Pet

Chow Chow → Um Cão Com Uma Grande História Para Contar

O Chow Chow talvez seja um dos cachorros mais versáteis e mais curiosos do mundo. Sendo um cão de origem chinesa, ele já foi utilizado como cão de guarda, como cão para puxar trenó, como cão de briga e também como cão de caça.

Com uma pelugem densa e bem cheia ( e que logo na frente se assemelha com a juba de um leão ),  é um cão exótico, bonito e que aguenta altas temperaturas. Além dessas características, o cão apresenta uma curiosa peculiaridade: uma língua de cor azulada.

Sendo um dos animais mais majestosos que existem, o Chow Chow hoje é cobiçado por muitas pessoas como o cão ideal para ter, justamente pela sua versatilidade e personalidade reservada.

Para conhecer mais a respeito do famoso cachorro de língua azul, continue lendo!

A Raça Chow Chow

A raça é proveniente de China. Porém, alguns traços biológicos remontam que o animal pode ter tido origens na Sibéria ou na Mongólia.

O Chow Chow é daqueles cães que sofrem adoração por onde passa, e com o passar dos anos se tornou alvo de grande prestígio.

Nos anos 1800, alguns exemplares da espécie foram levados para a Inglaterra pelo exército inglês, onde o animal passou a ser realmente considerado um animal extremamente majestoso e exótico.

O nome é derivado de um termo que significava bugiganga oriental ou curiosidade ( justamente pela estranheza que as bugigangas orientais causavam ).

Suspeita-se que esse nome tenha sido usado como engano ou como uma espécie de generalização para tudo que viesse do oriente para o ocidente.

De alguma forma, até hoje o nome continua e apenas no século XX o cão foi reconhecido como uma raça.

Hoje no Brasil, a raça é bem difundida e famosa entre os brasileiros.

Panda

Pandas apesar de estarem sofrendo extinção, são animais muito amados no mundo todo. Especificamente na China, o país de origem do Panda e do Chow Chow, surgiu-se uma espécie de hibrido entre o cachorro e o gigante mamífero.

Ambos apresentam as mesmas cores, e características bem parecidas e com certeza, todas as pessoas que viram as fotos dos “Chow Chow Panda” ficaram entusiasmados, com a possibilidade de ter um animal com essas características.

Porém, para o desleite de muitos, o Chow Chow Panda na realidade é apenas um Chow Chow “comum”, pintado das cores preto e branco.

O seu pelo é tingido e todo esse processo é ao que aparenta a tintura não faz mal para os pelos ou para a saúde do animal. Porém, as cores só duram por 30 dias.

Portanto, caso você tenha interesse em adquirir um “Chow Chow Panda”, não caia nas armadilhas que alguns vendedores podem inventar para você.

Mini

Outro equivoco que é comumente feito com a raça é a apresentação dos supostos “Mini Chow Chow”.

Atualmente não existe nenhuma variação de tamanho da raça, e esse é um equívoco que normalmente é feito por vendedores ou por pessoas que não conhecem a raça.

O mini Chow Chow na verdade, pode ser fruto de uma confusão entre duas raças que seriam a raça Spitz Alemão e a raça Lulu da Pomerania.

Ambas as raças são de tamanho pequeno e são extremamente parecidas com o Chow Chow, principalmente quando ainda são filhotes.

Porém, conforme esses cães vão crescendo, apesar de existir uma similaridade, definitivamente não parecem com um Chow Chow adulto “normal”.

Caso você procure por uma raça de menor porte e tenha uma paixão pelo Chow Chow, essas raças citadas anteriormente podem fazer com que você mude de ideia e algum desses cães ou outros de menor porte.

As Características do Chow Chow

Ele apresenta um pelo longo e bem denso. Em certas áreas lembra até um leão pelo formato da sua pelugem.

Outro ponto muito curioso da raça é que ele apresenta a língua azul ( ou roxa ), que é um atrativo que muitas pessoas até hoje estão tentando descobrir o porque.

Uma das razões que são pautadas como a razão da língua azul do animal, é um gene que desencadeia uma maior concentração de melanina na língua, e por essa razão a sua língua passa a ter essa coloração. Todavia, uma explicação mais detalhada não foi encontrada até o momento.

Outras características que chamam muito a atenção no animal é o seu focinho e as suas orelhas, que dão a sua característica física marcante, junto dos seus pelos é claro.

Temperamento

O temperamento dele é um dos fatores que mais chama a atenção. Apesar de ele ser aparentemente “fofinho”, ele costuma ser muito teimoso!

Por essa razão, o Chow Chow não é considerado para pessoas que nunca tiveram um cão. Ele costuma ser um pouco difícil de adestrar, e pode apresentar um comportamento ligeiramente agressivo em relação a estranhos.

Outro aspecto muito forte no temperamento do Chow Chow é que eles são cães naturalmente independentes e não costumam ter uma postura mais reservada pela maior parte do tempo.

No geral, são cães que tem um instinto territorial muito grande e costumam a ter um caráter de proteção do ambiente, por essa razão, o cão preferencialmente deve ser adestrado para poder ter uma reação positiva com estranhos.

Um aspecto importante é que o Chow Chow embora seja um cachorro considerado de médio porte, ele precisa de exercícios físicos regulares.

El não é um cão que gosta de um calor excessivo e costuma sofrer bastante com essas temperaturas, portanto caso você decida passear com ele, ou até mesmo achar um horário para adestra-lo, é importante que você procure um horário ideal como o inicio da manhã ou o fim da tarde ( a noite, também é recomendado dependendo da sua disponibilidade ).

Preço

O preço da raça costuma variar bastante, em alguns casos você consegue encontrar pessoas vendendo exemplares da raça a um valor consideravelmente barato. Porém, seu valor médio costuma ficar por volta dos 1,000 a 1,200 reais.

Como de costume, cães de canis ou criadores especializados costumam ter um valor mais alto devido à pureza das suas crias.

OLX

O OLX costuma ser um site onde várias pessoas procuram animais para a compra. Porém, é importante que você se atente aos detalhes antes de comprar o animal.

Procure saber a procedência do bichinho e também procure marcar uma visita para ver o local que ele se encontra ( em algumas vezes os vendedores do OLX não vão aceitar essa opção, caso isso aconteça desconfie ).

Também não se esqueça que o filhote que você comprar deve vir vacinado e já deve ter tomado o remédio contra vermes para evitar qualquer tipo de problema de saúde durante o desenvolvimento do animal.

Todas essas dicas são importantíssimas caso você opte por comprar o seu cão pela internet, e além de todas essas dicas, é fundamental que você assim que comprar o cãozinho o leve para uma consulta veterinária para fazer exames de rotina e um acompanhamento veterinário mais próximo.

Dessa forma sua compra vai ser segura e você muito provavelmente terá feito um bom negócio.

Lembre-se que é a vida de um animal que estamos falando, portanto, não devemos pensar somente nos custos ou nos gastos ( que nesse caso são essenciais ). Se por ventura você não puder arcar com esses gastos no momento da compra, talvez seja importante repensar a aquisição do seu peludo.

Cores da Raça

Os Chow Chows apresentam uma baixa variedade de cores. São elas:

  • Branco ou Creme claro;
  • Preto;
  • Cinza;
  • Laranja ou creme avermelhado ( que é a cor “tradicional” que a maioria das pessoas reconhece quando vê um cão da raça ).

Porém, todas essas cores passam por uma espécie de tonalidade, e sendo assim é provável que você veja um com uma cor creme que lembre a cor dourado ( Semelhante a de um labrador ) e é provável que você também veja outras variações.

Além dessas cores, também existe a cor que é chamada de “azul”, que nada mais é do que a cor cinza meio azulada ou um preto sem brilho. Tudo se resume a tonalidade.

Vale ressaltar que a cor creme ( mais clara ) é a mais rara de todas.

Filhote

Os filhotes costumam ser confundidos com o de outras raças. Talvez por essa razão as pessoas acreditam que possa existir o que se chama de “Chow Chow Mini”.

A maior diferenciação que você pode fazer para ter certeza que é um Chow Chow é observar as orelhas e o focinho. Logo quando pequeno eles já apresentam suas orelhas ligeiramente pontudas.

Porém, como a grande maioria dos cães, essas pequenas orelhas ainda se encontram caídas e só vão ficar “em pé”, de acordo com o desenvolvimento do animal.

O pelo também um grande fator de diferenciação. O pelo dos Chow Chows é meio longo e tende a ser meio crespo, diferente de outras raças parecidas ( como o spitz alemão ) que costuma ter um pelo mais liso e mais arrepiado ( e também com um focinho menor ).

Caso você não consiga fazer essa diferenciação é fundamental que você compre o seu cão em um local de confiança. Dessa forma você consegue ter certeza que você está comprando a raça que você deseja.

Muitos vendedores de animais costumam facilitar a venda com vários parcelamentos e muitas fotos atrativas em seus anúncios. Por essa razão, é importante que você tenha muito cuidado e é importante que você consiga ter um bom discernimento a respeito da sua compra.

Por se tratar de um animal exótico e com características únicas, é importantíssimo ficar de olho no preço e também se atentar aos mínimos detalhes.

Alguns cuidados Importantes

Os Chow Chows apresentam um pelo bem diferente do tradicional, é muito importante que você escove o seu pelo com uma frequência média. O ideal é que essa frequência inicialmente seja de uma vez por semana. Em períodos de troca de pelo, é recomendável que você escove o pelo dele todos os dias.

Outro cuidado essencial que você deve ter é em relação ao exercício com ele. Lembre-se que ele tem uma pelugem muito densa e caso você abuse de exercícios ( principalmente no calor ) o animal sofrerá bastante.

Esse cão por também ter uma característica reservada é importante que você sempre incentive a socialização. Caso contrário ele pode se tornar um cão arisco com pessoas estranhas e inclusive com outros animais.

Os Chow Chows quando filhotes, normalmente exige um pouco mais de cuidados, e alguns especialistas recomendam que a frequência de comida para ele seja em média de 5 a 6 vezes durante o dia.

Durante o crescimento do animal essa frequência diminui para apenas duas vezes, e é importante sempre se atentar para o volume de ração que você coloca para ele comer.

Maior frequência não necessariamente significa comer mais, e é importante que você tenha um veterinário para ajuda-lo a determinar a porção ideal para o seu cão.

Como o pelo do cão é o que mais chama atenção, atente-se para possíveis problemas de pele que ele possa vir a ter durante a sua fase adulta ou até mesmo durante o crescimento. Caso os Chow Chows não tenham uma boa higiene e também não tenha certos cuidados ele pode acabar adoecendo.

Uma situação que pode afetar a qualidade do pelo é a ração que você usa para alimenta-lo. Rações de baixa qualidade costumam ter corantes e conservantes em alta qualidade, o que pode fazer com que ele desenvolva algum problema com a sua saúde ( não só com o seu pelo ).

Atente-se para todos esses cuidados e seus Chow Chows crescerão bem e sem qualquer problema sério. Visitas regulares a um veterinário são de extrema importância e se você sentir necessidade de adestrar o seu cão, quanto mais cedo melhor. Principalmente quando falamos de um cão teimoso como os Chow Chows.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.645 votes, average: 4,61 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário