Consulta

Agendamento Seguro Desemprego → Saiba Aqui Como Garantir o Seu Benefício!

Situações que não podemos prever acontecem e todos nós estamos sujeitos a elas e uma delas e a perda de emprego, para que tenhamos uma qualidade de vida e possamos nos manter até encontrar um novo trabalho é necessário dar entrada no seguro desemprego.

Para manter a ordem e reduzir tumultos é preciso fazer o agendamento seguro desemprego 2016, em outro tempo era por ordem de chegada, fazendo com que o cidadão ficasse em filas por horas desnecessariamente

O agendamento do seguro desemprego facilitou a vida das pessoas que necessitam do serviço, você marca o dia e o horário e comparece.

Mudanças

Agendar facilitou a vida do cidadão brasileiro, alguns devem se recordar como era o processo antes do agendamento.

Você acordava cedo e comparecia no posto do trabalhador, com toda a documentação que era relacionada, há quem tinha sorte de todos os documentos estarem completos e corretos.

Mas como todos não compartilham da mesma sorte, havia necessidade de ressalvas ou mesmo emitir um documento ou qualquer outro empecilho e pronto, volta para o final da fila, que muitas vezes gastava o dia todo ou dias.

Agora não é mais necessário passar por isso, você faz o agendamento do seguro desemprego pela internet no Sistema de Agendamento Agendado – SAA

Fazer Agendamento do Seguro Desemprego

Quer saber como fazer o agendamento do seguro desemprego 2016, antes de iniciar o agendamento do seguro desemprego você precisa saber onde dará entrada no seguro, então veja o passo a passo em cada um deles:

Pelo Ministério do Trabalho

  • Acesse o site: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;
  • Selecione estado;
  • Selecione cidade;
  • Escolha “Entrada no seguro desemprego”;
  • Após isso irá abrir uma nova janela, com os postos de atendimento na sua cidade;
  • Escolha dia e horário e pronto.

Pelo Poupatempo

O Poupatempo é um serviço disponível apenas no estado de São Paulo, há serviços similares em outros estados baseado no modelo.

Para iniciar o agendamento no Poupatempo é necessário acessar o Agenda SP:

  • Ao acessar a página, do lado direito haverá uma caixa escrito 1º acesso, clique e irá aparecer uma nova janela;
  • Após isso informe o seu e-mail e confirme;
  • Em seguida receberá um link para cadastrar uma senha e fazer um breve cadastro;
  • Feito isso terá acesso ao Agenda SP.

Possuindo o cadastro no aplicativo, você também pode realizar o agendamento:

  • Do lado direito insira o e-mail que usou para criar o cadastro;
  • Informe a senha cadastrada;
  • Após isso abrira uma janela com datas e horários disponível para o agendamento do seguro desemprego;
  • Escolha a data e confirme, quando clicar em confirmar o será enviado ao seu e-mail uma confirmação, com informações do agendamento, como data, hora e local.

Agendamento por Telefone

Quando você tentar agendar uma localidade que não existe pelo MTE será solicitado que entre em contato pelo 158

Agora se você está no estado de São Paulo e pretende agendar 0800 772 3633, a ligação é gratuita.

Estados Que Fazem o Agendamento do Seguro Online

O agendamento do seguro desemprego pode ser feito no posto do trabalhador ou no CEPAT da cidade, veja como fazer para agendar o seguro desemprego nas seguintes regiões:

RJ

O agendamento é feito pelo site http://saaweb.mte.gov.br/

Marcando o estado onde deseja iniciar o processo do seguro desemprego, após isso selecione a unidade disponível, dia e horário de preferência.

Demais ocorrências podem o cidadão poderá ligar pera 158

PR

Após isso irá aparece uma janela com informações sobre o serviço, leia para evitar surpresas no atendimento e quais documentos necessita levar, ao aceitar aparecerá os termos de responsabilidade e por fim os locais de atendimento e quantas vagas disponíveis e em seguida os horários.

Curitiba: Na capital há diversos postos de atendimento, confira na página do trabalhador há 11 unidades disponíveis apenas em Curitiba, escolha amais próxima da sua casa

SP

Em São Paulo há trêss formas de dar entrada no segundo desemprego, a primeira delas é pelo Poupatempo ou pelo ministério do trabalho ou CEPAT.

A documentação é a mesma, basta apenas agendar o dia e horário no http://www.agendasp.sp.gov.br/, no Ministério do Trabalho também é possível, mas não está disponível para todas as cidades do estado de São Paulo.

O usuário pode agendar pelo 0800 772 3633

MG

O agendamento também ocorre pelo site do MTE: http://saaweb.mte.gov.br/ , selecionando as informações necessárias para o seu agendamento, é possível também ligar para o 158 e obter orientações do que precisar.

BH: na cidade de Belo Horizonte, há vários postos disponíveis, escolha o ponto mais próximo.

Quais São as Novas Regras?

Houve diversas mudanças no seguro desemprego, na primeira alteração apenas poderiam dar entrada no seguro desemprego profissionais que tiveram 18 meses trabalhados completos, no mas essa regra valeu por pouco tempo.

Em seguida entrou em vigor a nova regra, onde as pessoas têm diversas opiniões, positivas e negativas a respeito do assunto.

Ainda há interligação com o sistema do SINE onde há diversas vagas que são oferecidas no momento do registro no seguro desemprego.

Quem Recebe Seguro Desemprego?

O seguro desemprego somente é pago a profissionais que encerraram as atividades na empresa, desde que não tenha sido dispensado por justa causa.

O profissional apto poderão receber até 5 parcelas de seguro desemprego.

Entenda o Parcelamento

É difícil prever quanto o nosso período na empresa, uma vez que o desempregado, poderá dar entrada no seguro desemprego atendendo algumas regras, veja:

  • 1ª habilitação do seguro: O profissional deve ter contribuído 12 salários seguidos;
  • 2º Habilitação do seguro: se você já trabalhou alguma vez e recebeu o seguro desemprego, nesse caso o período para registrar o pedido é de 9 meses, registrado;
  • 3º habilitação de seguro: após a terceira que houver ocorrência similar as demais citadas é necessário aguardar 6 meses.

Quantidade de Parcelas

Uma coisa que é do interesse de todo mundo é saber quantas parcelas receberei de seguro desemprego, confira:

  • Para dar entrada no seguro desemprego nessa modalidade é necessário, recebendo até comprovadamente o registro de 18 a 23 meses dentro dos últimos 36 anos;
  • Segundo pedido: as pessoas que trabalharam mais de 24 meses, registrados recebem até 5 parcelas;
  • Terceiro pedido: o candidato deverá ter diversas oscilações para receber um numero significativo:
  • 3 parcelas, o cidadão deve ter trabalhado de 6 a 11 meses;
  • 4 parcelas, trabalhado muito, 12 a 23 horas;
  • 5 parcelas, esse candidato receberá a quantidade citada profissionais que não registraram pedido nos últimos 24 meses.

Documentos Necessários

Se você deseja registrar o pedido de seguro desemprego em diversas unidades, com horário marcado é necessário apresentar uma série de documentos para que o pedido seja analisado:

  • Documento de Identificação;
  • CPTS (Carteira de Trabalho);
  • Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento do Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa, impresso pelo Empregador Web, no Portal Mais Emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, com o código 01, 03 ou 88, que deve estar homologado (para os contratos superiores a um ano de trabalho) ou Termo de Quitação de;
  • Rescisão do Contrato de Trabalho, para empregados demitidos com menos de um ano de serviço;
  • Documentos de levantamentos dos depósitos no FGTS ou extrato que comprovem os depósitos, que também é fornecido pela empresa;
  • CPF.

Valor do Seguro Desemprego

Uma coisa que não quer calar, é quanto é o valor do seguro desemprego, talvez muitos cidadãos fazem essa pergunta.

A verdade é que não há um valor definido, uma vez que tudo é sistematicamente resolvido, claro que a pessoa receberá mais quando um salário é maior, mas não poderá passar do teto do salário, atualmente está no valor de R$ 880,00

Lembrando que para registrar o pedido do seguro desemprego o funcionário deverá ter saído da empresa sem justa causa ou má conduta;

O seguro desemprego como o mesmo nome diz, assegura ao cidadão ase manter até conseguir um novo emprego, para manter a qualidade de vida e ter condições, psicológicas e emocionais.

Dúvidas

Uma pessoa pode deixar de receber o seguro desemprego?

Sim, existem diversas formas disso acontecer, veja algumas:

  • Falsidade ideológica, quando uma pessoa diz que tem as qualificações necessárias e não tem, como diplomas.
  • Fraude, no interesse de receber o seguro desemprego.
  • Óbito do beneficiado com o seguro.
  • Claro que há outros, mas esses são os principais.

Recebo o seguro desemprego, mas o pagamento foi interrompido, o que ouve?

Parece um pesadelo, mas não é, muitas pessoas começam a receber o seguro desemprego e por algum motivo ele é bloqueado ou cancelado, conheça um dos motivos que fazem você perder o segundo:

  • Iniciar um novo trabalho
  • Excesso de benefícios, como previdência social, auxilio acidente ou pensão de porte.

O seguro desemprego é muito importante, pois através dele que nos mantemos até encontrar uma nova oportunidade.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais e deixe seus amigos expertos e atentos na hora de registrar o pedido de seguro desemprego.

Seguro Desemprego com Agendamento

Quem precisa do seguro desemprego no Brasil, deve saber que as regras ficaram muito mais rígidas mesmo, desde do ano de 2014, quando a Presidenta Dilma aprovou uma medida provisória alterando os parâmetros necessários para usufruir desse benefício.

Vendo por um lado trabalhista, as provisórias atrapalharam muito a vida dos trabalhadores. Entretanto, quando se olha por um ponto de vista mais detalhistas, como a de um economista ou de profissionais que lidam diariamente com abusos e infração das leis, tal medida se torna muito boa.

Além de cortar ao máximo as taxas de fraudes no sistema que antes eram absurdamente altas, a medida irá fazer, também, com que a economia brasileira não seja usada em vão. Afinal, todas as taxas e impostos que pagamos merecem algum destino útil (e com útil, quero dizer longe dos bolsos de salafrários).

Com isso, é necessário mais atenção e seguir todos os passos burocráticos para conseguir essa bolsa do Governo.

E, como dito, esse endurecimento da lei se deve as muitas fraudes que vinham ocorrendo no processo para a obtenção do Seguro Desemprego e das muitas falhas que o processo apresentava, como uma pessoa estar trabalhando e ainda receber o Seguro Desemprego.

dsc76382

Por isso, nesse texto, vamos explicar de que forma se faz o Agendamento Seguro Desemprego, que é o primeiro passo para obter esse benefício, uns dos mais importantes que o Governo pode oferecer.

Já que, o seguro desemprego oferece uma assistência em um momento de desesperado na vida do trabalhador, quando ele está sem emprego e sem renda e não teria como manter a qualidade de vida da sua família e o auxílio dado pelo Governo, acaba sendo uma salvação na vida dessas pessoas, enquanto procuram um outro emprego.

Como realizar o agendamento Seguro Desemprego

dsc089e4Para conseguir obter o seguro desemprego, é necessário comprovar diversos aspectos, como a renda familiar, a demissão sem justa causa, o tempo de trabalho e o salário ganho.

Por isso, um atendimento para uma família com cinco pessoas sobre a possibilidade de se obter o Seguro Desemprego pode demorar bastante.

Para evitar com que as pessoas fiquem esperando muito tempo, existe a possibilidade de realizar o agendamento Seguro Desemprego, assim, vai-se no Poupatempo ou no local marcado para fazer a entrevista apenas no horário agendado, evitando-se assim, um desperdício de tempo e de dinheiro.

O agendamento Seguro Desemprego pode ser realizado online, assim, evita-se o deslocamento até uma agência da Caixa Econômica Federal apenas para realizar esse agendamento, o qual, é bem simples de ser feito.

O agendamento online oferece muito mais comodidade ao trabalhador, já que ele pode fazer esse agendamento no horário que ele quiser, sem precisar sair de casa e contando com todo o suporte da tecnologia.

Por isso, caso ele não possa ir em uma determinada data, basta cancelar esse agendamento e realizar outro, sem nenhum grande problema ou demora para esse processo.

dsc273702

Depois de feita essa primeira etapa, basta confirmar os dados novamente, informando quantas pessoas que vão ser atendidas, lembrando que a família inteira deve estar presente e marcar, dentro da disponibilidade de datas, aquela que melhor se encaixe no seu perfil.

Assim, você já sai com o protocolo da sua entrevista em mãos e pode chegar no local escolhido para realizar a entrevista, com a certeza que não vai ter que esperar muito e sabendo que será atendido, já que, está agendando a sua visita.

Além do Ministério do Trabalho, esse Agendamento Seguro Desemprego pode ser feito nos vários Poupa-Tempo espalhados pelos Brasil. O processo para marcar o seu agendamento é o mesmo, basta entrar no site do Poupa-Tempo, escolher o seu Estado, a sua cidade e qual o local de atendimento que deseja marcar sua entrevista

É bem mais rápido essas duas opções, do que ir para uma agência da Caixa Econômica Federal tentar resolver a sua situação, sem hora marcada e com as agências todas lotadas, por isso, o Agendamento Seguro Desemprego é tão importante.

Prazo de solicitação

dsc263840É importante frisar, que para pedir o seguro desemprego existe um prazo máximo para dar entrada no processo, por isso, é recomendável que assim que você for demitido, já agende logo a sua entrevista e junte os documentos necessários.

Desta maneira, você não corre o risco de ter negado o seu seguro desemprego por ter estourado o tempo limite para realizar a sua solicitação.

E aí, ficou ainda alguma dúvida sobre como realizar o seu Agendamento Seguro Desemprego? Deixe a sua questão abaixo que responderemos para vocês, com o maior prazer.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.645 votes, average: 4,65 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário