Aplicativos

Calculadora → Facilite a Forma Com Que Realiza Seus Cálculos

O ábaco, pai da calculadora, é um instrumento chinês, criado no século VI antes de Cristo, usado para contar e realizar operações básicas. O tempo passou e em 1642 Blaise Pascal criou uma ferramenta automática de fazer contas para ajudar seu pai, que era cobrador de impostos.

As coisas foram mudando, a tecnologia chegando e mais, e mais pensadores procuravam desenvolver um mecanismo que facilitasse a resolução de operações, que hoje vem a ser a calculadora.

O projeto da calculadora pequena e de baixo custo que conhecemos hoje só apareceu no ano de 1948 e a partir dai, só evoluiu para melhor. Atualmente, temos máquinas tão potentes que são capazes de realizar milhões de operações por segundo e estão ao alcance das mãos.

  • Calculadora Financeira: Permite com que faça cálculos como com aumento de juros.
  • Juros: Aumenta uma pequena taxa no produto comprado.
  • Do Cidadão: Somente é disponibilizada pelo Banco Central do Brasil.
  • Calculadora IMC: Serve para checar o nível de gordura do corpo.

A internet também disponibilizou as tão famosas calculadoras online que hoje facilitam o trabalho de muitas pessoas. Conheça mais sobre este objeto histórico, como executar algumas operações e melhorar sua vida.

A Calculadora Financeira

A calculadora financeira é um dos facilitadores da matemática financeira. Com ela você pode realizar operações como o cálculo de juros compostos, aplicações financeiras, descontos de títulos, financiamentos, valorização e desvalorização de bens e assim por diante.

Estas contas são facilmente feitas em poucos segundos. São muito utilizadas por profissionais da matemática, da economia e da engenharia. O modelo mais famoso é o HP112C, da marca HP. Aprenda algumas funções básicas deste instrumento.

Porcentagem

As porcentagens são algumas das operações mais comuns feitas pela calculadora científica, aprenda basicamente como calculá-las. Porcentagem simples (calcular o valor que corresponde à porcentagem de um número)

  1. Determine o valor base do qual você quer descobrir a porcentagem
  2. Pressione a tecla ENTER
  3. Determine a porcentagem que você quer descobrir
  4. Aperte a tecla %
  • Valor líquido (é o valor da base mais ou menos uma porcentagem da mesma.
  1. Calcule a porcentagem simples
  2. Aperte a tecla + ou -, dependendo da operação que você deseja.
  • Diferença percentual (calcular a diferença percentual entre dois números)
  1. Determine o valor base
  2. Aperte a tecla ENTER para afastar o outro valor do valor base
  3. Determine o outro valor
  4. Aperte a tecla  Δ%
  • Porcentagem total (calcular a porcentagem que um número representa em relação a outro)
  1. Determine o valor total
  2. Insira o valor para o qual queremos determinar a porcentagem equivalente
  3. Aperte a tecla %T
  • O total é armazenado para podermos determinar o outro número
  1. Limpe o visor apertando a tecla LCx
  2. Digite o valor
  3. aperte a tecla %T novamente

Juros

O juros é uma taxa normalmente cobrada sobre produtos parcelados ou financiados. Ela é acrescida pelo tempo á mais que o cliente vai ter para pagar pelo produto.

Simples (aquele que é fixo)

  1. Determine o valor base a ser pago e aperte a tecla CHS e depois a tecla PV
  2. Determine o período de tempo pelo qual o juros será cobrado e aperte a tecla n
  3. Determine a porcentagem a ser cobrada pelo período de tempo e aperte a tecla i
  4. Aperte a tecla FV
  • Composto (aquele que se baseia na parcela anterior já acrescida do juros)
  1. Determine o período de tempo pelo qual o juros será cobrado e aperte a tecla n
  2. Digite a taxa anual e aperte a tecla ¡
  3. Digite a quantia principal e pressione a tecla CHS e depois a tecla PV
  4. Aperte a tecla f e depois a tecla INT para calcular e exibir o juro acumulado em 360 dias
  5. Aperte a tecla + para calcular o total do principal e o juros acumulado

A Calculadora do Cidadão

A calculadora do cidadão é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil para simular aplicações com depósitos regulares, financiamentos com prestações fixas, a correção de valores baseados em fatores econômicos e calcular valores futuros de um capital.

A Calculadora de IMC

O Índice de Massa Corporal é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para checar se os seus níveis de massa e gordura são adequados e seguros para sua saúde. A fórmula é simples, basta dividir seu peso por sua altura elevada ao quadrado.

Os resultados devem ser comparados com os seguintes dados:

  • Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
  • Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
  • Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
  • Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
  • Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
  • Entre 40 e acima = obesidade grau III

É muito importante determinar o seu IMC para poder controlar sua alimentação e sua nutrição. Com o sobrepeso, vem diversas outras doenças que se agravadas podem levar até à morte. Consulte seu médico caso seu quadro seja grave.

A Calculadora do Amor

A calculadora do amor é uma calculadora que se baseia nos nomes dos amantes para determinar a afinidade dos mesmos. Ela não é nenhum teste científico, mas é super divertida de se fazer para aqueles casais mais brincalhões ou para os apaixonados. Faça seu teste na calculadora!

A Calculadora Gestacional

A calculadora gestacional serve para determinar a data do parto a partir da data de sua última menstruação.

Este calculo é muito importante, pois a partir do momento em que a mulher sabe de quantas semanas está ela pode dar início ao tratamento pré-natal, saber que cuidados tomar, que suplementos ingerir e que tipo de sinais e sintomas ela pode eventualmente ter.

Muitos sites podem indicar uma data próxima, mas é recomendado que a gestante procure um médico de confiança, ele pode apontar a data adequada para o parto como outra. Fala o seu teste na calculadora gestacional!

A Calculadora Trabalhista

A calculadora trabalhista é aquela que é utilizada por profissionais que atuam na área, como advogados, peritos, contadores e outros.

Com ela você pode determinar as verbas do trabalhador durante o período de trabalho como as férias, o décimo terceiro salário, a hora extra, os descontos indevidos, etc.

Recisão

A rescisão de um contrato de trabalho é a versão formal do fim da ligação empregatícia. Este fim pode se dar tanto pela vontade do chefe quanto do funcionário. Os motivos podem ser diversos, mas conheça os principais deles.

Sem justa causa

Esta decisão é aquela em que a empresa simplesmente não possui mais interesse nos serviços prestados por um determinado funcionário. Para demiti-lo, a mesma precisa emitir um aviso prévio.

O mínimo de dias para este alerta é trinta e caso a companhia não queira o trabalhador exercendo seu cargo, ela deve indeniza-lo por este período.

Por justa causa da empresa

Esta decisão é aquela tomada pela empresa quando o funcionário comete um erro de alta gravidade ou não cumpre com o papel que lhe foi incumbido. Dependendo da situação, a empresa fica isenta de pagar alguns valores e não precisa sequer dar aviso prévio.

Por justa causa do funcionário

Esta decisão é aquela tomada pelo funcionário quando a empresa contratante não cumpre com um ou mais termos do contrato empregatício. Ela também pode ser usada quando o profissional está em risco de vida quando exercendo seu trabalho ou quando sofre algum dano físico ou moral.

Esta decisão normalmente é tomada por ambas as partes, a empresa e o funcionário, quando ambos cometem mutuamente faltas graves que violem as obrigações de um para com o outro.

O Que Levar em Consideração?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre seus direitos e poucas delas as esclarecem. Quando um contrato de emprego for rompido existem algumas coisas a serem levadas em consideração.

  1. Saldo de salário: é o valor que a empresa deve a um funcionário pelo período trabalhado antes da demissão. Se você for demitido no meio do mês, por exemplo, a empresa tem o dever de pagar pelos primeiros quinze dias.
  2. Aviso prévio: o tempo a ser calculado no aviso prévio é só para aqueles que não foram demitidos por justa causa. A ideia é adicionar três dias para cada um ano trabalhado ao valor de trinta dias. Se for você que quer quebrar com o vinculo empregatício, você deve o aviso prévio para a companhia.
  3. Férias: se o funcionário possui um tempo de férias que não foi utilizado, ele deve ser abonado por este período mais o terço do mesmo.
  4. Décimo terceiro salário: o décimo terceiro salário daquele ano deve ser incluído nas suas contas. Ele é relativo ao período de trabalho e inclui o período de aviso prévio. Cada mês é um dozeavos do salário.
  5. Depósito, saque e multa do FGTS: os valores recebidos pelo funcionário que não foi demitido por justa causa são as bases para o cálculo do FGTS. A rescisão tem como porcentagem base oito por cento. Ele também tem direito a sacar o saldo existente no FGTS. A multa para estes funcionários é de quarenta por cento sobre o valor total dos recebimentos. Confira uma das melhores calculadoras online para calcular sua rescisão.

Salário Líquido

O salário líquido é aquele do qual já oi descontada a porcentagem do INSS e do IRRF. Diferente do salário líquido, o salário bruto é aquele que está determinado na carteira de trabalho.

Muitas pessoas ainda se incomodam com a porcentagem removida do montante a ser recebido. Confira esta calculadora para calcular o salário líquido.

Adicional Noturno

O adicional noturno é um benefício voltado para aqueles funcionários que cumprem uma jornada de trabalho noturna. Ele visa melhores condições de trabalho para estes profissionais e um piso salarial melhor já que o trabalho noturno exige mais daqueles que o exercem.

Em nosso país este tipo de jornada é aquela na qual o trabalhador está no emprego das 22:00 às 5:00. O cálculo é feito adicionando à hora de trabalho um valor de 20% dela mesma.

Se o horário de trabalho tiver início antes do período previsto pela lei, o funcionário não recebe o adicional noturno por ele. Conheça uma das melhores calculadoras para calcular o adicional noturno.

A Calculadora Científica

A calculadora científica é uma ferramenta menos específica do que a calculadora financeira. El serve para facilitar a realização de algumas operações e não possui um público concreto, qualquer um pode usá-la ou eventualmente vai acabar usando.

O diferencial da calculadora científica, é que ao contrário da calculadora comum, ela tem a capacidade de armazenamento de dados. Ou seja, ela pode “aprender” e guardar algumas operações pré-determinadas para facilitar a vida do usuário.

Para aqueles que querem aprender a utilizar uma calculadora cientifica é interessante ler o manual da sua máquina. Cada tecla possui mais de uma função, que vai estar devidamente indicada no mesmo.

Uma das marcas mais famosas, que produzem este objeto é a Casio. Confira uma das melhores calculadoras científicas online.

Modelos Para Download

Se você quer, ao invés de comprar, escolher uma ferramenta simples de ser encontrada e muito útil, confira esta seleção de downloads.

Calculadora Simples: Calculadora Inteligente

A calculadora inteligente é uma ferramenta simples e fácil de ser utilizada pelo usuário que quer realizar operações. Ela é voltada para o público geral por sua grande usabilidade e ainda que seja singela não peca pela falta de recursos e cumpre com o que promete.

Calculadora Financeira: Emulador HP12C

O emulador HP12C é uma ferramenta que simula a própria calculadora da HP. Com ele, você pode realizar as mesmas operações que realizaria na máquina em mãos. É voltada para um público mais específico por ser mais complexa de usar e possuir diversas funções.

Calculadora Científica: Calculadora Científica

Esta calculadora científica permite que o usuário vá um pouco além da calculadora simples. Ela é comumente utilizada por alunos para realizar tarefas estudantis ou para os professores por possuir a capacidade de realizar algumas operações mais complexas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as calculadoras ficou muito mais fácil se organizar e realizar as operações que você precisa. Lembre-se sempre que ainda que elas sejam ferramentas facilitadoras elas ainda precisam de você para apresentar resultados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.123 votes, average: 4,32 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário