Jogos

Agar.io → Um Novo Fenômeno Entre os Gamers

O jogo agar.io foi lançado em 2015 e rapidamente se tornou a sensação da internet. Boa parte desse “efeito” se deu pela sua simples mecânica que consistia em se tornar uma célula cada vez maior para poder engolir as outra células que ainda estavam em um estágio menor de desenvolvimento.

Cada célula na verdade se tratava de um jogador, e por essa razão o jogo passou a chamar a atenção e também a despertar muito interesse pelas pessoas que o jogaram pela primeira vez.

O jogo Agar.io foi criado por um brasileiro de 19 anos em 2015. Matheus Valadares, que é como o brasileiro se chama, garante que fez o jogo em alguns dias.

Toda a jogabilidade do jogo se dá pelo mouse e os comandos são extremamente simples, o que faz com que qualquer pessoa consiga efetivamente se divertir e fazer parte da nova “comunidade” que se surgiu atrás desse pequeno joguinho de computador, que posteriormente foi disponibilizado para várias outras plataformas como iOS (o sistema operacional dos iPhone) e Android (famoso sistema concorrente do iOS feito pela Google).

Ao entrar no jogo, você percebe um fato curioso. Muitas pessoas colocam apelidos (ou nome de jogador) extremamente engraçados, e por muitas vezes esses nomes são de pessoas famosas ou se tratam de algum meme da atualidade.

Por vezes, é extremamente agradável entrar no jogo e se deparar com personagens como “Jair Bolsonaro” e outros famosos nomes da politica e da cultura pop no geral.

O jogo serve para todas as idades e não existe nenhuma contra indicação aparente. Tudo que você precisa fazer é entrar no site.

Não existe a necessidade de logar com alguma conta e nem a necessidade de fazer algum outro processo complicado e/ou que vá impedir que você possa ter uma pequena partida para descontrair.

Agar.io Brasil

O jogo atualmente conta com um servidor brasileiro, o que é excelente para nós que desejamos jogar com uma latência um pouco menor.

No entanto, a realidade é que o jogo ainda aparenta ter alguns segundos de diferença entre as ações que são feitas. Boa parte dessa razão é por que talvez o servidor não seja dedicado para o Brasil, e sim se trate de um redirecionamento feito para outro servidor que deve estar localizado no exterior (essa suspeita se dá pelo domínio do site).

No entanto, como o jogo apresenta uma jogabilidade extremamente simples e comandos extremamente fáceis, essa pequena latência não faz a menor diferença e não atrapalha na experiência do usuário.

Porém, caso você seja mais competitivo ou seja um “gamer hardcore”, pode ser que essa pequena situação seja estressante para você que possa estar acostumado com jogos de comandos precisos e de latência imperceptível.

Ao entrar no servidor brasileiro, logo você se deparará com várias pessoas que são extremamente engraçadas e criativas com o seu nick ou apelido. Às vezes fica realmente engraçado se deparar com uma célula “gigante” com um nome diferente.

Além de tirar uma leve risada, o jogo ainda passa aquela pequena sensação de desespero quando isso acontece.

Skins

De maneira “nativa”, as células do jogo apresentam várias cores solidas sem nenhuma diferenciação muito grande.

Ao que parece, ao passar do tempo o criador do jogo (Matheus Valadares), foi adicionando novas características ao jogo.

Hoje, o jogo se encontra com mais de 200 skins, que na verdade se tratam de “peles” diferentes para as células dos jogadores. Essas “skins/peles” se tratam de uma customização do personagem jogável.

Existem várias skins que são completamente hilárias, e que chamam a atenção conforme estamos jogando.

São famosas a foto do Bolsonaro como skin, e também são famosíssimas as fotos de outros personagens famosos da cultura pop. Skins do pokemon, de países e de praticamente qualquer variação imaginável está presente no jogo.

Tudo que você precisa fazer, é assim que entrar no site é escolher o personagem/skin que você deseja e você automaticamente poderá entrar no jogo com essa modificação feita.

Como o jogo tem a sua mecânica muito simples, não existe nenhum mistério e todos os comandos respondem com exatidão de acordo com a sua simplicidade.

Ao clicar no botão “carregar mais”, você verá uma lista quase interminável de skins para você escolher. Realmente a variedade é um ponto forte, e é ela que chama muito a atenção dos jogadores que passam horas participando do jogo.

Alguns jogadores, conseguem atingir níveis de crescimento que são impressionantes e que apresentam skins completamente engraçadas. Quando isso acontece, a diversão é garantida, principalmente quando você é a pessoa que chegou nesse nível.

Agar.io 3D

Atualmente existe uma variação do Agar.rio que é em 3D. Essa variação muda o jogo para uma versão em três dimensões, que para algumas pessoas faz a experiência mais agradável e ainda mais engraçada.

Porém, a proposta de “células” em crescimento aparenta inicialmente estar diferente. Principalmente pelo cenário que o jogo apresenta.

A mecânica de crescimento ainda continua basicamente a mesma, mas agora os personagens lembram um personagem do jogo Pacman (o antigo e famoso jogo onde você passa o tempo tentando matar os fantasmas enquanto ingere pequenas bolinhas coloridas na tela).

Ao que aparenta, o servidor é internacional, e vive sempre cheio. As skins que eram um ponto de destaque do primeiro jogo se encontram de volta e realmente estão tão engraçadas quanto seu jogo antecessor.

Algumas pessoas não gostaram do Agario 3D simplesmente por que dizem que o jogo perdeu a essência, outras por outro lado, acabam se divertindo mais do que o seu antecessor.

Toda essa escolha é baseada em opinião pessoal. E no geral, os dois jogos são bem parecidos e divertidos para poder ser jogado. Caso você não saiba qual jogar, é recomendável que você faça uma rápida partida sem nenhuma preocupação maior, tudo que você precisa fazer é visitar o endereço do jogo e rapidamente todo o jogo estará carregado de maneira relativamente rápida.

Por se tratar de um jogo que é jogável no Browser e que seja em um ambiente completamente 3D, a velocidade de carregamento é um fator que chama a atenção. Porém, esses resultados de carregamento variam de acordo com a sua internet.

Mods – Modificações Para o Seu Jogo!

Como o jogo atingiu um numero cada vez mais crescente de jogadores (fato que ainda aparenta estar acontecendo nesse momento), era questão de tempo para que surgissem novas variações do jogo.

Muitas pessoas passaram a criar “mods” (modificações) para o jogo. Essas modificações são extensas e começam desde skins personalizadas para várias outras funcionalidades diferentes.

Na lista do site (agariomods.com), você pode observar que existem pelo menos 12 funcionalidades novas que forma adicionadas para o jogo agario.

São adicionadas além de skins customizáveis, a possibilidade de ter uma skin fixa para o seu cliente (toda vez que você logar você vai ter uma skin fixa de acordo com a URL e com o seu nick de jogo), existe também a possibilidade de mudar todo o “tema” do jogo, que consiste no background (ou fundo) do jogo, todavia essa opção ainda apresenta poucas variedades.

Efeitos sonoros também foram adicionados, uma música de fundo também pode ser adicionada, e agora você pode ativar um modo de jogo chamado “team mass”, que consiste em uma partida que é apresentada agora como team deathmatch. Onde você tem um time que passa a percorrer as outras células que não fazem parte da sua equipe.

Um contador de FPS foi adicionado (quadros por segundo), que serve para aquelas pessoas que são mais “hardcore” com o seu jogo e se preocupam inicialmente com uma performance mais elevada do seu jogo.

Porém, essa funcionalidade não deve fazer muita diferença, tendo em vista que o jogo é extremamente simples e funciona em basicamente qualquer computador da atualidade e até mesmo mais antigo.

Outras duas funcionalidades adicionadas foram a possibilidade de desativar um “popup” que avisa a respeito de uma latência elevada. No caso, a modificação elimina a aparição que acontece de maneira espontânea na tela do jogador.

E por fim, é apresentada mais uma modificação interessante em que ao clicar em sair ou fechar (aba ou janela) em que o jogo está rodando, é apresentado um formulário perguntando se essa é realmente a ação que você quer tomar.

Esse pequeno formulário já salvou a vida de muita gente, que por muitas vezes acaba fechando o jogo sem querer, fato que causava uma grande frustração nesses jogadores.

Hacks no Agar.io

Como todo jogo online que passa a se tornar extremamente popular, o agario não foi diferente, e acabou recebendo hacks ou bots que fazem com que o jogador receba uma incrível vantagem na sala e na partida em que ele está participando.

Um desses hacks consiste em fazer com que um script feito faça a célula percorrer todo o caminho que ela precisa para crescer de maneira completamente automatizada. Essa pequena variação faz com que você possa deixar o jogo aberto em outra janela ou aba, e apenas espere o sue personagem crescer de tamanho sem nenhum trabalho.

Como você deve imaginar, essa prática acaba com a “graça” do jogo. Muitos jogadores acabam ficando sem a real opção de combater com uma pessoa que permanece com sua maquina ligada utilizando um desses programas.

Apesar de todos os problemas que essas características apresentam, esse pequeno problema não causa tanto problema como era esperado.

Isso acontece graças à característica descontraída do jogo, em que caso você morra tudo que você precisa fazer é apertar mais um botão para renascer. Dessa forma, apesar de ser um pouco frustrante, a dinâmica do jogo já é simplista e consegue equilibrar bem o jogador comum de um jogador que se utiliza de algum programa ou script para ter vantagem.

Porém, se você for um desses jogadores mais “hardcores”, pode ser que você tenha um problema para aceitar essa situação e também tenha problemas para conseguir jogar com uma pessoa que utilize esse procedimento para conseguir uma pontuação maior.

No entanto, como o jogo aparenta um mapa extremamente grande, por muitas vezes você não perceberá nenhuma diferença palpável na sua jogabilidade e você conseguirá jogar sem nenhuma preocupação ou problema maior.

Jogar Online

Como dito anteriormente, você tem várias opções de jogar esse jogo e uma delas é pelo endereço original do jogo.

Por esse endereço você jogará sem nenhum problema, apesar do jogo estar localizado com um servidor fora do país (o que na verdade, é o caso de muitos jogos online). Essa opção garante que você jogará com pessoas de todo o mundo, diferente da opção “brasileira” (em que o servidor aparenta ser também estrangeiro) apresentada.

Na versão “agario online” o endereço do jogo é apenas agar.io e existem já de cara algumas opções diferentes da sua variação “brasileira”.

Existe a possibilidade de você comprar coins, uma moeda virtual que é paga com dinheiro para que o jogador possa comprar skins ou alguns outros itens que possam ajudar o jogador na sua jornada de se tornar uma “célula monstra”.

Além dessa prática de monetização, ainda existe um pequeno campo com advertisement (propaganda) para gerar uma renda extra.

Outra opção que pode ser extremamente importante para as pessoas que decidem jogar esse jogo é a opção de cadastro, ao invés da simples opção de jogar da sua outra forma brasileira.

Com um cadastro você sempre aparecerá com a sua skin e com o seu nome fixo durante o jogo, além da possibilidade de usar todos os “boosts” ou “itens” que são vendidos na loja do jogo.

Baixar Agar.io

Existe a possibilidade de baixar o jogo para mobile. Como dito anteriormente, as possibilidades ficam para os celulares Android e celulares iphone/iOS.

Dessa forma, o jogo também pode ser jogado em mobile com as mesmas funcionalidades e jogabilidade do seu antecessor que foi disponibilizado apenas para Browser. A funcionalidade mobile foi uma parceria entre o dono do jogo e a famosa empresa de jogos Miniclip, que hoje é uma das maiores quando falamos a respeito de jogos mobile.

Uma curiosidade, é que muitos jogos do Miniclip foram também primeiramente sucessos na modalidade “Broswer” (que para quem não sabe, browser significa navegador de internet).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.345 votes, average: 4,35 out of 5)

Sobre a Autora

Camila Bertolli

Olá, eu sou a Camila Bertolli, dona do blog e escritora a algum tempo!
Sempre que possível tento trazer os melhores conteúdos, então, acompanhem para se manterem atualizados. Não esqueçam de deixar seus comentários rs 🙂❤

Deixe um Comentário