Pet

Border Collie → O Cachorro Mais Inteligente Que Existe

Sendo uma das raças mais prestigiadas do mundo, o Border Collie vem se tornando cada vez mais a escolha do cão ideal para aquelas pessoas que são cheias de energia e querem ter um cão como mais um membro da sua família.

Sendo um cão extremamente leal e fiel, o Border Collie apresenta várias características únicas, como um poder de foco e concentração acentuado e também a incrível capacidade de obediência.

Com todos esses atributos juntos, o Border Collie se destaca não só na sua função de origem ( pastorear o campo ), como também se destaca em quase qualquer atividade que ele e o seu dono engajarem.

A raça hoje, é considerada a raça mais inteligente do mundo ( reconhecimento que veio com o livro “The intelligence of dogs” ) e é também considerada a raça mais “treinável” para concursos como dog agility.

Porém, mesmo com toda essa energia e com todos esses atributos, esse cão precisa de alguns cuidados básicos que costumam ser um pouco diferentes de outras raças.

Um exemplo bem claro é que caso você opte por ter um Border Collie, considere fazer exercícios com ele todos os dias, caso contrário, ele pode se tornar um cachorro bem difícil de “controlar”.

Caso você tenha mais interesse em saber a respeito da tão famosa raça Border Collie, continue lendo!

Breve História

A raça Border Collie tem um inicio um pouco “tumultuado”. Originalmente, seu início se deu por volta 1700 no Reino Unido, com o objetivo de se encontrar uma nova raça para auxiliar no trabalho do campo.

As outras raças que eram pastores de ovelha normalmente eram agressivas, e para fazer o trabalho despendiam muita energia latindo ou até mesmo atacando o rebanho de ovelhas, para conseguir conduzi-las.

Com toda essa dificuldade para o trabalho, o cruzamento entre espécies começou a acontecer e a partir desse momento e apenas em 1906 surgiu um “padrão” parecido com o Border Collie que conhecemos hoje.

Todo o objetivo da época era atingir uma raça que tivessem boas aptidões físicas e também boas aptidões mentais ( como a concentração, o foco e a obediência ).

Priorizando essas qualidades, em nenhum momento os cruzamentos tiveram com o objetivo atingir uma estética física que fosse importante.

Por essa razão, hoje vemos alguns animais com pelugem de várias cores ou até mesmo vemos alguns animais com cores ligeiramente diferenciadas das cores convencionais. Porém, o resultado “final” que foi atingido é de um cachorro extremamente simpático, bonito e amável.

Após esses resultados, e pelo crescimento exponencial da raça pelo Reino Unido, agora os cães que eram considerados apenas para trabalho, passaram a ser reconhecidos pelas suas amáveis qualidades e deixaram de se chamar apenas sheepdogs, e se tornaram os famosos Border Collies que conhecemos.

Uma curiosidade é que o nome Border Collie é uma homenagem às fronteiras da Inglaterra e da Escócia ( a palavra Border em inglês significa Fronteira, e a palavra Collie significa “útil” na linguagem celta – essa dominação também era dada aos cachorros de pelo longo que também eram pastores de ovelhas ).

E se tratando em pastorear as ovelhas, o Border Collie é o cachorro melhor consegue desempenhar essa função até hoje. Ele não late e nem avança no rebanho em que esta conduzindo. Ele conduz todas as ovelhas pela intimidação, o que certamente é um feito incrível.

Hoje a raça é amplamente famosa e reconhecida por suas habilidades e já fez vários papéis em filmes, séries e até mesmo comerciais de televisão ( além dos famosos concursos caninos ).

Preço da Raça

O preço da raça costuma variar consideravelmente, e assim como quase todas as outras raças, a sua procedência é fundamental na hora de “precificar” o animal.

Animais que são criados em canis e possuem uma longa linhagem reconhecida são naturalmente animais mais caros, e considerados de alguma forma “premium”.

Porém, existem outras opções além dos canis “especializados”, e essas outras opções tendem a ser consideravelmente mais baratas. Um ponto importante de ressaltar é que, independente do seu cão ser ou não de um canil especializado, isso não quer dizer que ele é “bom” ou “ruim”.

Essas definições são puramente de acordo com a sua linhagem que pode ser comprovada com Pedigree ou não.

Se tratando diretamente de um valor especifico, a raça Border Collie pode variar de 700 reais até 3.000 reais ( em alguns casos esse valor pode aumentar ).

Filhote de Border Collie

O filhote de Border Collie pode ser facilmente reconhecido. Normalmente ele possui um pelo ligeiramente longo ( como se fosse um pelo “arrepiado” ) e também apresenta um focinho curto com orelhas caídas, que ao longo do seu crescimento ficará em pé.

Já filhote, esses cães apresentam uma incrível inteligência e também muita energia. Por possuírem essas duas capacidades são facilmente escolhidos por pessoas que desejam ter um cachorro, ou até mesmo são escolhidos por pessoas que simplesmente ficam apaixonadas por eles.

Normalmente, as cores tradicionais dos filhotes são uma mistura de branco e preto. Porém existem várias outras cores e várias variações de pelo que também podem fazer parte e que vão ser citadas a seguir.

Cores

Como dito anteriormente a cor “padrão” e mais reconhecida da raça são as cores branco e preto.

Pela sua história não ter priorizado nenhuma característica estética propriamente dita, os cães da raça Border Collie costumam ter o seu pelo em duas ou mais cores, sem um padrão específico.

Seu pelo é ligeiramente longo e é quase sempre com duas ou mais cores.

Marrom

O marrom é uma cor muito predominante não só nos Border Collies como também nos Collies normais.

Porém, os Collies costumam ter pelos bem mais longos e o focinho bem alongado também ( caso você tenha dúvidas, procure pela famosa série de televisão chamada “Lasie”, que apresentava um cachorro Collie como protagonista ).

As tonalidades de marrom costumam mudar bastante e vão desde um marrom bem clarinho a um marrom mais escuro, semelhante a “cor de madeira”.

Outros cães, de maneira mais rara, apresentam uma cor marrom ligeiramente avermelhada, caso que normalmente acontecem com os Border Collie “Merle”.

Branco

O branco costuma ser a cor que está predominante na maioria dos animais da raça. Normalmente os animais vem com outras cores misturadas, como preto, marrom, cinza e várias outras cores.

É extremamente raro um Border Collie com pelo completamente branco, e caso você encontre um animal com essa pelugem pode ser que ele não se trate de um autentico Border Collie.

Caso ele seja autentico, esse animal pode custar um alto valor pela sua diferenciação do pelo.

Uma pequena variação de branco que a raça possui, é que em alguns casos o branco se torna ligeiramente mais cinza, e essa cor passa a ser chamada de “gelo” em alguns casos.

Essa característica é facilmente reconhecida em alguns cachorros Merle, que costumam ter cores diferenciadas.

Preto

O preto também é outra cor predominante na raça. Quase todos os Border Collie costumam ter alguma área com a pigmentação de preto na sua pelugem.

A cor preta normalmente costuma acompanhar a cor marrom ou a cor branca.

Assim como o branco, os cães com a cor completamente preta do Border Collie costumam ser extremamente raro, e caso um animal com essas características seja encontrado pode ser com que o valor dele se torne mais alto devido à sua raridade.

Tricolor

Os animais que possuem a característica “tricolor” normalmente apresentam em seu pelo a mistura da cor branca, marrom e preta.

Existem várias variações do marrom e algumas variações da pelugem branca que podem ser encontrada nos animais com essas características.

Merle

A característica Merle na verdade não se trata de uma raça específica ou de uma cor especifica como algumas pessoas costumam falar.

A característica “Merle” se trata na verdade um gene que costuma causar uma diferenciação na cor e na característica do pelo, na cor dos olhos e também na pigmentação da pele dos animais.

Esses cães costumam ser mais raros e chamam bastante atenção por onde passam.

Sendo assim, existem alguns Border Collie que possuem uma pelugem bem diferente da comum e também apresentam olhos claros ( como a cor azul e a cor castanho claro por exemplo ).

Outra característica que o gene Merle costuma causar, é que a almofada das patas e o próprio nariz costumam ter uma cor mais rosada, o que pode em longo prazo ser necessário que o dono tome alguns cuidados com esse animal.

Apesar de ser uma característica visual muito atraente para os donos, os cães que possuem essas diferenciações normalmente são mais propensos a terem problemas auditivos e visuais.

O gene que causa toda essa diferenciação está diretamente relacionado com casos de surdez congênita ( a surdez que pode acometer o animal ou durante o seu nascimento, ou durante o envelhecimento do animal ).

Esse mesmo gene, também costuma afetar a visão de vários animais causando várias condições médicas. As condições visuais mais comuns encontradas com os animais Merle são: a microftalmia ( globo ocular menor que o normal, pode acometer um ou os dois olhos ) e o aumento de pressão ocular.

Por essas razões e circunstancias, não é recomendado que um cão Merle cruze com outro cão Merle, o que pode acentuar as chances de outras complicações serem apresentadas no nascimento do novo animal.

Normalmente é recomendado que um animal com essa característica, cruze com outro animal considerado “normal”.

Red Merle

Os cães Red Merle, apesar do nome, costumam ter uma pelugem marrom. Como esse marrom costuma ser com uma coloração ligeiramente diferente, comumente vemos esses animais sendo chamados de “Red Merle”.

O marrom desses animais, costuma ter uma coloração um pouco mais avermelhada que o comum, o que rapidamente demonstra a diferenciação do marrom mais comum que os outros animais apresentam como pigmentação na sua pelugem.

Outra variação interessante na pelugem desse animal, é que em alguns casos existem uma pigmentação cor creme ao longo do seu pelo, além das cores branca e marrom.

Em alguns casos, ele também pode apresentar na sua pelugem várias pintinhas que são semelhantes a de um cachorro dálmata.

Comumente, as cores dos olhos do Red Merle é um castanho claro.

Blue Merle

Os cães Blue Merle, costumam se destacar bastante. Os cães com essa característica costumam ter olho claro e um pelo bem diferente do usual.

Sua pelugem consiste normalmente na cor branca, preta e cinza que passa a impressão de ser ligeiramente azulado.

Esses animais costumam ser mais raros e o valor de compra desse cachorro costuma ser bem mais acentuado que o comum.

Em alguns casos sua pelugem pode ter três cores, com o acréscimo do pigmento marrom na sua pelugem, porém essa variação é mais rara.

As cores dos olhos do Blue Merle costuma ser azul, porém existem as variações com a cor marrom claro ou marrom escuro.

Lembrando, que seja qual for à cor do seu animal Merle, ele necessitará de cuidados especiais e muito provavelmente ele pode desenvolver alguma doença durante a sua vida.

Portanto é importante que você esteja preparado e também é importante que você faça visitas ao seu veterinário de maneira regular, para evitar que esses problemas se agravem e prejudiquem a vida do seu cão.

Onde Comprar?

Em relação a onde comprar o seu Border Collie, é preciso que primeiramente sejam falados a respeito de alguns problemas iniciais que você pode ter.

Uma das opções muito comum hoje, é procurar pelos cães na internet. Caso você escolha essa opção, certifique-se que o vendedor seja do mesmo estado e que também seja de alguma região próxima da sua residência.

Além de uma localidade próxima, verifique se o vendedor costuma vender animais com frequência ou não. Outro ponto importante para se atentar é também perguntar se o animal já vem vacinado, e vermifugado.

Ambas as ações são importantes para a saúde do seu cão e é necessário que você peça uma espécie de comprovante para poder ficar despreocupado quanto à saúde do seu animal.

Todas essas dicas anteriores dizem a respeito de como comprar o seu animal. Na verdade, são inúmeros casos em que vendedores são descuidados com a saúde dos animais, o que costuma colocar a saúde do animal em extremo risco ( principalmente se ele tiver meses de vida, que é o caso da maioria dos filhotes ) e também costuma causar muita dor de cabeça para os compradores do animal.

Outra opção diferente para que você consiga comprar um Border Collie com uma boa procedência é pesquisar por canis especializados na raça. Esses canis costumam ter uma longa linhagem desses animais e quase sempre cuidam extremamente bem dos seus animais.

Porém, vale ressaltar que todo esse cuidado normalmente costuma vir com um preço mais alto, mas o que na maioria das vezes é bem justificado.

Caso você decida realmente comprar Border Collies para ser um novo membro da sua família, saiba que você está comprando um cachorro extremamente amável, dócil e que costuma ser extremamente fiel e leal ao seu dono.

Mas um pequeno aviso: lembre-se de que ele é um cachorro com altíssimos níveis de energia, e que necessita de exercício com uma alta frequência.

Caso você não possa proporcionar esse estilo de vida para ele, ou caso esse estilo de vida não seja semelhante ao seu, talvez seja importante que você escolha outra raça para fazer parte da sua família.

Alguns Cuidados Que Você Deve Ter

Normalmente os Border Collies são cachorros saudáveis e não apresentam qualquer necessidade de atenção muito específica.

O cão possui uma forte saúde, porém, como a grande maioria dos cães de grande porte ele necessita de pequenos cuidados básicos.

Principalmente no que diz respeito a sua estrutura óssea do quadril e na possibilidade do desenvolvimento de uma displasia coxofemoral ( problema esse que além de genético, é considerado relativamente comum em raças de grande porte ).

Portanto, alguns exames podem ser necessários para descartar o principio dessa doença. Tirando esse “pequeno” problema de saúde que pode acometer o Border Collie, ele não apresenta nenhuma outra questão de risco, a não ser que o seu cão desenvolva alguma questão particular.

Em todo o caso, o Border Collie é um cão excelente e é uma das melhores companhias que você pode ter ao seu lado. Ele é um cão alerta, persistente, amigável e extremamente inteligente.

O cão mais inteligente do mundo com certeza não tem esse nome atoa e com o passar do tempo você vai ficar impressionado como ele pode ajudar a enriquecer a sua vida, causando muitas alegrias e situações cômicas com suas brincadeiras.

Os Border Collies hoje se tratam praticamente um cão modelo para todas as pessoas que procuram as características que ele pode oferecer. Sendo um cão único e completamente diferenciado, ele apresenta algumas capacidades que rapidamente você também não iria imaginar que um cão poderia fazer.

Em diversos vídeos no youtube você consegue ver a capacidade e a “estrela” desse cão brilhando em várias competições ou mesmo em casa, apenas brincando com o seu dono.

De todas as pessoas que tiveram cães, as pessoas que tiveram uns Border Collies realmente sempre dizem que é um cão marcante e que é quase sempre insubstituível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.452 votes, average: 3,16 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário