possuirá os mesmos benefícios que teria o usuário do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, como a própria consulta de seus dados, que salva muitos empresários da possível falência.

Este artigo tem o real intuito de facilitar o empresário ou funcionário que deseja saber a real situação de sua empresa, então leia o artigo até o final e aprenda como de fato consultar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica com segurança e confiabilidade.

CNPJ

A consulta de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica pode e deve ser realizada de forma totalmente fácil e confiável, o que de certa forma contribui com a qualidade de todos os dados oferecidos e para a sua aplicabilidade na empresa e na melhoria dos negócios oferecidos por essa.

Todos os dados oferecidos pela consulta de CNPJ que pode ser realizada através do site oficial da própria receita federal, tem alguma aplicabilidade no mundo empresarial de alguma forma.

O empresário leigo no assunto pode não ver alguma utilidade nos dados obtidos, mas, na verdade, qualquer empresário de média ou longa carreira, verá a real utilidade de qualquer dado obtido através do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica pois na realidade o núcleo da sua empresa está nesse documento.

Que deve e pode ser feito com facilidade, assim como tem uma grande e vital importância para qualquer usuário mal-intencionado, deve ter para você também usuário bem-intencionado, desejando saber mais informações sobre a empresa que irá trabalhar.

Como a sua confiabilidade e desejando evitar possíveis fraudes, você também dono da própria empresa e maior responsável por ela deve dar uma grande importância para as informações obtidas, caso você não saiba.

Realmente é necessário verificar de tempos em tempos a situação de seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, pois caso ele se encontre em algum estado ruim, você possa utilizar de seu pensamento crítico, e com rapidez ajustar tudo o que é necessário para a empresa.

Como o seu próprio CPF, o qual você cuida e honra com toda a responsabilidade do mundo, pois você sabe que caso venham a ocorrer problemas nele, as coisas ficarão feias, economicamente falando; você também deve honrar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Para que não ocorram problemas e você perca um dos bens que mais demorou para construir, a confiabilidade e visibilidade da sua empresa, que como todos sabemos, não é algo fácil de se fazer, necessitando de muito tempo e trabalho.

O que muitas vezes não é nem o suficiente para reconquistar tudo o que você perdeu por problemas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, já que esses muitas vezes levam toda a sua empresa a falência a longo prazo, o que realmente não é uma coisa boa para você empresário.

Agora após demonstrar toda a real importância de se ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica em dia, e os maiores problemas que podem vir a ocorrer caso isso não seja cumprido, ensinarei você a consultar seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica de forma rápida e fácil assim como segura.

Consultar CNPJ na Receita Federal

Pela receita federal você pode consultar a sua situação cadastral do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica facilmente e com a total confiança dos dados obtidos.

Já que estamos falando aqui de um site oficial, ou seja, estamos aqui falando do site da receita federal, um dos sites mais confiáveis do Brasil, então você empresário pode ficar tranquilo no que se diz a respeito das suas informações obtidas.

Caso você encontre algum erro, o que será quase impossível, poderá falar diretamente com a central da receita federal, pedindo a revisão de seus dados, é um processo demorado, mas fique tranquilo, durante a revisão.

Seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica fica imune a qualquer problema que possam ocorrer, sendo assim uma boa pedida caso você perceba que ocorreu algum erro na verificação de seus dados cadastrais por parte do órgão emissor, ou seja, a receita federal.

Para consultar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica pela internet no site oficial da receita federal é extremamente fácil, basta você navegar até o site na guia consultas.

Lá você encontrará diversas formas de consulta como: CPF (cadastro da pessoa física), CNH (carteira nacional de habilitação), e a de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Obviamente você deverá acessar a opção de consultar o seu CNPJ pois as outras opções não dizem a respeito pelo qual você procura, após isso sendo feito, você deve estar munido de seu número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, então utilize-o na caixa de texto com o nome homônimo.

O site pedirá para você responder um captcha, que é uma pergunta especial com o intuito de facilitar a detecção de robôs, que são programas criados por usuários mal-intencionados com o propósito de poluir o site da receita e produzir bancos de dados de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ’s).

Para interesses maliciosos, como roubos e fraudes: após o preenchimento do captcha, você será redirecionado a uma página com o intuito de mostrar os dados conseguidos no banco de dados, assim como a própria situação cadastral na qual o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica se encontra.

Recomendo que anote todas as informações obtidas com o propósito de analisar a sua empresa, e ver porque daqueles dados, sendo eles bons ou ruins, e sendo o culpado a sua empresa, ou a própria economia brasileira.

O que muitas vezes ocorre, é a receita federal bloquear o seu acesso à consulta, pois ela só pode ser realizada três vezes em um dia, uma tentativa acima desse número resultará em bloqueio até o dia seguinte.

Essa é uma das razões de eu recomendar anotar as informações, o que com toda a certeza auxiliará a sua empresa a encontrar uma boa condição de melhora, ou continuar da mesma forma, caso a situação da empresa seja positiva.

Existem outras diversas formas de consultar seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, como em alguma instituição física credenciada ao CNPJ, o que muitas vezes facilita e muito a vida daqueles que precisam de uma taxa de informações maior, que não pode ser obtida via internet.

Mesmo para a segurança das informações que podem ser obtidas pelo usuário, que em mãos erradas, podem levar a grandes fraudes e problemas, que não devem ser de nenhuma forma ocasionados, pois implicam em uma queda de desempenho na empresa, nunca em um aumento.

Na forma de consulta ao CNPJ física é oferecida uma gama muito maior de informações, além de se haver a opção de uma consulta paga, muito útil para analisar as suas principais concorrentes.

É muito bom ficar atento a alguns sites que oferecem esse tipo de serviço, mas que na realidade tem o propósito de roubar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e utilizá-lo para interesses maliciosos.

Como um grande exemplo, seria a utilização do número de seu CNPJ para a realização da tão comentada fraude, e o abrimento de empresas em seu nome, tornando você um laranja.

Com o grande perigo de bloquearem o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou seja, colocarem na sua situação o valor suspenso, indicando problemas ocorrendo em seu CNPJ, o que pode levar a receita federal a até mesmo anular seu CNPJ, o que levará você a uma grande queda sem fim.

Destruindo todo os seus sonhos de uma bela empresa, por isso da próxima vez, que ver algum site oferecendo esse tipo de serviço, não caia nessa, e se proteja de uma eventual perda de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o que é muitas vezes irreversível, por causa de um maldito golpe.

Por Nome da Empresa

É perfeitamente possível realizar a consulta de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica por nome em alguns estados, mas são poucos o que oferecem esse tipo de informação, talvez o único que ofereça é o de São Paulo.

Para iniciar a consulta basta ir ao site da “junta comercial do estado de São Paulo”, lá você encontra todas as informações necessárias para realizar a sua consulta.

Pelo CPF

É possível também fazer a consulta de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica pelo CPF do responsável pela empresa, pois segundo o sistema de dados da receita federal.

Os dois são linkados, possuindo a mesma função, de identificar e notificar o responsável pela empresa, o site da receita federal também oferece esse serviço

A Pedido

É possível pedir uma avaliação de seu CNPJ por meio físico onde é possível extrair mais dados do que em qualquer outro lugar, inclusive, com a opção de requerer alguns dados específicos.

O que garante com toda a certeza a satisfação do usuário com o serviço prestado de forma física, também é possível pedir uma avaliação do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica pelo correio, esse é um dos métodos de consulta mais utilizados pelos empresários devido a sua facilidade de uso.

Sua melhor informação de dados, em comparação com o serviço prestado pela receita federal de maneira on-line, o que é muito básico, mas garante a segurança dos beneficiários.

Situação Cadastral CNPJ

A situação cadastral do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do contribuinte é dada através da consulta com a receita federal, e somente retorna os dados cadastrais, que diferente dos fiscais, serão abordados agora.

Serasa

É também possível consultar os seus dados fiscais do CNPJ pelo site oficial do serasa, infelizmente o serviço é pago, mas retorna informações muito interessantes, como dívidas no nome da sua empresa.

Assim como declarações não prestadas, dando a chance da sua empresa, melhorar de forma rápida, pois nela existirá todo o material necessário para você identificar e consertar o seu erro.

Sefaz

A secretaria da fazenda, ou sefaz, conta com um grande montante de informações, para você empresário que necessita de algo relacionado ao seu próprio CNPJ, lá você consulta a legislação vigente e fica por dentro de tudo o que diz respeito ao seu CNPJ.

Sefaz BA

O sefaz, ou secretária da fazenda da Bahia disponibiliza por meio de seu site oficial, milhares de informações a você empresário que concentra suas ações principalmente na região Nordeste.

Sefaz RS

O sefaz do Rio Grande do Sul, assim como o da Bahia possui em seu site informações muito interessantes ao empresário, principalmente aquele do ramo agropecuário, que consiste grande parte do setor empresarial do Sul do Brasil.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.464 votes, average: 3,99 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário