Jogos

Baixar Google Play Store → Tudo Que Você Precisa Saber

Muitas perguntas se perguntam se é de fato possível baixar a Google Play Store para o seu celular Android ou para o computador. E a resposta “curta” para essa pergunta é: sim! É possível baixar a Google Play Store, porém, você precisa ter alguns conhecimentos prévios antes de decidir baixar esse aplicativo.

Naturalmente, todos os celulares com Android já vem com alguma versão disponível da Play Store, e por essa razão baixar esse aplicativo parece um pouco redundante.

Porém, algumas pessoas fazem algumas configurações avançadas ou acabam por ter algum problema no sistema, e dessa forma a realidade de baixar o aplicativo entra em ação.

Como o aplicativo já vem no celular e normalmente é por ele que baixamos os aplicativos que desejamos ter no nosso smartphone, o “problema” começa a acontecer desde o inicio e muitas perguntas são levantas.

São algumas das perguntas mais comuns:

  • Como faço para baixar o aplicativo?
  • Como faço para instalar a Google Play Store de volta?
  • É possível baixar esse aplicativo sem ter ele instalado no celular?

Caso você tenha algumas dessas perguntas e queira saber como baixar Play Store, continue lendo que em breve todas as suas perguntas serão respondidas.

como baixar playstore logotipo
Como baixar Google Play Store logotipo

Porém um pequeno aviso: esse procedimento pode não ser para você caso você não saiba lidar com algumas pequenas condições técnicas.

Como Baixar a Play Store?

O Google Play Store quando não está localizada no seu smartphone, deve ser baixada pelo computador.

Normalmente esse download deve ser feito no formato que é chamado de APK. Esse formato é um formato especifico para a instalação em telefones ou aparelhos que apresentam o sistema operacional Android (afinal, a sigla APK significa Android Package).

Todo o processo de download é feito pelo computador e em seguida você deve passar esse conteúdo para alguma pasta do seu celular.

É importante ressaltar que pode ser que você procure um site de confiança e que realmente possua algum tipo de “autoridade” na internet. Muitas das vezes esses downloads que são feitos pelo computador podem apresentar vírus ou outro conteúdo malicioso que pode causar grandes problemas para o seu aparelho ou para as suas informações.

Dessa forma, procure sempre se atentar ao site e a sua busca, não esquecendo nunca de utilizar um antivírus para se certificar que o aplicativo está completamente “limpo” de qualquer anormalidade.

Outra informação importante é que todo esse download é gratuito. O Google raramente cobra pelos seus serviços e grande parte de tudo que a empresa apresenta é de forma gratuita para o publico que não deseja fazer uso das suas plataformas de marketing.

O Google Play Store Serve Para Tablet?

Sim! Qualquer aparelho que apresente o sistema operacional Android pode ter o Google Play baixado em outro formato. Aliás, a criação do próprio formato APK foi destinado justamente para poder fazer a instalação de qualquer aplicativo sem a necessidade do Google Play.

O único problema é que sem o Google Play Store, a atualização se torna manual pelo sistema Android e não é feita de maneira automática como a maioria das pessoas gostaria que a sua instalação fosse.

Pessoas que não sabem utilizar algumas funções do Android podem se complicar um pouco na hora dessa instalação e podem acabar errando ou não conseguindo fazer o procedimento por completo, portanto caso você seja uma dessas pessoas se atente para tutoriais ou outros materiais detalhados para poder efetuar esse processo passo-a-passo.

Veja Como Fazer a Instalação da Google Play Store Manualmente!

Bom, sendo uma espécie de tutorial “reduzido”, veja abaixo os passos necessários para que você consiga instalar a Google Play Store sem maiores complicações. Toda essa instalação pode ser prejudicial caso você tenha baixado todo o conteúdo de um site desconhecido.

Essa informação é sempre importante frisar para que você não acabe instalando qualquer coisa no seu smartphone.

Agora que já frisamos mais uma vez essa informação, veja o passo-a-passo abaixo:

  1. Baixe a Google Play Store em formato APK ( de um site confiável ) e passe todo o conteúdo .apk para alguma pasta do seu celular. Caso você fique na dúvida, opte pela própria pasta chamada de “Documentos” ou pela pasta chamada “Downloads”.
  2. Na parte de aplicativos do seu celular procure a função Configurações.
  3. Selecione a opção “Segurança”.
  4. Em seguida marque a opção Fontes Desconhecidas – essa opção vai garantir que você possa instalar aplicativos de outras fontes a não do Google Play Store. Lembre-se que todos os aplicativos (ou pelo menos a grande maioria que estão lá) são vistoriados pelo Google em vários quesitos de segurança. Dessa forma, a grande maioria dos aplicativos baixados são considerados seguros pela companhia.

    Ao clicar em marcar essa opção, você também irá perceber uma mensagem informando dos perigos (que já foram citados aqui no texto) a respeito da instalação de aplicativos de outras fontes. Caso você tenha a certeza que o seu aplicativo foi baixado de uma fonte segura, clique em OK e marque essa opção!
  5. Volte para a parte configurações.
  6. Volte para sessão inicial onde você procura seus aplicativos.
  7. Selecione (estando agora na área de aplicativos do seu celular) a aplicação chamada Meus Arquivos.
  8. Selecione a opção Memória Interna
  9. Selecione a pasta em que você colocou o seu arquivo .apk baixado inicialmente
  10. Clique no arquivo .apk e siga as instruções para a instalação. No final desse procedimento você deve ter conseguido instalar a Google Play Store sem nenhum problema.

Caso você tenha tido algum problema durante a instalação refaça todo o procedimento. Caso o problema persista verifique se a versão do aplicativo em apk que você baixou realmente está funcionando e tem todos os arquivos necessários.

Caso essa versão esteja corrompida ou aconteça qualquer erro na instalação o aplicativo não será instalado. Será necessário então, que você baixe o aplicativo mais uma vez do mesmo site que você baixou.

Se por ventura, após o segundo Download o mesmo problema ocorreu, tenha em mente que você talvez vá precisar achar outra fonte segura para poder efetuar o download e então realizar todo o processo novamente.

Lembrando que esse procedimento é o mesmo para qualquer aparelho de sistema Android. Seja qual for à marca, ou seja, ele tablete ou celular com a tela de qualquer tamanho. A questão realmente importante aqui é o seu aparelho ter inicialmente o sistema Android, que é hoje um dos sistemas mais utilizados do mundo para aparelhos portáteis ou móveis.

Como Posso Baixar o Google Play Store Atualizada?

Nesse caso você vai ter duas opções básicas. Uma delas é simplesmente procurar e baixar a última versão do aplicativo em apk. E a outra opção é baixar qualquer versão do aplicativo em APK e ir atualizando ela conforme as atualizações vão aparecendo.

Ambas as opções são validas e funcionam basicamente da mesma forma, fica por sua conta e preferencia essa opção de escolha.

Lembrando que é sempre importante dar a preferencia para sites de maior segurança e que você realmente conheça a procedência dos arquivos. Caso você opte por escolher apenas a ultima versão sem nenhuma discrição pode ser que você venha a ter problemas com o seu aparelho ou com as suas informações.

Ainda sim, o uso do antivírus antes da instalação é extremamente recomendável e essa parte não deve jamais ser deixada de lado. Essa é uma das únicas formas de você tem de realmente garantir e atestar que o site apresenta um conteúdo de boa qualidade e que não vá interferir na sua experiência com o seu celular.

Serviço do Google Play Store

O serviço do Google Play Store se trata basicamente da distribuição digital de vários conteúdos relacionados ao celular.

Antes, bem no seu inicio, não existiam filmes e outras possibilidades para serem utilizados, e as pessoas ficavam basicamente com as várias opções de aplicativos que estavam disponíveis.

Atualmente o Google Play Store é uma gigante distribuidora de todo tipo de conteúdo, e inclusive é uma das melhores difusoras de conteúdo seguro e de qualidade para seu smartphone.

Vários desenvolvedores de aplicativos independentes conseguem produzir um aplicativo do zero e colocar a disposição para venda ou para download gratuito, desde que ele siga as diretrizes e recomendações necessárias que o Google impõe.

Google Play Service baixar
Google play serviços consumo

Além da distribuição de praticamente qualquer tipo de aplicativo e ferramenta útil, esse aplicativo ainda é fundamental para a automatização de instalação de todos os aplicativos que você vier baixar por ele, sejam eles gratuitos ou pagos.

Ainda existe mais uma atuação do aplicativo que é justamente a possibilidade de fazer com que você esteja ciente de todas as funcionalidades que o aplicativo precisa para funcionar no seu celular. Dessa forma, além do Google te alertar sobre as funcionalidades que são exigidas pelo aplicativo, você ainda opta se você deseja ou não aceitar essas condições para poder usar o aplicativo, mantendo assim a sua privacidade segura.

Tem Como Instalar o Google Play Store no Computador?

Sim, essa possibilidade também é possível. Porém, você terá que primeiramente ter que achar um emulador do sistema Android para o seu computador.

Somente com esse emulador você poderá ter a funcionalidade de instalar e utilizar os arquivos em formato APK ( que inicialmente são destinados apenas para o sistema de celulares ).

Existem hoje basicamente alguns excelentes emuladores que podem ser encontrados em rápidas buscas na internet. Um dos sites que apresentam esses emuladores para serem baixados é o Baixaki.

Outras duas versões extremamente recomendáveis são os emuladores Blue Stacks e o emulador Nox App Player. Ambos cumprem os eu papel e vão permitir que você instale o Google Play Store no seu computador.

Por Que Instalar um Emulador e a Play Store no Seu Computador?

Normalmente as pessoas que optam por instalar um emulador do sistema Android no computador e também optam por instalar a play store no seu computador gostam muito do sistema e desejam continuar utilizando seus aplicativos favoritos no computador.

Esse caso é muito comum hoje em dia com pessoas que querem continuar jogando os jogos que eles tem no celular, diretamente no seu computador. Isso permite que a pessoa não fique gastando a bateria do celular e também costuma ajudar a evitar que a bateria fique viciada devido a tantos carregamentos.

Outra vantagem desse tipo de situação é que você não mais precisaria ficar usando uma pequena tela de bolso para todas as funções que você mais gosta. Dessa forma você ganha mais liberdade e flexibilidade para usar todos esses aplicativos sem maiores problemas.

google play computador
google play desktop

Até pouco tempo, as pessoas costumavam emular o WhatsApp no computador, para não perder contato com seus amigos e também para não precisar ficar todo o tempo com o celular aberto. Todas as mensagens podiam ser mandadas diretamente do computador, que é onde hoje em dia as pessoas passam boa parte do tempo no trabalho ou em casa.

Nessa época, existiam problemas quanto a sincronização desse aplicativo e também quanto a performance dele no computador. Porém, com o tempo os aplicativos passaram a ser melhores otimizados e hoje o Whatsapp lançou a sua própria versão para Windows.

Nessa nova versão, você não precisa de ter um emulador instalado no computador e também não precisar passar por todo o antigo problema de sincronização com o seu celular.

Tanto o aplicativo no Android como o de computador foram atualizados e agora se sincronizam de maneira simples e rápida com um QR Code.

Caso você opte por instalar apenas um simulador do sistema Android para essa opção, talvez não valha a pena todo o serviço que você vai ter.

Vale a Pena Instalar Tudo Isso no Computador?

Em alguns casos sim, em outros casos não.

Depende principalmente das suas reais necessidades. Se você for uma pessoa que costuma passar boa parte do tempo utilizando jogos no celular (como a grande maioria que opta por essa opção) talvez seja uma excelente opção para você garantir maior longevidade para o hardware e bateria do seu celular.

Dessa forma, todo o processamento fica integrando no seu computador, que provavelmente será mais do que capaz para rodar as aplicações que você necessita. Se o seu computador tiver algum problema de hardware, ou não for capaz de rodar, definitivamente essa opção pode não ser para você.

Outra situação em que o trabalho com certeza não vale a pena é se você simplesmente não utiliza com muita frequência jogos, e decida apenas utilizar alguns aplicativos básicos do celular.

Boa parte dos aplicativos necessitam de uma série de funcionalidades que o seu computador provavelmente não possui. E dessa forma, pode ser que os aplicativos sequer funcionem.

Funciona Bem?

Em grande parte sim. Porém, como se trata de uma emulação, o trabalho nunca fica “perfeito”.

Alguns jogos ou aplicativos passam a ter um problema no som, ou de imagem, justamente pelo esforço em que o emulador tem que fazer para simular todo o processamento em um celular.

Pelas linguagens de programação ser bem diferentes em alguns casos, pode ser que você não tenha um resultado esperado com alguns aplicativos específicos.

Outro ponto que é fundamental para conseguir ter uma performance boa dos aplicativos que você deseja rodar é a potencia do seu computador.

Como citado anteriormente, caso você não tenha um computador condizente com as configurações mínimas necessárias para rodas os aplicativos, pode ser com que você nem sequer consiga ter um bom resultado rodando as aplicações.

Nesse caso apenas um upgrade no seu computador consegue resolver esse problema, e dependendo do caso o valor pode ser tão alto que simplesmente essa opção não compensaria (a não ser que tudo faça uma diferença enorme para você).

Você Precisa Realmente de um Emulador?

A resposta para essa pergunta é não. Hoje já existem alguns programas de computador que permitem que você faça o espelhamento da sua tela. Isso significa dizer que a aplicação vai estar rodando no seu celular e você poderá ver tudo que está acontecendo na tela do seu computador.

Como você deve imaginar, essa opção não elimina algumas premissas básicas da emulação do sistema, principalmente por que o seu celular ainda vai estar rodando os aplicativos e gastando bateria enquanto tudo está sendo passado na tela do seu computador.

Inclusive, pode ser que a bateria seja consumida de maneira mais rápida justamente por existir mais um aplicativo aberto para poder realizar todo esse trabalho.

Essa opção só funciona bem caso você necessite mostrar alguma coisa para alguém em uma tela maior ou caso você apenas precise usar algum aplicativo do seu celular para trabalhar em uma tela maior (o que raramente acontece nos dias de hoje).

Os Emuladores “Pesam” no Computador?

Em tese sim. Várias pessoas costumam relatar que durante algum tempo de uso os computadores passam a ficar lento com o uso ininterrupto com o emulador (isso acontece bastante com o Blue Stacks).

Uma das razões para isso, é por que durante os meses a pessoa continua a instalar vários aplicativos extras e que conforme vão sendo adicionadas, acabam por necessitar de mais poder de processamento e mais memória para poder desempenhar suas funções básicas.

Como os aplicativos baixados não são otimizados para essa finalidade, e o seu PC está rodando ao mesmo tempo dois sistemas operacionais ao mesmo tempo (a emulação do Android e o próprio Windows) todo esse “estresse” de processamento pode começar a demonstrar no computador em forma de lentidão.

Playstore android
playstore baixar

Após a desinstalação do blue stacks, normalmente o computador tende a voltar ao normal sem maiores problemas.

É importante lembrar, que em alguns casos o computador já sente o “peso” de algum emulador sem sequer terem muitos aplicativos instalados. Em situações com essa característica é provavelmente o hardware do seu computador que não é capaz de manter todo o processamento necessário para rodar todas essas aplicações ao mesmo tempo.

Conclusão Final

No final toda a escolha sobre a instalação ou não da Google Play Store no seu computador depende das suas necessidades pessoais.

Se você não encontrar necessidade ou não utiliza o seu celular até os limites de bateria e ou performance, talvez você não tenha muitas razões para ter o emulador no seu computador.

De qualquer forma, a instalação do Google Play Store no seu celular se faz extremamente necessária principalmente para que você tenha acesso a todos os aplicativos e conteúdos que o Google pode te proporcionar.

Em caso de alguma dificuldade para seguir o passo a passo da instalação que você viu nesse artigo, lembre-se sempre de repetir o processo várias vezes até que você consiga. Ou faça o mais devagar possível para que você não tenha nenhum problema.

google play de musica
Google play de jogos
google play de banca
google play filmes

Pessoas com menos conhecimento em tecnologia ou informática podem realmente ter uma pequena dificuldade para realizar todas as tarefas sem dúvidas, porém, esse procedimento não é complicado e nem difícil. Tudo depende da sua vontade para você conseguir resolver esse pequeno problema.

O Google Play Store é uma tremenda aplicação e hoje se tornou uma das maiores fontes de renda do Google e de várias empresas que investem consideravelmente no mercado de aplicativos mobile que só cresce.

Nos últimos anos, todo o mercado cresceu cerca de 300% e hoje até mesmo grandes empresas utilizam a distribuição digital do Google para expandir o seu alcance e para facilitar a vida dos usuários dos seus serviços.

Um dos exemplos mais recentes é a própria criação de um aplicativo oficial para as Olimpíadas no rio 2016, onde o aplicativo mostra uma espécie de cronograma com os atletas e com os esportes que serão disputados no dia.

Seja qual for a sua necessidade, o mais importante é que você consiga de fato resolver esse pequeno problema que aconteceu com o seu aparelho Android e de fato consiga voltar a ter disponibilidade a todas as ferramentas que realmente fazem a diferença na sua produtividade e no seu lazer.

Muitas pessoas hoje em dia dependem de vários aplicativos e do seu smartphone até mesmo para trabalhar. Esse é o caso de alguns vendedores que utilizam o WhatsApp e de alguns motoristas que necessitam da plataforma Uber para encontrar passageiros.

Fora essas aplicações ainda existem inúmeras outras que hoje fazem a nossa vida mais fácil e com certeza viver sem essas ferramentas que o Google Play Store disponibiliza para a nossa utilização, pode ser uma ligeira dor de cabeça.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.019 votes, average: 5,00 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário